Black Friday: Pesquisa do Google revela tendências

Última atualização em 4 de novembro de 2019 por

Uma pesquisa divulgada pelo Google mostrou quais serão as maiores tendências da Black Friday em 2019. Entre elas, três se destacam: vendas em multicanais, mobile e satisfação do cliente. Entenda aqui como manter o foco nos 3 fatores mais desejados pelos os clientes, assim proporcionar ótimas experiências de compra.

black friday pesquisa google

O estudo foi feito em parceria com a Provokers, com base na última Black Friday. A primeira etapa foi uma entrevista com 1500 pessoas e a segunda foi online, usando a ferramenta Google Survey com mais mil entrevistados. Eis os resultados:

1 – Vendas em multicanais

Nesta Black Friday, veremos algo inédito no Brasil: pela primeira vez, a quantidade de compradores em lojas físicas será igual aos consumidores online.

Esse é um quadro diferente do que foi visto nos últimos anos. Em geral, a Black Friday brasileira costuma ser mais focada no mercado digital.

O estudo mostrou também que 27% dos consumidores decidem comprar um produto na hora quando estão na loja… Mas 74% dos clientes já chegam na loja com uma ideia de qual item querem levar. 

Isso acontece porque eles conferem online qual produto desejam, pesquisam preço e, na Black Friday, decidem ir à loja comprá-lo.

Outra grande tendência das vendas de multicanais é a opção “retirada da loja”. Na Black Friday, 39% consideram que essa opção é essencial para decisão de compra.

2 – Uso do Celular (Mobile)

black friday mobile

57% dos brasileiros têm o costume de usar celulares para realizar compras. Para essa Black Friday, os consumidores esperam poder fazer o processo sem encontrar dificuldades. 

A pesquisa do Google mostrou que 36% dos entrevistados pretendem adquirir produtos por meio de celulares. Ou seja, eles precisam acessar os sites facilmente com esta opção.

3 – Satisfação do cliente

A confiança e o nível de serviço prestado são os fatores mais importantes para 54% dos consumidores entrevistados. Isso, inclusive, é mais essencial do que o próprio preço.

A confiança, para eles, fica dividida entre confiar na loja e no produto ou marca. 16% disseram comprar por acreditarem na loja, enquanto 13% ficaram com a segunda opção. 

Além disso, eles afirmaram que a forma de entrega gratuita do produto está associada à satisfação. 10% dos entrevistados decidem comprar devido ao frete grátis, enquanto 4% compram pelo tempo de entrega.

Outro fator relacionado a satisfação é o meio de pagamento. 11% decidem comprar quando vêem a possibilidade de parcelamento.

Aplique essas tendências da melhor forma!

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