Última atualização em 15 de julho de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
O empreendedor que está precisando de boas doses de coragem e motivação para continuar caminhando rumo ao sucesso precisa conhecer o livro “Sem Limites – A História da Netshoes”.
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É isso mesmo: PRECISA! Lançado em maio de 2017 pela Editora Gente, a obra conta, em pouco mais de 200 páginas, como uma loja física de calçados femininos aberta na Rua Maria Antônia, em São Paulo, veio a se tornar o maior ecommerce de materiais esportivos da América Latina.
Fundada há 17 anos pelos primos de ascendência armênia, Marcio Kumruian e Hagop Chabab, a Netshoes possui uma trajetória cheia de desafios, histórias curiosas e lições para inspirar! Confira as 4 maiores delas:
As grandes lições do livro “Sem Limites – A História da Netshoes”
1 – De olho nas tendências
Em uma entrevista disponível no Youtube, um dos executivos da Netshoes declara: “nós não somos uma empresa de materiais esportivos… Somos uma empresa de tecnologia e logística…”. Você já havia parado para pensar sobre isso?
No fundo, o que faz da Netshoes uma marca reconhecida pela excelência não é o produto que ela entrega, mas sim a experiência de compra oferecida aos clientes. Desde um site totalmente personalizado até entregas mais rápidas que a concorrência, tudo que a Netshoes faz parece já estar no padrão de alguns anos à frente.
E isso não foi diferente lá atrás, quando a marca ainda era apenas mais uma loja física de calçados na cidade de São Paulo… Os sócios sempre enxergaram que a internet seria o futuro do varejo e, dessa forma, tomaram a dianteira do mercado.
E você, já parou para pensar sobre quais tendências impactarão o seu negócio daqui 3, 7 ou 15 anos?
2 – Você vai cair… E está tudo bem!
Engana-se quem acha que a trajetória da Netshoes é um mar de rosas: por diversas vezes algumas decisões foram tomadas precipitadamente e os tombos vieram à tona.
Foi o que aconteceu, por exemplo, quando a direção da empresa decidiu expandir a rede de lojas físicas na capital paulista pela primeira vez. A decisão acabou sendo tomada no impulso e trouxe grandes prejuízos financeiros para a operação.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
3 – Copo meio cheio ou meio vazio?
Apesar de parecer uma frase boba e clichê, essa afirmação merece estar aqui: procure enxergar o lado bom de cada situação.
No livro “Sem Limites – A História da Netshoes” existe um episódio onde o terreno alugado pela empresa é solicitado pelo proprietário e os sócios se veem frente a frente com mais um grande desafio… Mudar o ponto da loja simplesmente não estava nos planos dos empresários.
Depois de todo o desconforto gerado pela questão, o problema serviu de trampolim para que, em 2005, os sócios decidissem voltar todos os esforços para a internet.
O resto dessa história você já conhece…
4 – O poder do foco
Se você ainda não teve a oportunidade de ler sobre a história da Netshoes, deve ter ficado surpreso quando, na introdução deste artigo, contamos que a marca nasceu como uma loja de sapatos femininos…
Pois é, algumas das empresas mais bem-sucedidas do mundo também são assim: nascem de um jeito e, com o tempo, vão mudando seu foco, analisando nichos e, como consequência, aproximando-se de sua verdadeira essência.
As coisas não estão indo bem com o seu negócio? Então pergunte a si mesmo se está sendo específico o suficiente… Querer vender de tudo para todos é um dos grandes erros que asfixiam lojas físicas e virtuais logo em suas primeiras semanas de operação.
Palestra Online Gratuita: Como Montar seu Ecommerce do Zero
Você é um apaixonado por histórias de sucesso como a da Netshoes? Que tal construir a sua também? Com a popularização da internet está cada vez mais fácil montar um negócio online e fazer a sua empresa funcionar de dentro de casa!
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