Última atualização em 11 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Muitas empresas estão apostando na criação de seus próprios aplicativos como uma forma de aumentar a receita e se aproximar dos clientes. Porém, até pouco tempo, os negócios evitavam esse tipo de plataforma por necessitar de altos investimentos e especialistas.
Mas as coisas mudaram…
Hoje, é muito mais simples e prático criar um aplicativo – inclusive, de forma gratuita – e não é necessário saber sobre códigos de programação.
Duvida? Então confere o nosso artigo que vamos te mostrar o quanto é fácil.
Razões para criar um aplicativo
- O mercado de aplicativos está crescendo e diversas empresas estão apostando nessa tecnologia. Estar fora dessa tendência é estar fora do jogo;
- De acordo com o IBGE, três quartos da população brasileira usa smartphones e cada vez mais usa o mobile para fazer compras. Quanto mais facilidades de compra o seu negócio entregar aos clientes, melhor;
- O Brasil é o segundo país que mais cresce no mercado de aplicativos;
- Há muitas chances de inovação e possibilidade de criar uma aproximação entre a sua marca e o seu cliente com um aplicativo.
Primeiros passos para criar um aplicativo
Antes de começar o aplicativo em si, você precisa se planejar e definir alguns pontos que vão nortear o seu projeto. Eles são:
1 – Defina o seu objetivo
Já existem muitos aplicativos resolvem milhares tipos de problemas.
Antes de você começar a colocar a mão na massa para elaborar o seu, precisa responder às seguintes perguntas:
- Qual solução ele traz para as pessoas? O que vai facilitar na vida delas?
- Qual é o objetivo do aplicativo?
- Quais são os diferenciais que vão fazer com que as pessoas usem?
As respostas dessas questões vão guiar os caminhos da criação do seu aplicativo.
2 – Defina o seu público-alvo
Assim como você tem o público-alvo do seu negócio, precisa também definir quem são as pessoas que provavelmente vão usar o seu aplicativo.
Definir isso vai te ajudar a pensar na melhor forma de criar o layout do seu aplicativo. Você vai entender quais são as dores que esse público tem e achar a melhor solução para elas.
Quanto mais próximo e amigável desse público-alvo o seu app for, mais chances das pessoas usarem.
3 – Analise o mercado
Procure identificar se os seus concorrentes possuem algum tipo de aplicativo e como funcionam. Dê uma olhada nos feedbacks dos usuários, preste atenção em quais são os principais problemas apontados e use isso a seu favor, crie um aplicativo que não tenha os mesmo erros.
Mas não se feche apenas no seu mercado, olhe o aplicativo de outros negócios que podem não ser do mesmo segmento que o seu, mas que têm um público-alvo parecido.
4 – Faça um esboço
Depois de todas as pesquisas dos passos anteriores, comece a fazer um esboço de como seria o seu aplicativo. Deixe ele bem detalhado, com todas as funções que você acha interessante para o seu público.
Ferramentas para criar um aplicativo
Existem diversas plataformas que te ajudam a criar um aplicativo de forma simples e prática. E o melhor: com qualidade, que não deixa a desejar se fosse criado por algum especialista em programação.
Eles podem ser de planos gratuitos ou pagos. Alguns que selecionamos são:
1 – Fábrica de Aplicativos
O diferencial dessa plataforma é ser totalmente em português e ter plano gratuito. Além disso, também conta com o apoio de grandes marcas como Abril, Catraca Livre e Endeavor.
Há também a possibilidade de opções pagas, que são mais avançadas e possuem outras ferramentas. A mensalidade dos planos variam de 15 até 55 reais.
2- AppMark
Na plataforma, é possível a criação de marca e customização de design, galeria de fotos, chat, atualizações em tempo real… Além de poder modificar o app de acordo com as necessidades.
O AppMark tem plano gratuito e pago – com mensalidade entre 1 a 39 dólares.
3- Mobile Rodie
Essa plataforma já criou mais de 500 aplicativos que são usados por mais de 50 milhões de pessoas. Muitas marcas famosas desenvolveram seus apps através da Mobile Rodie.
Alguns exemplos são: Red Hot Chilli Peppers, Universal Pictures e até a Harvard University.
A Mobile Rodie permite que os aplicativos rodem em sistemas Android e IOS. A criação do app é feita de formas simples e intuitiva.
Atualmente, o plano mais barato custa 49 dólares.
Monte sua Loja Virtual do Zero
Pensar em criar um aplicativo é ótimo para o seu negócio, mas você já tem a sua loja virtual?
Ter uma presença sólida na internet é fundamental para que o seu negócio cresça. E, principalmente, que o seu negócio se mantenha de pé durante a pandemia.
Os negócios que não estão buscando se digitalizar têm muito mais chances de quebrarem. Além disso, o mundo não será o mesmo depois do isolamento social, as mudanças no comportamento do consumidor é inegável.
Então, se você estava esperando abrir um negócio digital ou migrar o seu negócio físico para o online, a hora é agora.
Para ajudar em todo esse processo, o grupo Ecommerce na Prática liberou o curso Loja Virtual do Zero.
Lá, você terá acesso ao passo a passo para conseguir construir o seu Ecommerce.
Se inscreva abaixo para começar a sua Loja Virtual: