Última atualização em 13 de setembro de 2021 por
Muita gente quer montar uma loja virtual de acessórios. Isso significa que a concorrência é grande, mas não necessariamente boa.
O que ocorre é que, com a facilidade que existe em se montar um Ecommerce no mercado de moda e acessórios, muitos empreendedores acabam criando operações amadoras, sem planos de ação, conceitos, personas definidas… Ou seja, negócios com grandes possibilidades de fracasso.
Sabendo que grandes oportunidades ainda rondam o setor, a nossa equipe resolveu trazer, no texto de hoje, 12 dicas para quem está realmente comprometido a montar uma loja virtual de acessórios acima da média.
Ao colocar cada um desses conceitos em prática, você já estará entrando no mercado com ampla vantagem sobre grande parte dos concorrentes.
Leia atentamente cada uma de nossas dicas e depois nos conte quais delas foram novidade para você!
Montar uma loja virtual de acessórios: como fazer diferente?
1 – Masculino ou feminino?
O primeiro passo para ter um Ecommerce de acessórios bem-sucedido é definir um público. Afinal, você quer vender pulseiras e colares masculinos ou anéis e bijuterias femininas?
Nada impede que você trabalhe com ambos os sexos, mas, ao fazer isso, seu negócio tende a perder o foco.
Sua comunicação fica mais difícil, seu marketing pode não ser tão certeiro e você acaba tendo que dividir seus esforços, já que tem que agradar públicos completamente diferentes.
2 – “Homens” ou “Mulheres” não é o suficiente
Agora que você já definiu o “macro”, precisa saber que isso ainda não é suficiente. Perceba que, dentro de “homens” ou “mulheres” ainda existem muitos micro nichos a serem explorados. É preciso ser mais específico.
Se você quer vender acessórios para um executivo de 35 anos, casado e com filhos, terá que utilizar estratégias bem diferentes daquelas que seriam utilizadas caso você quisesse vender para um estudante de 20 anos que ainda mora com os pais.
Por isso, é fundamental que você tenha a persona do seu negócio definida com clareza. Escolher a persona é ir além do público-alvo. A persona é seu cliente ideal.
Você tem que entender hábitos, desejos, condição financeira, referências e absolutamente tudo que for pertinente à sua persona.
3 – Artigos caros ou baratos?
Depois de definir a persona, é preciso pensar em outro fator importante: você vai vender status? Luxo?
Enquanto um executivo de 35 anos importa-se muito com a sua aparência e está completamente confortável com a ideia de pagar centenas de reais por algumas pulseiras, um estudante de 20 anos provavelmente não faria isso. Suas prioridades são diferentes.
Compreender quanto a sua persona está disposta a pagar é crucial para o sucesso de uma loja virtual de acessórios.
4 – Primeiros passos
Depois de listar uma série de produtos que você gostaria de vender, não recomendamos que vá atrás de uma plataforma logo de cara. Antes disso, valide o seu negócio!
Você pode fazer isso oferecendo seus produtos em marketplaces, como Mercado Livre e Elo7, ou até mesmo via redes sociais, como Instagram e Facebook.
Veja se as pessoas se interessam por aquilo. De nada vai adiantar contratar uma plataforma de loja virtual, investir dinheiro e tempo no negócio se, lá na frente, perceber que seus produtos simplesmente não vendem.
A etapa de validação serve tanto para saber se o seu modelo de negócios é viável quanto para saber quais estratégias traçadas serão mais eficazes no futuro.
5 – Apenas acessórios?
Mesmo que você comece vendendo apenas acessórios, nada impede que, mais pra frente, roupas e outros produtos também sejam oferecidos aos clientes.
O mercado de Moda e Acessórios é o segundo maior do Brasil em volume de pedidos, além de integrar o top 10 nacional em se tratando de faturamento.
Ou seja, você deve começar pequeno e pensar grande, pois há muito espaço para crescer nesse segmento.
6 – Fale a mesma língua do consumidor
Apesar de subestimada por muitos empreendedores, uma boa comunicação é capaz de multiplicar as vendas do seu negócio.
