Última atualização em 28 de setembro de 2021 por
Há pouco tempo publicamos um artigo com os 40 produtos que mais vendem no Mercado Livre. Ao dar uma olhada nesse texto, você encontrará itens de diferentes segmentos como moda, decoração e eletrônicos.
Mas e se tratando de segmentos como um todo, qual será a categoria que mais vende no Mercado Livre?
Bem como já entregamos no título deste texto, o segmento com maior número de vendas no marketplace, desde 2014, é o de peças automotivas. A informação foi dada por Leandro Ribeiro, Developer Relations do Mercado Livre, em palestra durante o Mercado Livre Experience.
De acordo com os últimos relatórios Webshoppers, produzidos pela Ebit, isso não é nenhuma surpresa: a categoria de autopeças teve um “boom” considerável entre os anos de 2015 e 2016, quando cresceu cerca de 75%.
Peças automotivas: as características dos produtos que mais vendem no Mercado Livre
Segundo os dados disponibilizados por Ribeiro e publicados pelo portal Ecommerce Brasil, os destaques de crescimento de vendas do segmento de autopeças no Mercado Livre são:
- Embreagem (106%)
- Pneus (102%)
- Suspensão (102%)
- Filtros (101%)
- Freios (99%)
- Ignição (92%)
- Motos (91%)
- Car Audio (85%)
- Motor (85%)
Quando falamos sobre motos e acessórios, o que os usuários mais costumam levar em conta na hora de decidir a compra é a marca, o modelo e a versão do produto. Foto e descrição também são muito importantes.
>> Palestra Gratuita: “Como Montar seu Ecommerce do Zero”
Falando sobre os produtos relacionados a áudio, a compra tende a ser realizada por impulso. Nesse caso, além de marca e modelo serem importantes, fotos de alta qualidade e com fundo branco têm sido fatores decisivos para uma boa conversão em vendas.
Outra curiosidade interessante levantada por Leandro Ribeiro durante o evento: enquanto a embreagem é uma peça geralmente comprada por unidade, os combos com 4 ou 5 pneus fazem sucesso entre os usuários do Mercado Livre.
Perfil do consumidor de autopeças na internet
A maioria das compras de autopeças realizadas no Mercado Livre ainda são feitas pelos homens, mas isso está mudando. De acordo com os números apresentados, o sexo feminino já é responsável por 29,6% dos pedidos.
Entre aqueles que acessam o marketplace para comprar acessórios automotivos, como tapetes e rádio, a predominância é de clientes do sexo masculino, de classe B/C mais jovem (entre 20 e 30 anos). Enquanto isso, quem costuma comprar autopeças é um pouco mais velho (entre 25 e 54 anos) e vem das classes A/B.
Duas dicas valiosas para os lojistas
Por fim, Leandro Ribeiro também deu duas dicas sucintas, porém muito importantes para os lojistas interessados em ter sucesso dentro do Mercado Livre.
Segundo ele, é importantíssimo que o empreendedor não erre no momento de escrever o TÍTULO ou CATEGORIZAR o produto. “Se você categorizar errado, vai vender errado, entregar uma experiência ruim e possivelmente ter logística reversa”, finaliza.
Leia mais: “Como vender mais no Mercado Livre: aumente o seu faturamento”
Ainda está em dúvida sobre se vai conseguir ou não vender os seus produtos dentro do ML? Então dê logo o play no vídeo abaixo! Quem fala é o especialista Bruno de Oliveira:
Como vender pelo Mercado Livre
Se você quer aprender como vender pelo maior marketplace do Brasil e se tornar MercadoLíder em até 6 meses, precisa conhecer o curso Mercado Livre do Zero.
Nele, Bruno de Oliveira vai te ensinar desde como encontrar o produto que vai ser seu campeão de vendas até como criar anúncios irresistíveis para os compradores.
Para ter acesso a todas as informações do Método. Acesse ao Grupo Exclusivo de Whatsapp da nova turma o Mercado Livre do Zero.