Última atualização em 31 de julho de 2020 por Maria Alice Medeiros
As expectativas para o balanço de receitas da Amazon do 2ª trimestre já eram animadoras, mas o recente relatório divulgado surpreendeu a todos: o lucro da empresa foi 7 vezes maior do que o estimado pelos especialistas…
Mas um ponto que chama ainda mais a atenção nesse resultado é o volume de crescimento em meio a um momento de queda na economia nos Estados unidos.
A Amazon já vinha demonstrando esforços para conter os abalos causados pela crise do Covid-19, e estava se saindo bem em suas ações até o momento…
No entanto, ninguém imaginava que o resultado de receita líquida da empresa fosse tão animador, como vou explicar em mais detalhes adiante…
Ao longo deste artigo, vou te esclarecer as medidas tomadas pela Amazon para manter uma boa lucratividade em meio à pandemia, e vou te apresentar os resultados do último balanço da companhia.
Investimentos da Amazon EUA para Enfrentar a Pandemia
Quem acompanha atentamente o mercado de varejo facilmente irá concordar com o que vou dizer: a pandemia do Covid-19 pegou todo mundo de surpresa…
Se os pequenos e médios empreendedores do varejo tiveram que reavaliar seus processos para sobreviverem à crise, as gigantes do setor também passaram pela mesma situação…
E a Amazon é um forte exemplo disso…
A companhia gastou mais de UR$ 4 bilhões em medidas para conter os efeitos da pandemia. Mais precisamente, as ações abrangeram os seguintes pontos:
- Contratação de centenas de milhares de novos funcionários;
- Aumento de salários;
- Medidas para garantir mais segurança aos centros de distribuição.
Lembrando que tudo isso aconteceu em um momento de ápice de dúvidas em relação à pandemia – março e abril -, período em que ninguém tinha ideia do que estava por vir…
Mas, apesar disso, parece que as ações tiveram bons resultados…
Hoje, a Amazon se tornou a segunda empresa que mais emprega nos Estados Unidos, ficando atrás apenas do Walmart…
Somado a isso, a Amazon conquistou a posição de ser uma das poucas companhias que tiveram um forte crescimento nas vendas durante a pandemia…
Isto é, enquanto a crise devastou empresas ao redor do mundo, algumas delas conseguiram sobreviver e obter bons resultados nesse período tão desafiador…
A Amazon foi uma delas, e seu balanço trimestral está aí para comprovar isso, como vou te contar a seguir.
Recorde de Lucro na Amazon
Em meio a um cenário difícil para a economia dos Estados Unidos, os resultados apresentados na última quinta-feira (30) sobre o balanço do 2º trimestre da Amazon foi muito acima do esperado.
A receita da gigante norte-americana cresceu 40%, atingindo US$ 88,9 bilhões, enquanto os analistas projetavam um valor em torno de UR$ 81,24 bilhões…
Mas não só isso…
As médias compiladas pela Bloomberg apontavam um lucro por ação de UR$ 1,51… Entretanto, o valor atingido foi bem maior do que isso:
As ações da empresa subiram mais de 60%, atingindo o preço de UR$ 10,30…
Ou seja: mais do que o dobro do aumento de outras grandes empresas da tecnologia, com a Apple, segundos especialistas da Factset.
O que dá para concluir disso tudo é que o resultado da gigante varejista foi bem típico… O próprio CEO da Amazon, Jeff Bezos, ressaltou isso em um comunicado:
“Este foi outro trimestre altamente incomum e eu não poderia estar mais orgulhoso e agradecido aos nossos funcionários em todo o mundo”, afirmou.
De fato, as vendas online foram as grandes responsáveis por esse cenário positivo…
E o trimestre foi tão animador que outros serviços da empresas também foram atingidos por essa onda de crescimento…
Impacto em outros serviços da empresa
Outro serviço fornecido pela Amazon que também teve bons rendimentos foi o Sistema de Nuvem…
A demanda foi tão grande que a receita da Amazon Web Services (AWS) – que vende armazenamento de dados e poder de computação na nuvem – subiu quase 29%, chegando a 10,81 bilhões de dólares.
Muito desse crescimento tem sido atribuído à pandemia, já que as empresas tiveram que migrar dos escritórios físicos para os virtuais…
Não é à toa, inclusive, que a demanda por produtos eletrônicos teve tanto aumento nos últimos meses, por exemplo…
Mas, quando pensamos nos bons resultados da Amazon, engana-se quem pensa que a varejista já está satisfeita com os resultados obtidos até agora…
O objetivo é crescer cada vez mais.
Terceiro trimestre à vista
A Amazon é, sem dúvida, uma das grandes líderes do comércio eletrônico mundial…
O resultado do segundo trimestre foi tão avassalador que as expectativas para o próximos trimestres também não poderiam deixar de ser animadoras.
Para o terceiro trimestre, a empresa almeja que as vendas líquidas fiquem entre US$ 87 bilhões e US$ 93 bilhões, representando um crescimento ano a ano entre 24% e 33%.
A Amazon também prevê uma faixa de receita operacional de US$ 2 bilhões a US$ 5 bilhões…
Se levarmos em consideração que os novos hábitos do consumidor já estão se consolidando, as expectativas da empresa tem tudo para serem alcançadas.