Loja mobile: vale a pena para o seu Ecommerce?

Última atualização em 17 de julho de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

O smartphone caminha para ser o aparelho mais utilizado quando o assunto é acessar a internet. Segundo os últimos dados sobre o mercado digital, seja na praia, no restaurante, no transporte, ou até mesmo durante uma simples ida à padaria, com a mudança de hábito e a crescente oferta de produtos na rede as pessoas passaram a olhar mais para a tela do celular como uma grande vitrine virtual. E é aí que entra a loja mobile na vida do empreendedor.

loja mobile

De acordo com os últimos números levantados pelo mercado, já são 138 milhões de internautas no Brasil consumindo através dos smartphones. Isso significa que 77,1% da população passou a comprar pela internet. Por essa razão, uma das maiores preocupações hoje dos empreendedores virtuais gira em torno das plataformas digitais. Mas afinal, vale a pena mesmo fazer uma loja mobile?

Loja mobile e sites responsivos

A loja mobile é uma loja virtual com uma interface exclusiva para ser acessada por tablets e smartphones. De acordo com os especialistas, elas estão sendo criadas com o propósito de oferecer ao consumidor uma experiência mais agradável na hora de comprar no ambiente virtual.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a diferença entre a loja mobile e os sites responsivos. Alguns até acham que é a mesma coisa. Entretanto, o ecommerce mobile é feito apenas para ser acessado pelos dispositivos móveis, enquanto os sites responsivos têm a capacidade de se adaptar a diferentes plataformas, independentemente do tamanho da tela. Isso quer dizer que se o site da sua empresa abre perfeitamente pelo computador e também se ajusta nos smartphones sem distorcer ou “embaralhar” a aparência , a sua plataforma é responsiva.

Como montar uma loja mobile?

A primeira dica é levar a mesma identidade visual do site e da empresa para o ambiente da sua loja virtual mobile. Por isso, é de grande relevância que você contrate profissionais qualificados para esta função. Isso porque os códigos, imagens e estruturas de programação serão específicos e direcionados apenas para serem acessados pelos dispositivos móveis.

Vantagens da loja mobile

Uma das principais vantagens apontadas pelos especialistas é que, pela loja mobile, é possível elaborar ações de marketing e propaganda para atingir em cheio os consumidores que preferem realizar suas compras por smartphones ou tablets. Mas esta não é a principal vantagem. O Google realizou mudanças em sua plataforma para que estes tipos de sites  – batizados como “mobile friendly” –  apareçam mais nos sites de busca. Isso, sem dúvida, vai ajudar você a dar mais visibilidade e acesso para seus produtos.

Mais chances de vendas

 

Quantas vezes você entrou em uma loja, teve vontade de comprar algum produto, mas o momento não era propício para isso, seja em razão da falta de tempo ou de algum compromisso marcado? Com certeza, em algumas dessas situações, você também já pensou: “depois eu compro pela internet”. É assim que o seu cliente pode pensar muitas vezes. Por isso, por mais que a sua loja física já esteja a pleno vapor, abrir um ecommerce significa dar ao seu consumidor mais comodidade, tempo e mobilidade para realizar suas compras. Com isso, você estará dando mais oportunidades para um potencial cliente comprar seus produtos e serviços.

Facilidade de pagamento

A integração de formas de pagamento é outra vantagem das lojas mobile. Além de oferecer diversas maneiras de pagamento para o seu cliente, você assegura que a compra se torne também mais segura e cômoda para o consumidor, que poderá acessar sua loja e efetivar as compras de qualquer lugar. Além disso, sua loja mobile estará 24 horas aberta, sem que você precise de seguranças ou funcionários, o que não acontece no caso das lojas físicas.

Custos mais acessíveis

Muitas pessoas já estão com seus negócios físicos estruturados e até mesmo com sites prontos que demandaram altos custos de investimento, principalmente se foram feitos há mais tempo. Isso, muitas vezes, desanima o empreendedor para fazer um novo site de ecommmerce, com um custo mais alto.

Especialistas alertam que as lojas mobiles podem representar uma grande solução neste caso, principalmente porque o custo para montar este tipo de loja virtual pode ser bem mais barato do que a criação de um ecommerce feito em um site “tradicional”. Isso significa uma solução mais barata do que tornar responsivo um ecommerce já existente em um site tradicional. Por apresentar uma linguagem mais simples em relação aos demais sites, a opção também garante uma navegação mais ágil e intuitiva e um carregamento de página mais rápido dos seus produtos no site.

TENDÊNCIAS

 

De acordo com os últimos dados do mercado, estudos apontaram uma previsão de crescimento de até 37% desta modalidade de vendas, ainda neste ano de 2018. Quer aproveitar essa oportunidade e saber tudo sobre Ecommerce? Acesse também o site do Ecommerce na Prática!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.