Última atualização em 4 de março de 2018 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Acaba de entrar para o ramo de e-commerce e ainda não entende porque você precisa que sua ter uma loa virtual responsiva?
Tudo bem, isso é muito comum para quem ainda está dando seus primeiros passos no comércio eletrônico.
Mas deixa eu te contar.
A porcentagem de compras em lojas virtuais por meio do dispositivos móveis (smartphones e tablets) corresponderam 31%, o que representou um crescimento de 9% em comparação a 2016.
Ou seja, apenas pouco mais que a metade das compras em lojas virtuais são feitas de um desktop ou notebook.
E esse número está caindo.
Só esse fato já deveria te fazer entender a importância de ter uma loja virtual responsiva.
Mas se ainda está incrédulo, ou precisa de mais informação, continue neste artigo até o final para compreender porque você está deixando de ganhar dinheiro com uma loja não responsiva.
O que é uma loja virtual responsiva
Você sabe qual é a função de um intérprete?
Bem mais que um mero tradutor de idiomas, o intérprete é um profissional que adapta uma linguagem para outra durante uma conversa entre pessoas que não possuem nenhuma língua em comum.
Pois bem, a função de um site, uma loja virtual responsiva é parecida com a do intérprete. A diferença é que a adaptação será para as telas de diferentes dispositivos.
Já viu como um site pode aparecer de um jeito em seu pc, mas com um layout totalmente diferente quando acessado de seu smartphone ou tablet?
Pois é. E a mudança de layout nem é tanto um problema, mas sim quando o site não responde bem ao ser acessado por um dispositivo móvel, como os que citei acima.
Uma loja virtual responsiva é um site adaptado para ser visualizado, lido e interativo em qualquer dispositivo que o acesse.
Sua tarefa é tornar a experiência do visitante agradável seja acessando a loja de um pc ou de um celular.
Negligenciar isso é dar um passo direto para perda nas vendas. Saiba agora porque.
A importância do site ser responsivo
Vamos ser honestos, ninguém merece acessar um site pelo celular e ter que gastar um tempão brigando com a barra de rolagem até encontrar o que está procurando.
E falando em lojas virtuais, se um cliente tiver de perder muito tempo só para encontrar um produto que ele já esteja decidido a comprar, é bem provável que ele feche o seu site e passe para o próximo.
E isso fará suas vendas serem limitadas pelo fato de que apenas usuários em um pc vão encontrar com facilidade seus produtos e não perder a paciência.
É importante que o dono de uma loja virtual entenda isso, e que adapte sua loja para todos os dispositivos utilizados.
Como funciona
Atualmente, a saída mais comum para tornar um site, loja virtual responsiva demanda o trabalho de alguém com conhecimentos de web design.
Como hoje em dia a maioria dos dispositivos possuem telas de tamanhos variados, o melhor procedimento é inserir no site uma linguagem que responda de modo adequado a cada aparelho onde for acessado.
Pelo uso de grades proporcionais e fluídas, as imagens do site são flexibilizadas e redimensionadas para se ajustar ao aparelho utilizado. Isso é feito através da Media Queries, que capacita o sistema de media type a fazer esses ajustes.
Acredite, basta apenas um pequeno investimento em tornar sua loja virtual responsiva para ter naturalmente um aumento em suas vendas.
Agora que você da necessidade de uma loja responsiva
Temos certeza de uma coisa, ao chegar ao fim deste artigo você compreendeu a importância de ter um site responsivo para sua loja virtual.
Muito mais que fornecer uma experiência agradável a seus visitantes, trata-se de um investimento para impulsionar suas vendas.
E por falar em vendas, temos uma dica imperdível para você que deseja turbinar suas vendas no mercado e-commerce.
Assine nossa lista VIP e tenha acesso a conteúdos exclusivos e super úteis para quem está galgando seu sucesso no comércio eletrônico.
Até a próxima.