Última atualização em 20 de outubro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
A Amazon finalmente parece ter decidido entrar com os dois pés no Brasil… Mas, pelo jeito, o movimento levará algum tempo até ser completado. Depois de 5 anos vendendo livros por aqui, agora a gigante americana anunciou que também passará a oferecer eletrônicos e eletrodomésticos aos consumidores.
Desde que a possível entrada da empresa foi anunciada pela Bloomberg, no dia 11 de outubro, o mercado começou a reagir. Marketplaces como B2W (Submarino, Shoptime e Americanas.com), Walmart, Magazine Luiza e Mercado Livre sentiram os impactos imediatamente — o Mercado Livre, inclusive, perdeu mais de 1 bilhão de dólares em valor de mercado após a notícia.
Mas e para nós, pequenos e médios empreendedores do ecommerce, o que muda? A chegada da Amazon ao Brasil é boa? Ela será rápida? Significa uma revolução na qualidade do comércio eletrônico brasileiro?
Todas essas respostas você confere em nosso artigo de hoje!
Como está sendo a chegada da Amazon ao Brasil
Só pelo que dissemos acima, você provavelmente já entendeu que a chegada da Amazon ao Brasil tem causado muito burburinho e mudanças. A empresa, dona da maior operação de ecommerce do planeta, certamente vai fazer de tudo para conquistar o seu espaço na maior economia da América Latina.
De qualquer forma, tocar um negócio nos EUA é bem diferente de tocar um negócio por aqui. Confira abaixo quais deverão ser as principais dificuldades enfrentadas pela gigante do ecommerce:
Os problemas enfrentados pela Amazon no Brasil
Com a chegada da Amazon ao Brasil, o alto escalão da empresa precisará nomear homens de confiança para conduzir um processo que não é nada simples. Alguns problemas que estarão no caminho da companhia de Jeff Bezos dizem respeito à logística, impostos e um nome que ainda não é tão forte por aqui.
- Em primeiro lugar, não é segredo para ninguém que, apesar de suas dimensões continentais, o Brasil ainda possui uma logística que está longe da perfeição.
- Do ponto de vista das taxas e impostos, os executivos da Amazon podem enfrentar dificuldades ao precisarem modificar alguns pontos chave do modelo que é praticado nos Estados Unidos.
- Por último, apesar de estar entre as empresas mais valiosas do mundo, a Amazon ainda é uma novidade para grande parte dos brasileiros — ela precisará de altos investimentos em marketing para conquistar por aqui o mesmo nome forte que possui entre os americanos.
As oportunidades para os lojistas
Para você que está sem saber o que pensar da chegada da Amazon ao Brasil, acalme-se: o movimento é benéfico de diversas formas para o desenvolvimento do ecommerce brasileiro.
Para começar, a própria Amazon é um marketplace — isso quer dizer que você pode vender lá dentro. Além disso, a chegada de um gigante ao Brasil faz com que concorrentes como Mercado Livre e B2W comecem a tomar providências para não perder lojistas e usuários para a concorrência.
Como vender na Amazon?
Caso o seu negócio comercialize câmeras, celulares, computadores em geral, tablets, impressoras, monitores e acessórios, eletrônicos ou games, você já pode vender direto na Amazon! Nos próximos dias criaremos um guia passo a passo sobre o assunto.
Enquanto isso, fique com o vídeo do especialista Bruno de Oliveira, que fala detalhadamente sobre o tema:
Conheça o Ecommerce na Prática!
Gostou de saber mais sobre a chegada da Amazon ao Brasil? Caso queira continuar por dentro de todas as novidades do comércio eletrônico, não perca tempo e acesse já o Ecommerce na Prática!
Maior blog do país sobre ecommerce, o ENP traz artigos diários exclusivos sobre vendas, marketing digital, logística e muito mais… Acesse o site e bons estudos!