Última atualização em 14 de setembro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você está rodando a internet tentando descobrir o que é m-commerce, saiba que o termo é bastante simples de ser entendido: ele nada mais é que a abreviação de “mobile commerce”, ou seja, as vendas online feitas por dispositivos móveis como tablets e smartphones.
Atualmente, com a popularização da internet, está cada vez mais fácil acessar a web e fazer compras por lá. Esteja você no sofá de casa ou no ônibus para o trabalho, é simples sacar o smartphone do bolso e, em poucos cliques, comprar alguma coisa.
É justamente isso que torna o m-commerce cada vez mais relevante dentro do contexto do comércio eletrônico, fazendo com que as vendas mobile já representem 24,6% de todas as vendas online do país.
Se o assunto interessa e você não quer ficar para trás, dê o play no vídeo abaixo ou continue a leitura… Falaremos tudo sobre mobile commerce no texto de hoje!
O que é m-commerce? Números no Brasil
Não basta explicar o que é m-commerce, precisamos provar, com números, que ele de fato é importante. Então vamos lá!
De acordo com o último relatório Webshoppers divulgado pela Ebit, que traz dados referentes ao 1º semestre de 2017, o m-commerce cresceu 35,9% em número de pedidos e 56,2% em faturamento.
É isso mesmo: quando comparamos o 1º semestre de 2016 ao 1º semestre de 2017, vemos um aumento de quase 60% no volume financeiro proveniente de vendas via tablets e smartphones… É um crescimento e tanto!
E quanto ao ticket médio do m-commerce no Brasil?
Em um passado não tão distante, acreditava-se que as compras feitas por dispositivos móveis possuíam, majoritariamente, um ticket médio mais baixo… Segundo essa teoria, o m-commerce seria relevante somente para nichos com produtos mais baratos como livros e roupas.
Porém, de acordo com o novo relatório da Ebit, o ticket médio do m-commerce é de R$417 — contra os R$418 observado no ecommerce brasileiro como um todo.
Partindo desses dados, não importa se o seu produto é uma apostila, um smartphone ou uma máquina de lavar: você precisa ter um site responsivo pronto para receber usuários mobile!
Categorias que mais vendem no m-commerce brasileiro
Você ficou curioso para saber quais são os segmentos com maior número de pedidos feitos via dispositivos móveis? Então confira a relação com o top 5 do 1º semestre de 2017:
- Moda e Acessórios (15%)
- Casa e Decoração (14%)
- Saúde, Cosméticos e Perfumaria (12%)
- Eletrodomésticos (12%)
- Telefonia/Celulares (11%)
Como saber se a minha loja virtual está preparada para o m-commerce?
Depois de entender o que é m-commerce e ficar por dentro dos números dele no Brasil, você provavelmente já percebeu que PRECISA ter um site responsivo — ou seja, um site em que usuários mobile consigam acessar e comprar de forma simples, sem problemas de usabilidade.
Para testar o seu site, basta fazer uso da ferramenta Mobile Friendly, oferecida pelo Google. Também vale utilizar um tablet ou smartphone para tentar realizar uma compra em sua loja virtual… A intenção é a de que você consiga finalizar todo o processo sem maiores dificuldades.
Caso algo não saia como o esperado, procure um profissional capacitado para fazer as modificações necessárias. Lembre-se de que, ao ignorar o mobile commerce, você provavelmente está deixando bastante dinheiro na mesa.
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