Última atualização em 9 de março de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você já se perguntou por que as empresas de sucesso sempre trabalham com um plano de negócios, mesmo em mercados sujeitos a grandes imprevistos?
Melhor ainda, você já fez o plano de negócios para o seu e-commerce?
E se ainda não fez, já se perguntou se sua loja virtual não está vendendo tanto como poderia?
Um negócio sem planejamento, sem uma agenda determinada, pode acabar dando resultados e faturamento aquém do esperado.
Muitos até acabam por falir.
Apenas para te dar uma ideia, 60% das lojas virtuais no país não duram um ano.
Saiba porque agora.
Tudo começa em um ritmo leve, mas supresas podem ocorrer
O comércio eletrônico (e-commerce) nos possibilita grandes vantagens.
De início, podemos trabalhar e realizar praticamente todas as operações da loja virtual sem sair de casa. Sem gastos com transporte até o trabalho e o estresse que vem com a necessidade de se deslocar, ainda mais em grandes cidades.
Como dono da sua própria empresa, não possuirá um chefe a responder. Não deve satisfação a ninguém exceto seus…
Clientes!!!
Afinal, é da satisfação deles que virá o dinheiro para seu negócio.
E você quer ter muitos clientes, não?
Mas, parafraseando um sábio dos cinemas “Com muitos clientes, vem junto muitas responsabilidades”.
No começo de uma loja virtual, tudo ok. Em geral, as vendas ainda estão em um volume baixo em comparação a lojas maiores, e podem ser gerenciadas logisticamente com grande facilidade pelo empreendedor.
O empreendedor pode acabar se acomodando por um momento, já que está vendendo fácil, de modo leve e fazendo o seu dinheiro.
Tem certa liberdade para fazer seus horários de trabalho e pode sair pra uma pausa quase como sua vontade mandar.
Mas, e o que se faz se elas explodirem do nada?
Falta de planejamento, o erro que pode matar seu e-commerce
Em geral, a maioria das pessoas falham com e-commerce, embora esse mercado só cresça, por simplesmente não se preparem achando que é um negócio fácil.
E essa negligência faz com que diante de uma situação inesperada, como o surto nas vendas, se torne dificílimo de gerenciar.
Em situações assim, a pessoa percebe que abriu seu negócio sem ter ideia do que iria fazer a medida que a empresa prosperasse.
E isso faz com que muita, mais muita gente mesmo, comece sua loja virtual sem um plano de negócios.
Então, se não quer que sua loja virtual possa passar por apertos, é hora de montar o seu.
Mas o que é isso? Como faço?
Plano de negócios, a base que você precisa em seu e-commerce
Um plano de negócios é um mapa estruturado da sua empresa e negócios.
Ele terá todas as bases, desde o sumário para futuros investidores até mesmo o plano financeiro da empresa.
Mesmo em um e-commerce, ele é fundamental.
Em geral os planos de negócios são montados seguindo essa estrutura abaixo:
- Sumário executivo: é a primeira parte que será lida por um eventual investidor. Deve conter os pontos principais e mais interessantes do plano.
- Descrição da empresa: contém o modelo de negócio da empresa, sua natureza, sua história, estrutura legal, localização, objetivos, estratégias e missão.
- Produtos e serviços: descrição dos produtos e serviços da empresa, suas características, forma de uso, especificações, estágio de evolução.
- Plano operacional: descrição do fluxo operacional, cadeia de suprimentos, controle de qualidade, serviços associados, capacidade produtiva, logística e sistemas de gestão.
- Estrutura de capitalização: informa como a sua loja virtual está capitalizada – quem faz parte da sociedade, as necessidades de capital de terceiros, a forma de remuneração e as estratégias de saída.
- Plano financeiro: demonstra como o e-commerce vai se comportar ao longo do tempo do ponto de vista financeiro. O plano financeiro traz descrições de cenários internos e externos, pressupostos críticos, situação histórica, fluxo de caixa, análise do investimento, demonstrativo de resultados, projeções de balanços e outros indicadores.
- Estrutura organizacional: como a empresa está organizada internamente, número de funcionários, principais posições, perfil do profissional.
- Plano de marketing: aqui são descritos o setor, mercado, tendências, forma de comercialização, distribuição e divulgação dos produtos, preços, concorrentes e vantagens competitivas.
Com os dados e a ordem que um plano montado dessa forma fornecem para seu e-commerce, ficará muito mais fácil de gerenciar sua loja virtual, realizar suas metas e objetivos e não se perder.
Você agora está ciente de algo poderoso
Parabéns a você que chegou até o fim deste artigo.
Está por dentro da importância e aprendeu como montar o plano de negócios para seu e-commerce.
Gostou desse artigo, e deseja saber mais sobre como planejar seu e-commerce e vender cada vez mais sem ter dor de cabeça?
Dá uma olhada nesse treinamento fantástico para empreendedores no comércio eletrônico.