Última atualização em 28 de setembro de 2021 por
Se você trabalha com vendas no Mercado Livre ou pretende começar, provavelmente já ouviu falar sobre o sistema de reputação de vendedores da plataforma… Para aprimorar esse cálculo, o Mercado Livre anunciou recentemente algumas mudanças pontuais que definem a reputação dos seus lojistas parceiros. Então, é bom você ficar atento a isso!
A nova reputação do Mercado Livre não tem outra finalidade a não ser a de melhorar a experiência do consumidor. Afinal de contas, essa é e sempre vai ser a maior preocupação do marketplace…
E a boa notícia é que a nova reputação do Mercado Livre é bem simples de ser compreendida. Inclusive, nós vamos te explicar tudo isso em detalhes…
Antes disso, é importante você entender como funciona o sistema de reputação da empresa mais valiosa da América Latina! Dá só uma olhada…
Como Funciona a Reputação do Mercado Livre
Nas palavras do próprio marketplace, com o novo sistema de reputação, a qualidade do atendimento é prioridade. Logo, se você fornece uma boa experiência para seu cliente, sua reputação será boa também.
Assim, o sistema de reputação é representado pelas cores de um termômetro”, em que cada cor indica um nível de reputação, do pior para o melhor. As cores são as seguintes:
- Vermelho (pior nível de reputação);
- Laranja;
- Amarelo;
- Verde;
- Verde Escuro (melhor nível de reputação).
A imagem abaixo ilustra isso:
Com isso, é claro que o objetivo principal é ter uma reputação com verde escura e se manter assim…
Mas, neste ponto do artigo, você pode estar se perguntando: como isso pode afetar os meus negócios na prática?
Simples: a reputação é um dos maiores influentes para que você seja um MercadoLíder…
Isto é, quanto maior for a sua reputação no marketplace, mais chances de vender você terá, já que que o algoritmo da plataforma entende que o seu serviço é a melhor opção para os clientes.
Então, é muito importante entender bem como funciona o sistema para ter uma boa reputação no marketplace…
Por isso, vamos avançar mais um pouco no assunto…
Mas antes de explicar mais sobre a nova reputação do Mercado Livre, vamos compreender quais são o que exatamente o marketplace avalia na hora de calcular a sua reputação?
O que o Mercado Livre avalia no cálculo de reputação?
Reclamações
O algoritmo do Mercado Livre realiza um cálculo para descobrir qual percentual cada vendedor tem de reclamação em todas as suas vendas. Na verdade, ele faz uma comparação entre o número de reclamações e a quantidade de vendas da sua loja…
Se exceder os 3%, essa conta é avaliada negativamente.
De acordo com o próprio Mercado Livre, boa parte das reclamações acontecem por causa da falta de informações no pós-compra. Ou seja, muitos vendedores não dão a devida atenção ao fato de que a experiência de compra não acaba depois que eles enviam o produto…
Assim, uma saída é usar a ferramenta de mensagem dentro do próprio Mercado Livre para informar o cliente sobre qualquer dúvida ou imprevisto. Aposte nisso!
Pontualidade na postagem
Caso você utilize o Mercado Envios, saiba que o algoritmo vai fazer uma comparação do seu tempo de entrega da mercadoria ao correios com o tempo de entrega dos outros vendedores…
Assim, o resultado dessa comparação de atrasos nas entregas não pode ultrapassar os 15%.
Quantidade de vendas canceladas
Antes de qualquer coisa, você precisa saber que devolução de produto não é considerado como uma venda cancelada!
Dito isto, você não pode ter mais de 3% das suas vendas canceladas.
Pronto. Agora você está preparado para saber quais são as novidades propostas pela nova reputação do Mercado Livre. Veja…
Nova reputação do Mercado Livre
Segundo o marketplace, a partir do dia 15 de outubro, a nova reputação do Mercado Livre será computada em períodos mais curtos.
Isso significa que será compatibilizado apenas os últimos 60 dias ou 365 dias, dependendo do seu número de vendas.
Explico:
Se a sua loja tiver menos de 60 vendas, todo o cálculo da sua reputação será feito durante 365 dias corridos…
Mas, caso você alcance 60 vendas ao longo desse período, a nova reputação do Mercado Livre contará os últimos 60 dias.
Isto é, as vendas realizadas antes da data que corresponde aos 60 dias não afetarão o cálculo da sua reputação…
O objetivo principal dessa mudança na nova reputação do Mercado Livre é para que você, enquanto vendedor, tenha mais controle sobre a sua reputação…
Na prática, isso significa que será mais fácil recuperar uma possível queda de nível em caso de problemas, por exemplo.
Outro ponto importante é que há mudanças para os MercadoLíderes. Veja na tabela abaixo:
Ou seja, houve uma mudança no valor do faturamento de cada categoria…
Todas as mudanças na nova reputação do Mercado Livre são extremamente importantes! Principalmente porque tudo isso acaba trazendo mais clareza para o vendedor de como está o andamento de sua reputação e sua performance geral dentro da plataforma…
Gostou do artigo? Para não perder essas e outras dicas, inscreva-se AGORA MESMO em nossa newsletter e receba mais artigos como este! É só clicar no box abaixo.