Última atualização em 24 de janeiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você quer montar uma operação de comércio eletrônico e ainda não conseguiu definir qual produto vender na internet, saiba que isso é muito comum entre os empreendedores.
Por se tratar de uma decisão importante, muita gente fica um pouco confusa (e insegura) no momento de decidir em qual mercado atuar.
Se esse é o seu caso, confira abaixo 5 perguntas simples e objetivas que certamente ajudarão você a refletir melhor sobre o assunto:
1 – Qual problema você resolve?
Um negócio de sucesso não vende produtos ou serviços, ele vende soluções para problemas que as pessoas têm.
Dito isso, o seu primeiro passo para definir o que vender na internet é justamente focar em um problema que determinado grupo de pessoas tenha… Com o seu produto, resolva-o da forma mais eficiente possível.
2 – Existe demanda?
Depois disso, vamos à questão da demanda: não adianta começar uma loja virtual se ninguém comprará dela, certo?
Para saber um pouco mais sobre isso, você pode acessar ferramentas como o Google Keyword Planner, que vai ajudar você a descobrir qual o volume de buscas de cada termo pesquisado no Google.
Pesquise pelas palavras-chave relacionadas ao seu nicho, confira o quanto as pessoas se interessam por ele e aproveite para checar se há sazonalidade.
Além disso, você também pode começar a estudar a concorrência. Muitas lojas vendem o mesmo produto que o seu? Isso não é necessariamente uma coisa ruim, pois indica que existe muita procura nesse segmento.
É o caso dos acessórios masculinos, por exemplo.
Leia mais: Nicho de mercado: o guia completo para escolher o seu
3 – Você já conhece os seus clientes?
Verificada a questão da demanda, é hora de estudar seus clientes e entender um pouco mais sobre como eles interagem com o mundo.
Você já conhece essas pessoas? Sabe quais são os valores e crenças delas? O que elas mais gostam de fazer? Onde trabalham?
Se você já está nesse estágio, chegou a hora de fazer um estudo completo sobre a sua persona, que é um dos temas mais complexos e interessantes do marketing digital.
Para isso, recomendamos que você leia esse outro artigo, que é um guia completo para definir sua persona.
4 – Já estudou o produto?
No varejo, além de estudar o cliente e o mercado, você também precisa estudar o seu produto.
Diversas mercadorias, tais como camisetas e eletrônicos, por exemplo, não trazem dificuldade alguma ao empreendedor, pois possuem uma logística bastante facilitada.
Por outro lado, alguns produtos podem ser frágeis, perecíveis, volumosos etc. É importante notar se isso não inviabilizará a sua operação.
5 – Está sendo específico o bastante?
Se você quer montar um pequeno negócio lucrativo, jamais tente vender tudo para todos.
Em vez disso, aposte no foco como o seu principal aliado. Por exemplo:
Se você quer vender produtos para emagrecimento, tanto idosos quanto praticantes de musculação podem se interessar pelo tema… Ao tentar atingir ambos os públicos, sua comunicação pode ficar confusa a ponto de não impactar ninguém.
Foque em um nicho e especialize-se nele!
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