Última atualização em 6 de janeiro de 2022 por Ana Júlia Parreira
Empreender é o desejo de muitos brasileiros. Uma pesquisa feita recentemente pelo Bullla, comunidade financeira de empréstimos, revelou que a procura por crédito para empreender vem sendo o motivo de 1 a cada 4 solicitações de empréstimos entre pessoas físicas.
Segundo o estudo, 24% dos clientes que utilizaram a plataforma da companhia para realizar pedidos de empréstimos entre setembro e novembro de 2021, declararam a intenção de utilizar o valor para investir na própria empresa ou na abertura de novos negócios.
O relatório mostra que cerca de 14% desse total é utilizado na destinação de empresas já existentes e 10% na criação de novos negócios. Diante disso, Marcelo Villela, CEO do Bulla, relata que a procura por opções de crédito mais práticas está em alta entre os comerciantes:
“Os pequenos empreendedores estão cada vez mais buscando opções de crédito de forma online, rápida e mais aplicável em relação às disponíveis nas instituições financeiras tradicionais”, afirma.
De acordo com o portal de notícias Exame, o levantamento reflete uma tendência de reaquecimento da economia para 2022, diante das demandas limitadas aos consumidores por conta da pandemia.
Além disso, a pesquisa também mostra que o gasto com consumo é responsável por cerca de 21% do total dos pedidos de empréstimo feitos. Nesse sentido, o destaque da utilização desse crédito é voltado para reforma ou mudanças, o que indica outro comportamento dos consumidores que ganhou força durante o período de isolamento social, como as mudanças em relação ao lar.
Busca Pelo Empreendedorismo Segue em Alta no Brasil
É interessante destacar o crescimento disparado da busca pelo empreendedorismo no Brasil. De acordo com dados do Ministério da Economia, o país registrou recorde no número de novas empresas abertas em 2020 e encerrou o ano com cerca de 20 milhões de negócios ativos.
Em relação a um cenário mais recente, foram criados cerca de 2,1 milhões de pequenos negócios durante o 1º semestre de 2021, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Ou seja, a busca pelo empreendedorismo tem disparado nos últimos anos.
Esse aumento acelerado está relacionado, principalmente, à crise econômica causada pela pandemia da Covid-19, que fez muitas pessoas transformarem a necessidade em oportunidade, buscando novos meios de sobrevivência.
Além disso, a forte presença do Ecommerce entre os consumidores é outro ponto relevante que chama atenção dos futuros empreendedores. Isso porque as vendas online cresceram disparadamente nos últimos anos…
Para você ter uma ideia, de acordo com o relatório Webshoppers 44 realizado pela Ebit | Nielsen, o 1º semestre de 2021 registrou um faturamento de R$ 53,4 bilhões, valor que representa o maior nível histórico de vendas no Ecommerce.
Assim, o setor é favorável aos comerciantes não apenas pelo potencial de crescimento que apresenta, mas por disponibilizar vantagens como baixos custos operacionais, maior alcance de clientes, facilidades e flexibilidade nas operações, entre outras.