Brasil é o país que mais compra na internet

Última atualização em 4 de dezembro de 2019 por

Um recente estudo da Wirecard analisou o comportamento de consumidores do mundo inteiro e chegou a resultados surpreendentes: os brasileiros são o povo que mais compra na internet. Confira outros resultados da pesquisa aqui:

O estudo“”Wirecard Global Consumer Survey 2019” envolveu mais de 4.500 pessoas em vários países do mundo, entre eles Brasil, Estados Unidos, França, Hong Kong e Austrália.

Dos brasileiros, 51% dos entrevistados afirmaram ter comprado online via desktop nos últimos 12 meses. Na Austrália foram 31%, enquanto nos Estados Unidos esse índice foi de 28%.

Hábitos de Compra na Internet

Pesquisa de Preço

Uma das maiores diferenças do comportamento brasileiro para o de outros países é a pesquisa online. O hábito de buscar informações na internet antes de adquirir o produto físico foi confirmado por 68% dos entrevistados, contra apenas 21% dos alemães.

Segundo Marcelo D’ Alfonso, COO da Wirecard Brasil, os brasileiros são conhecidos por serem mais econômicos na hora de comprar, sempre procurando os preços mais em conta. Por isso, é comum pesquisarem por melhores promoções online antes de ir à loja física.

Uma vez que os E-commerces oferecem mais descontos do que as lojas físicas, também observou-se um crescimento na compra online.

Influência dos produtos sobre os canais de venda

O produtos influenciam o tipo de canal no qual são comprados. Por exemplo: 77% das vendas de itens de supermercado são realizados em lojas físicas, enquanto 57% de serviços e produtos de lazer e turismo são negociados online. Os eletrônicos tiveram dominância no método “retire na loja”, tendo índice de 16%.

A hora de vender

A Wirecard mostrou a forma como as compras online são feitas. De acordo com o estudo, mais vendas acontecem quando as pessoas estão relaxadas (74%). 48% enquanto assistem TV e 37% quando estão na cama. Apenas 1 em cada 4 consumidores compram no horário de comercial, quando estão no trabalho.

D’Alfonso destacou que o momento de lazer e descanso em casa é propício para pesquisar com calma as melhores opções de produtos na internet.

Um curiosidade é que os millennials, que quase nunca estão desconectados do celular, são responsáveis pelas compras nos momentos mais inusitados.

Para 26% dos entrevistados entre 18 a 29 anos, comprar online enquanto usa o banheiro é algo natural. Porém, para pessoas entre 45 a 60 anos, apenas 9% afirmam fazer isso. Os jovens também dizem que compram online quando estão prestes a dormir (61%). Já para quem tem 60 anos ou mais, esse índice diminuiu para 13%.

Resistência na divulgação de dados

O levantamento também mostrou que divulgar dados pessoas é um ponto sensível entre homens e mulheres. No primeiro caso, no entanto, o comportamento é mais forte: 20% dos entrevistados não revelariam suas informações de forma nenhuma, nem em troca de promoções. O índice cai para 13% e 15% quando se trata de mulheres comprando em loja física, no primeiro caso, e loja virtual, no segundo. 

Como entender o consumidor ajuda a vender

Pesquisas como essas nos ajudam a entender melhor quais estratégias devemos tomar para atingir os clientes da maneira certa. Assim, poderá tomar decisões que beneficiam esse cliente para que ele compre mais de você.

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