Última atualização em 10 de dezembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
O texto de hoje foi pensado especialmente para aqueles empreendedores que, por estarem começando, ainda não sabem muito bem sobre como anunciar no Google.
Apesar disso, eles provavelmente já ouviram muito por aí sobre as vantagens do Google Adwords e os excelentes resultados que a plataforma pode trazer para negócios online.
O intuito do conteúdo não será explicar passo a passo como montar melhores campanhas no Google Adwords, e sim solucionar algumas dúvidas frequentes daquelas pessoas que nunca utilizaram a plataforma.
Então vamos lá!
Como anunciar no Google?
Qualquer pessoa pode anunciar no Google. Para isso, basta criar uma conta no Google, acessar a plataforma do Google Adwords, cadastrar um cartão de crédito e passar a configurar suas primeiras campanhas.
Como funciona o Google Adwords?
Ao acessar pela primeira vez a plataforma do Google Adwords, você será apresentado a incríveis (e novos) conceitos de marketing.
Através de uma sofisticada ferramenta, os anúncios são montados de acordo com um leilão automático de palavras-chave mais relevantes para o seu negócio.
Você escolhe títulos para os seus anúncios, descrições, links de destino e keywords através das quais ele será encontrado pelos usuários. Além disso, é você quem define o orçamento diário da campanha (quantidade máxima de dinheiro que quer gastar por dia com a plataforma).
Google Adwords ou Facebook Ads: qual compensa mais?
Quando pensamos sobre como anunciar no Google, logo surge a pergunta: o que compensa mais, Google Adwords ou Facebook Ads?
Bem, na verdade não é possível afirmar que uma plataforma é melhor que a outra, já que cada uma delas funciona muito bem para diferentes negócios.
No marketing digital, a palavra de ordem é fazer testes… O ideal é utilizar ambas as plataformas, mas ter em mente que uma delas sempre vai trazer maior ROI (e é nela que você investirá a maior parte dos recursos).
Leia mais: O manual do Facebook Ads para ecommerce
Quais são as vantagens do Adwords para o seu negócio?
O formato de marketing praticado pelo Google impressiona e traz muitas vantagens em relação a meios mais tradicionais como a panfletagem, o rádio ou a TV.
As 4 principais vantagens de anunciar no Google são:
Baixo custo
Se você está com poucos recursos para investir, o Adwords quebra seu galho!
Com menos de R$20 já é possível colocar uma campanha no ar e sentir as reações do público-alvo em relação a ela.
Além disso, a qualquer momento do dia você pode pausar o anúncio, fazendo com que o seu orçamento diário pare de ser utilizado.
Segmentação
Diferentemente de uma campanha no rádio, por exemplo, onde todos os ouvintes são obrigados a ouvir sua mensagem, no Google Adwords você anuncia somente para quem está procurando seu serviço ou produto.
Ou seja: se você vende camisetas de rock, não faz sentido anunciar para alguém que só ouve música clássica, certo?
O ideal é que seu anúncio apareça para aquelas pessoas que digitem “camisetas do Led Zeppelin” ou “comprar camisetas de banda” no Google… E é justamente isso que o Adwords fará pelo seu ecommerce.
Dinamismo
Depois que a arte de um panfleto fica pronta, ela já não pode ser alterada.
Caso você desconfie, no meio do caminho, que outra cor ou chamada talvez convertesse mais, já será tarde.
No Google isso não acontece. Lá é possível fazer testes a todo momento, mudar chamadas, mudar links de destino, alterar descrições, mexer nas palavras-chave etc.
Tudo isso em poucos minutos e sem sair da frente do computador.
É muito mais dinamismo para descobrir o que o seu público quer e, consequentemente, aumentar seus resultados.
Métricas
A última grande vantagem de anunciar no Google é a possibilidade de estudar suas métricas.
Ao contrário do que acontece em uma campanha publicitária veiculada na televisão, por exemplo, suas campanhas adwords trazem dados que comprovam se ela está valendo a pena ou não.
Com uma análise minuciosa das suas métricas você entenderá melhor o público e poderá aumentar, cada vez mais, seus resultados na plataforma.
E você, já tem alguma campanha ativa no Google Adwords? Então conte-nos através dos comentários sobre como está sendo a experiência… Gostaríamos muito de saber qual é a sua opinião!
Veja mais: Você precisa de um site para começar um ecommerce?
Conheça o Ecommerce na Prática
Agora que nós já respondemos suas principais dúvidas sobre como anunciar no Google, que tal manter o pique e estudar um pouco mais sobre ecommerce?
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Comandado por Bruno de Oliveira, um dos maiores experts do país no assunto, o Ecommerce na Prática traz artigos semanais sobre marketing digital, vendas, parcerias e tudo aquilo que interessa ao empreendedor que atua no comércio eletrônico.
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