Última atualização em 15 de abril de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você poderia garantir em 100% que está precificando corretamente os produtos da sua loja virtual?
Se sim, ótimo, pois o ato de precificar incorretamente os produtos vendidos pode decretar o fim de um ecommerce.
Isso é o que sugere um dado da 3º Pesquisa Nacional do Varejo Online. De acordo com a pesquisa, 29% dos ecommerces encerram suas operações nos dois primeiros anos por falta de condições financeiras para continuar.
Mesmo a margem de lucro das lojas virtuais variando entre 20 a 50%, não é garantido que apenas por isso um ecommerce consiga absorver os custos operacionais.
Por isso, saber precificar corretamente o preço dos produtos da sua loja pode ser vital para a continuação do negócio. E é disso que vamos tratar no post de hoje.
Sem mais delongas, confira agora o guia prático para que você nunca mais tenha dúvidas de como precificar um produto.
O primeiro passo é saber seus custos totais e definir uma margem de lucro.
Conhecer a margem de lucro e os custos do produto para sua loja são o primeiro passo de como precificar um produto corretamente.
Para saber seus custos totais você precisará saber suas despesas fixas e variáveis. As despesas fixas são a conta de luz, salários, pró-labore, contador, o estoque, etc.
Já os custos variáveis são, por exemplo, os custos com a aquisição de produtos e suas embalagens para venda.
Um exemplo prático disso é com a compra de roupas para vender no seu ecommerce.
Uma camiseta que custe R$ 20 entre produto e um eventual frete até sua loja, tem esse valor como custo variável.
Por fim, tenha em mente uma faixa percentual para ser sua margem de lucro. Como mencionamos no começo do arquivo, no ecommerce ela tende a ficar entre 20 a 50%.
Saber esses dados serão a base para não ter problemas de como precificar um produto direito.
Ainda não sabe o que vender na internet? Confira nesse post 99 ideias que podem gerar ótimos ganhos.
Segundo passo, adote um modelo de cálculo para o preço, formúla, coerente e eficaz
Um erro bem comum de muitos lojistas é adquirir um produto e simplesmente dobrar seu valor para venda.
Essa prática parece simples, e até dar certo a primeira vista, mas é praticamente um tiro no pé.
Ao querer simplificar esse processo de precificação, o lojista acaba deixando de considerar muitos dos fatores do tópico anterior. O que pode causar prejuízos ou fazer a empresa não faturar um lucro que permita seu crescimento, a fazendo sempre patinar.
Assim, o ideal é que o empreendedor adote uma fórmula para calcular o preço do seu produto de modo eficaz.
Algo que leve em conta a margem de lucro deseja, os custos fixos e variáveis.
Uma muito usada é a do preço de venda.
PV = CMV (custo de mercadoria vendida) X Markup
Obs: O Markup é um índice que mede nos custos de produção. Para a fórmula de precificação, calculamos assim:
Markup = 100% : 100% – (Soma dos percentuais (Ip + C + TC + Iv + L + %DF))
Ip = Imposto
C = Comissão
TC = Taxa de cartão
L = Lucro desejado
Iv = Investimento.
Se quer saber mais sobre precificação, confira também este artigo.
Calculando na prática, exemplo de como precificar um produto com a fórmula
Vamos ver agora como precificar um produto para o seu ecommerce na prática?
Nosso objetivo é precificar um produto cujo CMV é R$ 40
Analisando nossos dados temos uma DF de 22%, impostos de 7%, 10% para comissão, 3% de TC, 5% de investimento e desejamos um lucro de 35%.
Na fórmula de preço de venda, teremos:
PV = CMV X Markup
PV = 40 X (100% : 100% – (Soma dos % + DF%))
PV = 40 X (1005 : 100% – (55% + 22%))
PV = 40 X (100% : 100% – 77%)
PV = 40 X (100% : 23%)
PV = 40 X 4,347
PV = 177,88
Viu só, agora você já sabe exatamente como precificar um produto na sua loja virtual.
Aplique o que aprendeu hoje e diga adeus aos preços calculados na grosseria
O método mostrado acima é uma das melhores práticas para se adotar de como precificar um produto.
Adote ela hoje mesmo em seu ecommerce e comece a colher seus benefícios, como um melhor controle de ganhos e custos.
Usando um bom sistema de precificação como esse, basta vender mais para impulsionar o seu ecommerce a resultados cada vez melhores.
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Boas vendas e até a próxima.