O que é nicho de mercado: como escolher a melhor área de atuação para o seu ecommerce

Última atualização em 20 de março de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso

o que é nicho de mercado

Apesar de ser frequentemente mencionado nas rodas entre empreendedores de e-commerce, muita gente do meio ainda desconhece o que é nicho de mercado.

Muitos até que possuem uma definição, mas geralmente essa definição é bem minimalista e não consegue passar a ideia completa do que um nicho de mercado realmente é.

E isso tornar a escolha de um nicho para abrir um e-commerce algo bem difícil.

Então resolvemos dedicar o post de hoje a esclarecer as pessoas de uma vez por todas o que é nicho de mercado e como escolher o nicho ideal para o seu e-commerce.

Sem mistérios, o que é nicho de mercado

Eu quero que você imagine agora uma boneca russa.

Pra quem não sabe, uma boneca russa é aquele brinquedo que quando se abre, geralmente uma abertura horizontal no meio dela, tem uma miniatura da mesma.

E isso se repete continuamente, com versões menores inseridas dentro da boneca até que seja impossível haver mais alguma miniatura.

Pois bem, um nicho de mercado é bem parecido com uma boneca russa.

Os nichos são sub-mercados onde uma parte reduzida de clientes que consomem dentro de um mercado maior ainda não estão sendo atendidos pelas lojas ou prestadoras de serviço desse segmento.

Por exemplo, existem fábricas de chocolates de todos os tipos.

Mas de repente, surge um novo sabor de chocolate, algo que pode ser adicionado a ele, que alguém criou espontaneamente mas nenhuma fábrica produz.

A partir do momento que surgir um público que deseje aquele chocolate, nasceu um novo nicho de mercado.

Com base nisso, podemos conceituar sobre o que é nicho de mercado como sendo o sub-mercado onde clientes de um mercado maior desse segmento encontram respostas e produtos para seus anseios mais específicos.

Nichos e e-commerce, quais os mais lucrativos

No segmento das lojas virtuais, e-commerce, os nichos possuem um peso muito significativo tanto na facilidade de vender, quanto nos potenciais ganhos de escala de um negócio.

Como boa parte dos produtos vendidos em e-commerce são digitais, os infoprodutos, e apresentando uma tendência alta a serem cursos, é importante saber quais áreas têm sido mais rentáveis e lucrativas na rede.

Saber essa informação é fundamental principalmente para quem deseja desenvolver e vender seu próprio infoproduto.

É importante saber escolher um nicho para trabalhar que seja rentável, e que possua clientes inerentes a ele.

Como já dissemos anteriormente, um nicho é um sub-mercado.

Então uma boa solução é buscar mercados fortes e grandes, ou meganichos.

Na internet os três meganichos mais lucrativos do momento são os de saúde, dinheiro e relacionamentos.

No entanto, para produtos físicos, um que sempre se mostra como destaque é nicho de mercado de roupa masculina.

Ao desenvolver um infoproduto dentro de um desses segmentos, suas chances de conseguir sucesso com seu e-commerce aumentam muito.

Mas ainda assim, é importante entender que além de saber o que é nicho de mercado, importa também escolher o mais adequado para sua atuação no e-commerce.

Escolhendo um nicho de mercado para a web, o que levar em consideração

Então você está pronto para começar sua loja virtual.

Ser seu próprio chefe e vender seus produtos para pessoas de todo lugar com apenas um clique.

Bem, a primeira coisa a ser feita será escolher seu nicho, o sub-mercado onde pretende atuar, onde irá vender seus produtos.

Ou criá-los a partir de seu nicho.

Na hora de escolher o nicho com que irá atuar no e-commerce, é importante avaliar alguns fatores como:

  • Seu interesse, paixão e vontade de trabalhar com um nicho de mercado em específico.
  • Seu conhecimento, capacidade de resolver os problemas do público que está interessado naquele nicho. Por exemplo, se seu desejo é atuar no nicho dinheiro/finanças, é importante que saiba como solucionar problemas com orçamentos pessoais, indicar bons investimentos, dicas para fazer o dinheiro sobrar, etc.
  • Tamanho e demanda do nicho de mercado no qual se deseja trabalhar.

 

Esses três fatores são bem gerais, mas resolvem bem a questão de qual nicho escolher.

No entanto, se desejar algo mais aprofundado sobre como escolher seu nicho de mercado, você pode encontrar uma abordagem mais detalhada em nosso treinamento para iniciantes no e-commerce.

Agora você já sabe o que é nicho de mercado e como escolher o seu

Você sente que possui o que precisa para alcançar o sucesso com sua própria loja virtual?

Está atraído pelos dados do mercado de e-commerce e percebeu que ele pode ser uma chave para mudanças incríveis em sua vida?

Então assine a nossa lista vip para não perder nenhum novo conteúdo, onde damos sempre informações vitais para quem busca realizar seus sonhos através do comércio eletrônico.

Eu desejo muito sucesso a você e nos vemos em breve.

 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.