Última atualização em 6 de julho de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Você quer montar um pequeno negócio mas, depois de pensar um pouco sobre o assunto, percebe que as coisas podem ser mais complicadas do que parecem… Fornecedores, estoque, capital de giro, fluxo de caixa: afinal, o que um empreendedor precisa dominar antes de estar finalmente “preparado”?
Em primeiro lugar, o nosso conselho é: respire fundo! As coisas são mais simples do que parecem. Para provar isso, trazemos hoje um artigo bastante direto mostrando quais são as 3 únicas perguntas que você precisa responder antes de tirar a sua ideia do papel… Depois disso você estará com o planejamento de uma pequena empresa praticamente pronto.
Está curioso? Então vamos lá!
3 Questões antes de montar um pequeno negócio
1 – O que você vai vender?
Em primeiro lugar, é hora de definir um mercado. Se você está saindo do zero e não faz ideia do que vai vender, recomendamos que você parta de um mercado amplo para um micro nicho.
Exemplos de mercado são beleza, moda, casa e decoração etc. Já micro nichos são segmentos selecionados dentro desses mercados, por exemplo: cosméticos femininos, vestidos de luxo, móveis planejados para home office etc.
Separamos alguns artigos que podem ajudar você a encontrar um segmento lucrativo:
- Os 10 maiores mercados de ecommerce no Brasil
- O que vender na internet? Encontre o produto perfeito
- 50 Ideias de ecommerce para montar ainda neste ano
2 – Quem serão os fornecedores?
Depois que o seu mercado estiver bem definido, é hora de pensar nos fornecedores… Afinal, quem são os fornecedores desse segmento? Quais deles combinam com o tamanho e os propósitos do seu negócio?
Abra o Google e comece a pesquisar. Se não sabe muito bem por onde começar, escrevemos um texto sobre o assunto, acesse-o por aqui:
3 – Quem é o seu cliente?
Por fim, hora de pensar naquele que é a razão do seu negócio existir: o cliente!
Nesse momento, não basta generalizar e dizer que vai vender “moda para homens” ou “decoração para donas de casa”. Dentro desses grandes grupos de pessoas existem subgrupos com características únicas que precisam ser levadas em conta. Quanto mais específico o seu público, mais eficiente a sua comunicação… Lembre-se disso.
É preciso pensar em gênero, faixa etária, classe social, hábitos e uma série de outros fatores que variam de negócio para negócio. A forma mais simples de fazer isso é mapeando a(s) persona(s) do seu ecommerce… Se quiser saber mais sobre o assunto, acesse:
Próximos passos e uma tarefa para você
Simples, não? Depois de responder a essas 3 perguntas você estará com um planejamento praticamente pronto em mãos…
Agora chegou a hora de dar continuidade ao trabalho com a realização de uma tarefa muito importante: a criação de uma pequena lista de produtos!
Quer saber como fazer isso? Então assista atentamente ao que o especialista Bruno de Oliveira recomenda no vídeo abaixo (aproveite para se inscrever no canal):
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