Última atualização em 27 de abril de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Essa semana a rede de hipermercados Carrefour anunciou que vai começar a vender alimentos em sua plataforma de ecommerce. O que representou uma ampliação da iniciativa feita em outubro de 2017, onde a venda de comida começou a ser feita pelo aplicativo do grupo.
Até então, a empresa francesa vendia apenas produtos de origem não-alimentícia pela internet.
Diante desse acontecido, levantam-se especulações de até onde esse avanço do Carrefour pode impactar o futuro do ecommerce no setor.
Confira mais sobre a notícia e o seu significado para o comércio eletrônico a seguir.
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O que o Carrefour está trazendo nessa adaptação
Mesmo parecendo algo totalmente novo, a prática de vender alimentos por ecommerce já é feita por alguns concorrentes do grupo. Dentre eles estão grandes redes como o Pão de Açúcar, o que mostra uma tendência para que mais marcas e redes passem a adotar o modelo com o tempo.
Ao todo, mais de 7000 produtos alimentícios foram adicionados à plataforma de ecommerce do Carrefour. Eles se juntam agora aos mais de 100.000 itens que já podiam ser adquiridos pelos consumidores de qualquer lugar.
Isso representa um esforço do grupo em aumentar sua fatia em um mercado que não para de crescer.
A experiência está em consonância com a estratégia
A venda de alimentos através do ecommerce da rede de hipermercados começará limitada em sua abrangência.
Inicialmente, o Carrefour venderá alimentos nesse modelo apenas as cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Em outubro, quando as vendas aconteciam apenas pelo aplicativo, apenas clientes da capital paulista poderiam comprar alimentos via online e receber em casa.
As entregas serão realizadas pelo próprio grupo, entre as 8 e 21 horas do dia seguinte a compra na residência do cliente.
Esse processo está de acordo com a estratégia omnicanal do Carrefour. Nela, existe uma forte busca por manter a qualidade da experiência de compra no mais alto nível, seu principal diferencial.
A forma de conseguir esse resultado passa pela estratégia de dark stores, um conceito de centros de distribuição. Que opera de forma exclusiva e dedicada, com o uso de localizações privilegiadas em centros urbanos.
A expansão da venda de alimentos por ecommerce para todo o país está em pauta. No entanto, ela será gradual.
Sabia que vender comida na internet pode ser uma ótima ideia? Confira nosso post sobre esse ecommerce vegetariano que fatura 2 milhões por ano.
Qual o objetivo do Carrefour e o que sua tudo isso representa para o mercado de ecommerce
Além de acompanhar uma tendência mundial, a rede de hipermercados francesa busca, como esperado, se tornar referência no mercado de alimentos por ecommerce. Esse objetivo é facilmente visto na forma como o modelo está sendo implantado pela, com o cuidado para garantir a qualidade da entrega dos alimentos aos clientes.
A entrega é algo de extrema importância no mercado de ecommerce, algo que já é bem conhecido pelos leitores do nosso blog.
Já para o mercado de ecommerce em si, essa notícia vem para confirmar ainda mais a sua consolidação. A chegada de operações vindas de gigantes como o Carrefour no comércio eletrônico mostram como a preferência dos consumidores está mudando, e como as empresas terão de se adaptar a essa realidade.
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