5 Perguntas para descobrir qual produto vender na internet

Última atualização em 24 de janeiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

qual produto vender na internet

Se você quer montar uma operação de comércio eletrônico e ainda não conseguiu definir qual produto vender na internet, saiba que isso é muito comum entre os empreendedores.

Por se tratar de uma decisão importante, muita gente fica um pouco confusa (e insegura) no momento de decidir em qual mercado atuar.

Se esse é o seu caso, confira abaixo 5 perguntas simples e objetivas que certamente ajudarão você a refletir melhor sobre o assunto:

1 – Qual problema você resolve?

Um negócio de sucesso não vende produtos ou serviços, ele vende soluções para problemas que as pessoas têm.

Dito isso, o seu primeiro passo para definir o que vender na internet é justamente focar em um problema que determinado grupo de pessoas tenha… Com o seu produto, resolva-o da forma mais eficiente possível.

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2 – Existe demanda?

Depois disso, vamos à questão da demanda: não adianta começar uma loja virtual se ninguém comprará dela, certo?

Para saber um pouco mais sobre isso, você pode acessar ferramentas como o Google Keyword Planner, que vai ajudar você a descobrir qual o volume de buscas de cada termo pesquisado no Google.

Pesquise pelas palavras-chave relacionadas ao seu nicho, confira o quanto as pessoas se interessam por ele e aproveite para checar se há sazonalidade.

Além disso, você também pode começar a estudar a concorrência. Muitas lojas vendem o mesmo produto que o seu? Isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois indica que existe muita procura nesse segmento.

É o caso dos acessórios masculinos, por exemplo.

Leia mais: Nicho de mercado: o guia completo para escolher o seu

3 – Você já conhece os seus clientes?

Verificada a questão da demanda, é hora de estudar seus clientes e entender um pouco mais sobre como eles interagem com o mundo.

Você já conhece essas pessoas? Sabe quais são os valores e crenças delas? O que elas mais gostam de fazer? Onde trabalham?

Se você já está nesse estágio, chegou a hora de fazer um estudo completo sobre a sua persona, que é um dos temas mais complexos e interessantes do marketing digital.

Para isso, recomendamos que você leia esse outro artigo, que é um guia completo para definir sua persona.

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4 – Já estudou o produto?

No varejo, além de estudar o cliente e o mercado, você também precisa estudar o seu produto.

Diversas mercadorias, tais como camisetas e eletrônicos, por exemplo, não trazem dificuldade alguma ao empreendedor, pois possuem uma logística bastante facilitada.

Por outro lado, alguns produtos podem ser frágeis, perecíveis, volumosos etc. É importante notar se isso não inviabilizará a sua operação.

5 – Está sendo específico o bastante?

Se você quer montar um pequeno negócio lucrativo, jamais tente vender tudo para todos.

Em vez disso, aposte no foco como o seu principal aliado. Por exemplo:

Se você quer vender produtos para emagrecimento, tanto idosos quanto praticantes de musculação podem se interessar pelo tema… Ao tentar atingir ambos os públicos, sua comunicação pode ficar confusa a ponto de não impactar ninguém.

Foque em um nicho e especialize-se nele!

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