Última atualização em 9 de novembro de 2021 por
Se você quer montar um ecommerce, mas não faz ideia sobre quantos produtos deveria oferecer, não se desespere: muitos outros leitores têm a mesma dúvida que você.
Afinal, para vender pela internet é preciso oferecer pelo menos 20 produtos diferentes? 50? 100?
Na verdade, não existe uma resposta certa para a pergunta acima — tudo depende das estratégias que serão utilizadas no negócio. Se você quiser montar um ecommerce para vender apenas um produto, é possível… Por que não?
Com o artigo de hoje, queremos desmistificar essa coisa de que, para fazer sucesso nas vendas online, precisamos necessariamente trabalhar com grande variedade de produtos. Para isso vamos utilizar a história da Jackeline Niehues, fundadora de uma loja virtual que faz sucesso vendendo apenas 4 itens!
*** Todas as informações do texto foram retiradas do site UOL Economia.
De onde veio a ideia
Algum tempo depois de engravidar, Jackeline Niehues, uma administradora de empresas de 29 anos, decidiu fazer o enxoval do filho nos Estados Unidos. Muito surpresa em relação às facilidades que alguns produtos proporcionavam, percebeu que ali havia uma oportunidade.
Logo após o nascimento do filho, em 2012, a empreendedora convidou a amiga Elisa Machado, de 27 anos, para uma sociedade em um novo negócio: nascia assim a Babydeas, um ecommerce de Araquari, Santa Catarina, que faz sucesso vendendo apenas 4 produtos para bebês!
>> Aprenda a montar o seu ecommerce do zero! (Palestra Grátis)
Os 4 produtos para bebês
Termo Friends: o Termo Friends nada mais é que um adesivo em forma de bichinho para monitorar a temperatura das crianças. Uma unidade consegue fazer o monitoramento por até 48 horas seguidas.
Sea Band: o Sea Band, produto voltado para os filhos e para as mães, é uma pulseira que alivia tanto enjoos gestacionais quanto aqueles provenientes de viagens.
NoseFrida: como os bebês ainda não conseguem assoar o nariz, toda ajuda é muito bem-vinda! E é exatamente isso que o NoseFrida proporciona… O item é um mini sugador delicado que ajuda a desobstruir a via nasal da criança.
Girlie Glue: o Girlie Glue, uma cola natural feita a partir da agave, planta mexicana, serve tanto como gel quanto para colar acessórios (como lacinhos e bigodes) nos pequenos.
Tendo como carro-chefe o aspirador nasal, a Babydeas fechou 2016 com um faturamento de R$750 mil — cerca de 5 mil unidades são vendidas todos os meses. Isso prova que é completamente possível ter sucesso no ecommerce sem precisar, necessariamente, investir em um estoque com vinte, cem ou quinhentos produtos diferentes.
As estratégias que levaram o negócio a prosperar
Para que essa loja virtual de produtos para bebês fizesse tanto sucesso, algumas estratégias inteligentes precisaram ser adotadas. No caso, vale a pena citar duas delas — ambas abordadas na entrevista que o UOL Economia fez com as empreendedoras.
A primeira diz respeito ao modelo de negócio, que é B2B. Em vez de vender diretamente ao consumidor final, a Babydeas focou em redes de farmácias e lojas infantis especializadas… Essa decisão, além de evitar que a empresa precisasse investir tempo e dinheiro educando o mercado, ainda fez com que as empreendedoras tivessem a oportunidade de negociar pedidos muito maiores.
Já a segunda estratégia a ser destacada é sobre o teto de R$100 que a Babydeas pratica com os clientes. “Eu vendo para as empresas por um preço acessível e recomendo que o valor de revenda não passe de R$100”, contou Niehues ao UOL. Apesar de ser uma estratégia arriscada, parece estar dando muito certo até agora!
Divulgação
Você também tem o sonho de montar um negócio na internet, mas não sabe muito bem por onde começar? Então dê o play no vídeo abaixo e confira um passo a passo rápido e prático para quem quer começar um ecommerce com pouco dinheiro:
Ficou com alguma dúvida sobre a história da Babydeas e seus 4 únicos produtos para bebês? Então deixe um comentário abaixo e vamos continuar conversando!