Não tenha medo de se posicionar. Fale a mesma língua do seu cliente.
Procure comportar-se de forma semelhante a ele. Tudo isso gera empatia e faz com que a sua marca soe cada vez mais familiar para quem está do outro lado da tela.
Por exemplo: se você vende cordões de prata para o público em uma marca de streetwear, voltada para o público que gosta de rap e hip-hop, pode ter uma comunicação informal, com gírias e uma comunicação descolada.
Por outro lado, se vende anéis de noivado e casamento, é natural que se dirija ao seu público com um pouco mais de formalidade, visto que é um nicho mais tradicional.
O importante é falar a língua da sua persona para fazer com que seu cliente ideal sinta-se identificado com sua marca e tenha vontade de consumir os seus produtos, ao invés de ir em uma loja virtual de acessórios genérica.
7 – Trabalhe forte as redes sociais
Se vai trabalhar com uma loja virtual de acessórios, estar no Facebook e Instagram é uma obrigação.
Uma vez lá, não fique falando apenas de seus produtos e ofertas.
Leve dicas de como se vestir, faça perguntas aos clientes, conte histórias, publique memes, enfim, faça diferente!
É fundamental que você ofereça conteúdo de valor, que engaje a sua audiência.
As pessoas não querem seguir sua marca apenas para ver promoções. Elas têm interesses em tendências, dicas, tutoriais, vídeos e tudo mais que sua loja virtual de acessórios puder apresentar.
8 – Contrate modelos
Mesmo que não tenha verba para contratar algum modelo profissional, é importante encontrar alguém que pose com os seus produtos.
Pode ser um amigo, familiar, ou até você mesmo. O importante é que o (a) modelo sejam parecidos com a sua persona, facilitando a identificação do público.
Quanto mais parecida com os seus clientes essa pessoa for, melhor.
9 – Parcerias são importantes
Agora que você já está no mercado, comece a buscar por parceiros.
Todo segmento tem suas autoridades e influenciadores, então encontre blogueiros, youtubers e instagrammers dispostos a trabalhar contigo.
Busque parcerias, seja por permutas ou com pagamento em dinheiro. Para isso, pesquise quem são as personalidades que influenciam o seu público e negocie com eles.
10 – Pensando nas melhores estratégias de marketing
Bem como acontece em uma loja física, os clientes não chegarão até você naturalmente. É preciso atraí-los com campanhas de marketing digital.
É nesse momento que você precisará planejar suas campanhas e estudar muito sobre plataformas como Facebook Ads e Google Adwords.
O marketing digital é fundamental para reforçar a imagem da sua marca no imaginário dos possíveis clientes, captar leads. ampliar o alcance do seu negócio e manter o engajamento da audiência.
11 – Reinvestindo o lucro das primeiras vendas
Se você quer montar uma loja virtual de acessórios acima da média, não pode cair no erro de “sangrar” o caixa da empresa logo nos primeiros meses de operação.
O ideal é que, no começo, tudo o que entra seja reinvestido. Lembre-se que você está plantando uma semente, é preciso regá-la constantemente.
Utilize o dinheiro que entra de forma estratégica, solucione pontos falhos da sua empresa, invista em gestão e conhecimento e sempre busque estar por dentro das melhores práticas do mercado.
12 – Criando produtos exclusivos
Se você começou revendendo de algum atacadista, por exemplo, agora chegou a hora de pensar grande e criar a sua própria linha de produtos!
Além de margens maiores, itens exclusivos trazem um diferencial e tanto para a sua marca, que agora vende produtos que ninguém mais tem.
A exclusividade é um fator a mais para convencer o cliente de comprar na sua loja virtual de acessórios. Além disso, a liberdade criativa permite que você produza itens que são feitos especialmente para a sua persona, tornando o processo ainda melhor.
Está pronto para abrir sua loja virtual de acessórios? Assista à aula gratuita do Bruno de Oliveira e saiba como.