Empreendedores de comércio eletrônico estão animados com projeção de ganhos para o segundo semestre de 2018. O faturamento deve atingir cerca de R$ 40 bilhões, segundo estimativas da ABComm. O setor vai crescer 15% quando comparado com o ano de 2017. Para muitos empresários, é uma oportunidade única para aproveitar e descobrir o caminho mais curto para ganhar dinheiro.
Pequenos e médios empreendedores já estão lucrando
O comércio eletrônico já está transformando a vida de diversos lojistas. Muitos passaram a dobrar seus faturamentos nos últimos anos após levarem para o comércio virtual os produtos já vendidos em lojas físicas. Um dos motivos é que os adultos, e até os mais velhos, estão cada vez mais integrados às novas tecnologias. Você já deve ter percebido que o WhatsApp já é utilizado por pessoas de todas as faixas-etárias. E essa é uma tendência crescente do ecommerce.
Um dos motivos que gerou esse aumento nas vendas online é crescimento da utilização de smarthfones. Entre os produtos mais comprados pelo público pelos dispositivos móveis estão produtos de moda e acessórios, eletrodomésticos e eletrônicos, livros, apostilas e assinaturas, além de produtos de saúde e de beleza. Isso demonstra que o mercado está aberto e próspero em vários nichos do mercado.
Ecommerce: O caminho mais curto para ganhar dinheiro
Para início de conversa, precisamos saber que ter um ecommerce e uma loja virtual é mais fácil, prático e barato do que ter uma loja física. Isso não quer dizer que o planejamento estratégico e financeiro seja diferente. Uma boa gestão organizacional será determinante para o seu sucesso em qualquer área de vendas.
Agora que você entendeu o potencial crescimento e a real viabilidade de entrar nesse segmento, é preciso escolher em qual nicho de mercado você quer vender. Para isso é necessário uma boa pesquisa, afinal, você sabe quem serão os seus concorrentes e que práticas eles adotam para vender seus produtos? Qual é o perfil do seu potencial consumidor? Que carências e necessidades ele tem que possam levá-lo a comprar seus produtos? O que fazer para criar um diferencial e se destacar em relação aos concorrentes? Como serão elaborados os meus valores, margens de lucro, custos, formas de compras e entregas?
Além disso, a divulgação e canais de comunicação serão cruciais para você estreitar laços, saber o que estão dizendo dos seus produtos e fidelizar o cliente. Por isso pesquise também quais são os canais de comunicação utilizado pelo seu público e a melhor forma de dialogar com eles. Falar na mesma linguagem e ambiente que o seu público é meio caminho andando para reter esse cliente com você acompanhando a sua marca.
É hora de ganhar dinheiro
Você definiu um bom planejamento, realizou as pesquisas necessárias, e agora está de olho na galinha de ouro, ou seja, é hora de ganhar dinheiro! Mas muita calma nesta hora! Será necessário escolher com bastante atenção as ferramentas corretas que serão utilizadas para vender seus produtos. Independentemente das ferramentas que utilizar de acordo com seu perfil e público, saiba que a segurança da sua estrutura de vendas será determinante para alcançar o sucesso. Isso porque a maioria dos consumidores que ainda não mergulharam no comércio eletrônico apresenta receios em relação ás compras online. E aí estamos falando de segurança para concluir operações utilizando cartões de credito e outros. Neste sentido, as ferramentas mais utilizada são o Secure Socket Layer (SLL) e Scan de aplicação e IP.
Divulgar é preciso
Para vender é preciso divulgar. Muitos empreendedores não conseguem alavancar seus negócios porque falham na hora de dar a publicidade correta aos seus produtos. Procure investir nas redes sociais e também no Google Adwords. Não esqueça também que é preciso contratar empresas de confiança para que o seu produto chegue com segurança e qualidade na casa dos compradores. Utilize os correios e, dependendo do porte do seu produto, faça uma pesquisa sobre transportadoras. E não deixe de sinalizar ao cliente o status da sua venda. Respeitar os prazos de entrega – neste sentido – é o melhor que você pode fazer para garantir a satisfação do cliente no pós venda.
Não faça nada sem conhecimento
Após entender melhor o mercado e vislumbrar um nicho positivo para vender, você não irá cometer o mesmo erro básico de todos os empreendedores que ficam a ver navios no caminho: começar um negócio sem conhecimento e estudo. E é por isso que temos cursos e mentoria para ajudá-lo nessa missão. Conheça mais o que temos para oferecer!
Deixe uma resposta