Apple: como tudo começou (e como isso vai inspirá-lo)

Última atualização em 27 de maio de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

como a Apple comçou

Ela possui um um valor de mercado atual de mais ou menos US$ 950 bilhões de dólares.

Foi a primeira a ultrapassar a marca de 800 bilhões no ano passado e ainda neste ano de 2018 pode bater a marca US$ 1 trilhão.

Tendo a inovação como uma das principais características da marca, a Apple hoje é uma das empresas mais valiosas do mundo. Multidões formam filas quilométricas e pagam alto por cada novo produto que a empresa fundada por Steve Jobs lança. Seus itens inovadores e sofisticados são vistos mais do que como computadores, mas sim como quase uma obra de arte por muitos.

Além disso, enquanto ainda vivo, muitas pessoas batalham por poder assistir palestras do presidente da empresa.

Steve Jobs chegou até mesmo a virar tema de documentário no Netflix.

No entanto, são poucas pessoas que conhecem como a Apple começou. E como uma empresa que surgiu como qualquer outra e que poderia ter falido como muitas chegou onde está.

Neste artigo, vamos dar um enfoque ao início da empresa. Então, acompanhe com atenção para ver como essa gigante nasceu.

Vale do Silício, origem e como a Apple começou a sua trajetória

O hoje mundialmente conhecido Vale do Silício tem sido o berço de muitas das empresas mais bem-sucedidas do mundo.

E a Apple também surgiu lá, mais precisamente no ano de 1976 em Cupertino, no estado da Califórnia. Ela teve dois fundadores, Steve Jobs, Ronald Wayne e Steve Wozniak, sobre a razão social de Apple Computer Inc. A empresa começou a partir do Apple I, um computador pessoal primitivo desenvolvido por Wozniak em suas horas vagas.

Os fundadores tentaram vender essa criação para a HP e Atari. Wozniak já havia trabalhado para a HP e Jobs já tinha sido funcionário da Atari como desenvolvedor. Eles acreditaram que poderiam vender sua máquina para essas empresas. Porém ambas as companhias negaram, alegando que os computadores pessoais não teriam futuro no mercado de consumo.

E isso levou o Apple I a não ser uma máquina bem-sucedida, apesar de terem sido produzidas 200 unidades do computador.

E assim foi como a Apple começou sua trajetória.

Apple II, o começo do sucesso e decolagem da empresa

Um ano após a fundação da Apple e seu primeiro lançamento frustrado, Jobs e sua companhia surgiram em 1977 com um novo produto.

O Apple II carregava um diferencial muito significativo em relação a concorrência, o BASIC. Este era um programa para fazer programações personalizadas na máquina, que apesar de consumir muita memória foi bem aceito no mercado. Diferente da versão I, o Apple II foi um sucesso de lançamento e marcou o início da verdadeira impulsão da marca.

Lisa, um passo para trás e começo da rivalidade com a Microsoft

Depois do sucesso do Apple II a companhia resolveu trabalhar na inovação que seria um computador com interface gráfica. A ideia de tal interface porém não era nova, e já vinha sendo trabalhada pela Xerox.

O computador que a Apple vinha desenvolvendo nesses modelos se chamaria Lisa. Durante essa fase de desenvolvimento a Microsoft, que ainda trabalhava para a companhia de Jobs, conseguiu alguns exemplares iniciais do computador.

Bill Gates então usou a mesma interface do Lisa para o seu computador mas fez algumas mudanças. E depois lançou o Windows pouco antes do Lisa ser lançado no mercado.

E isso causou o fracasso do lançamento desse computador, o qual chegou a deixar a Apple no vermelho. Nos anos seguintes a companhia passou por dificuldades, especialmente após a saída de Jobs. Voltando a se reerguer após a volta do mesmo. Onde vieram o Mac, o Ipod, Iphone e suas versões cada vez mais inovadoras. O que gradualmente levou a empresa a superação e a liderança mundial em valor de mercado.

Mas a continuação dessa história tão vasta é tema para um futuro artigo. Hoje buscamos mostrar como a Apple começou.

Aprenda diariamente sobre ecommerce sendo um membro Vip

Nosso portal traz diariamente conteúdo exclusivo com os mais diversos temas que importam no meio do ecommerce.

São dicas de vendas, técnicas de gestão, conhecimentos sobre logística e estratégias de negócios para bombar no comércio eletrônico.

Assinando a nossa newsletter, você garante que receberá notificações sobre as atualizações e novos conteúdos do blog.

Um conhecimento gratuito e precioso que você não pode deixar de lado.

Então, faça um bem aos seus negócios, seja Vip e tenha acesso imediato ao melhor conteúdo sobre ecommerce no Brasil.

Sucesso sempre!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.