Você tem atitude empreendedora suficiente para gerir um negócio de sucesso?

Última atualização em 12 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

atitude empreendedora

Existem muitas pessoas com um vasto conhecimento de um certo mercado. E não é raro que isso as leve a querer abrir um negócio nesse setor que conhece bem.

No entanto, essas pessoas possuem a atitude empreendedora correta para levar o seu negócio do nascimento a consolidação e sucesso no mercado?

Neste artigo vamos mostrar o que é essa atitude e dar dicas para que você mesmo possa avaliar se a possui. Então, acompanhe atentamente para saber se você está pronto para ser um empreendedor de sucesso.

O que é a atitude empreendedora

Se observarmos o histórico de praticamente toda grande empresa, um detalhe comum é perceptível. Em algum momento ela teve um empreendedor diferenciado no comando.

Alguém que tinha um comportamento visionário, que não se deixava abater por uma condição momentânea ruim para os negócios. Os riscos e responsabilidades gerados pela empresa não conseguiam deter ele em sua trajetória.

E essa pessoa não aguardava que oportunidades surgissem no mercado. Pelo contrário, essa pessoa buscava criar as chances, além de desenvolver as melhores habilidades possíveis. Tudo para destacar a si e a empresa em relação aos seus concorrentes.

E este comportamento é que caracteriza a atitude empreendedora.

<< O ecommerce vem pra mais um ano de crescimento! Clique aqui para conferir doze ideias de negócio para bombar no comércio eletrônico. >>

Por que a atitude empreendedora é vital para um negócio ter sucesso

Eu peço que pense estritamente como um cliente por um momento.

Você está pensando em ir a um restaurante para comemorar o aniversário da sua esposa, ou da sua criança. Na mesma rua há dois restaurantes que oferecem promoções para aniversariantes consumidores.

O dono do primeiro restaurante adota um modelo mais geral de promoção. Ele oferece um desconto na conta final ou um bolo de aniversário padrão para a mesa onde está o cliente aniversariante. E essa promoção é assim mesmo que o cliente reserve com antecedência uma mesa e informe sobre o aniversariante.

Já o dono do segundo restaurante resolve inovar no pedaço. Ele não dá desconto, mas o seu restaurante personaliza o atendimento de acordo com o aniversariante. Então, se uma pai está levando seu filho para comer lá, e o garoto é fã de desenhos, o dono serve um bolo customizado do seu personagem favorito.

Ele também pode fazer alguma brincadeira lúdica, como uma cantiga pirata caso o garoto seja fã desse tema. Enfim, possibilidades infinitas, sempre se adequando para a satisfação do cliente.

Agora, vamos imaginar que você vai levar levar sua família pra comer e alguém está fazendo aniversário. Qual dos dois restaurantes vai escolher?

Pois é, a maioria dos consumidores fará a mesma escolha.

E é aqui que se encontra o poder da atitude empreendedora para impulsionar um negócio ao sucesso.

A atitude empreendedora pode ser desenvolvida

Se até aqui você pensou em seu comportamento e não notou traços de uma atitude empreendedora, não se desespere. Ela pode perfeitamente ser desenvolvida.

Como mostramos, algumas das características gerais desse tipo de atitude são a proatividade e a  capacidade de assumir riscos e criar as próprias oportunidades. Além dessas, ainda poderíamos citar a autonomia, a observação da realidade e a curiosidade como atributos da atitude empreendedora.

E felizmente, todas essas características podem ser desenvolvidas através de cursos específicos, leituras, vontade e prática pessoal.

Ou seja, é algo que pode ser desenvolvido em um empreendedor.

Claro, vai demandar um certo esforço. Mas, será que o sucesso da sua empresa, a satisfação dos seus clientes não vale esse trabalho?

Conheça quatro atitudes empreendedoras para impulsionar um ecommerce

Ainda ontem lançamos um artigo com quatro atitudes empreendedoras fundamentais para o sucesso de um ecommerce.

Se você já atua no comércio eletrônico, ou está pensando em montar um negócio no setor, esse post será de grande ajuda.

Através dele, você saberá mais quatro atitudes que vão impulsionar os seus resultados no ramos das lojas virtuais.

Basta clicar aqui para conhecer quais são essas atitudes.

Sucesso sempre, até breve.

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.