Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
O Business Model Canvas é uma ferramenta bastante útil para quem já tem ou está planejando o seu negócio. Entenda o que é Canvas e como fazer o seu:
Os empreendedores geralmente possuem dificuldades na hora de definir um plano de negócios.O Canvas surge como uma solução bastante eficiente – e incrivelmente simples – para ajudar você a visualizar melhor as questões estratégicas do empreendimento.
O que é Canvas?
Proposto por Alexander Osterwalder, o Canvas nada mais é que uma folha com 9 quadrantes a serem preenchidos:
- Proposta de valor
- Segmento de clientes
- Os canais
- Relacionamento com Clientes
- Atividade-chave
- Recursos principais
- Parcerias principais
- Fontes de receita
- Estrutura de custos
Perceba que os quadrantes dizem respeito a 4 áreas básicas da construção de um negócio: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira.
O principal objetivo do Canvas é fazer com que você planeje um negócio de sucesso de forma pouco burocrática, tendo diversos insights e ideias durante o processo.
Quem pode usar o Canvas?
Apesar de ser muito comum em startups e outras empresas que estão começando, o Business Model Canvas também interessante para empreendimentos que já estão em pleno funcionamento.
Se você já tem um ecommerce, por exemplo, pode utilizar o Canvas para modificar o seu modelo de negócios, lançar novos produtos, explorar novos mercados ou simplesmente para ter uma melhor visualização do negócio como um todo.
Agora que já sabe o que é Canvas, é o momento de aprender a usá-lo:
Como preencher o Canvas?
Tão importante quanto saber o que é Canvas é entender como preenchê-lo. Vamos mostrar isso a partir de agora!
Apesar de ser uma ferramenta simples, o Canvas geralmente desperta algumas dúvidas em relação aos termos utilizados. Abaixo, seguem instruções para você preencher cada um dos 9 quadrantes do seu modelo de negócios:
Proposta de valor
Sua proposta de valor é a razão pela qual os clientes optam por comprar de você e não da concorrência.
Nesse quadrante você precisa responder de forma simples e direta: qual solução entrego para o cliente? De que forma isso me diferencia?
Se existirem grupos de clientes com necessidades diferentes, crie mais de uma proposta de valor.
Algumas perguntas que podem ajudar:
- Qual necessidade seu produto ou serviço satisfaz?
- De que forma sua solução ajuda o cliente?
Segmento de clientes
Agora, chegou a hora de definir para quem sua empresa vai vender.
Seus clientes podem ser pessoas físicas e/ou empresas e, se necessário, você pode trabalhar com mais de um público-alvo. Lembre-se de agrupar os clientes com o mesmo perfil.
A dica é: procure sempre focar em um nicho de mercado. Não queira vender “tudo para todos”.
Algumas perguntas que podem ajudar:
- Quem está sendo impactado com os seus produtos ou serviços?
- Quais são seus clientes mais importantes?
Os canais
Agora que você já sabe o que entrega e para quem entrega, chegou a hora de definir COMO você entrega.
Duas perguntas fundamentais nesse momento são:
- Como o cliente compra e recebe o produto/serviço?
- Em quais canais você pretende atuar para encaminhar vendas e solucionar eventuais problemas do consumidor em relação à sua empresa?
Alguns exemplos de canais são Correios, redes sociais, Whatsapp e 0800 (SAC).
Relacionamento com Clientes
A questão do relacionamento com clientes, muitas vezes ignorada pelo empreendedor que está começando, também é decisiva para o sucesso do seu negócio.
Aqui, você precisa definir se o seu atendimento será por meio de uma página de perguntas e respostas, interação humana, chatbot comunidades no Facebook etc.
Algumas perguntas que podem ajudar:
- Que tipo de relacionamento cada segmento de clientes espera de você?
- Quais os custos desse atendimento?
Atividades-chave
As atividades-chave de um ecommerce são aquelas essenciais para manter a empresa funcionando e entregando todo o valor prometido.
Alguns exemplos são: marketing, gerenciamento de redes sociais, criação de conteúdo audiovisual etc.
Recursos principais
Os recursos principais dizem respeito, basicamente, a tudo aquilo que a sua operação necessita para realizar as atividades-chave.
Eles podem ser financeiros, físicos ou até humanos.
Exemplos: prensas térmicas, computadores, gerente de marketing etc.
Parcerias principais
As parcerias principais são alianças de negócio que você fará com fornecedores e outros parceiros.
Algumas perguntas que podem ajudar:
- Quais são seus principais fornecedores?
- Quais das atividades-chave são executadas por parceiros?
- Quais recursos principais você está buscando fora da empresa?
Fontes de receita
Como a sua empresa gera receita? Esta é a pergunta a ser respondida aqui. Dependendo do modelo de negócios, você pode ter diversas fontes de receita.
Por exemplo: “minha empresa gera receita vendendo produtos e prestando consultorias sobre o mercado” ou “minha empresa gera receita por um sistema de assinaturas mensais”.
Estrutura de custos
No último quadrante, você preencherá todos os custos relevantes necessários para o seu modelo de negócios funcionar.
Esses custos podem ser fixos ou variáveis (aluguel, softwares, salários, manutenção de maquinaria, campanhas de marketing etc).
Agora que você já sabe como preencher os 9 quadrantes do seu Canvas, imprima o arquivo e cole-o na parede do seu escritório!
Se preferir, também pode preenchê-lo online.
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Um bom planejamento é a melhor forma de alcançar o sucesso! Agora que você já sabe o que é Canvas, assista a esse vídeo e descubra se é possível ficar rico com o Ecommerce
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