Os 3 piores erros que você poderia cometer no ecommerce

Última atualização em 5 de janeiro de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso

piores erros que você poderia cometer no ecommerce

Muitos empreendedores, depois de pensarem em um produto e darem um start em suas operações, cometem erros bobos que, por vezes, acabam fazendo com que a empresa feche as portas antes mesmo de completar 1 ano de existência.

Se você já tem ou está pensando em montar um ecommerce, preste muita atenção no texto de hoje. As dicas são de Fábio Ricotta, CEO da Agência Mestre e especialista em marketing Digital.

os 3 Pecados capitais do ecommerce

Em recente entrevista ao Estadão, Fábio Ricotta, um dos maiores nomes do marketing digital brasileiro, listou alguns dos principais erros que as lojas virtuais precisam evitar a todo custo.

Veja os 3 que mais prejudicam a sua operação:

Acreditar que as vendas virão naturalmente

Quando o assunto é varejo, não existe vida fácil… É preciso investir para ter o seu retorno. Dinheiro fazendo dinheiro.

Para Ricotta, um dos piores erros que você poderia cometer no ecommerce é acreditar que as vendas virão naturalmente, de maneira orgânica.

“O que eu recomendo é que o empreendedor reinvista de 15% a 30% do faturamento em marketing digital, divididos entre SEO, anúncios e outros”, sugere o consultor.

piores erros que você poderia cometer no ecommerce

Não oferecer um ambiente agradável de compras

O segundo grande erro de um empreendedor no ecommerce tem a ver com o ambiente online oferecido pela empresa.

Se você já validou o seu produto e contratou uma plataforma de loja virtual, agora tem a obrigação de tornar aquele um ambiente o mais agradável possível.

Para Fábio Ricotta, as coisas acontecem mais ou menos como em um shopping: o cliente compra mais quando o ambiente é agradável e o atendimento é eficiente.

A maneira mais fácil de se conseguir isso, segundo ele, é investindo constantemente em melhorias para melhorar o visual e a navegação do site.

piores erros que você poderia cometer no ecommerce

Não monitorar resultados

E, por último, a terceira sacada está relacionada às suas métricas.

Se você possui uma loja virtual e ainda não monitora seus resultados através de uma plataforma como o Google Analytics, está perdendo dinheiro.

É só através desse monitoramento de métricas que você conseguirá controlar o número de compras, saber quais são os produtos mais vendidos, entender qual palavra-chave leva o consumidor para cada produto etc.

piores erros que você poderia cometer no ecommerce

Cases de sucesso

Além das dicas de Ricotta, a matéria do Estadão mostra também alguns cases de sucesso de clientes que estão trabalhando em parceria com o especialista.

A Corpo Ideal Suplementos, considerada por dois anos seguidos pelo site Reclame Aqui como o melhor ecommerce de suplementos na categoria “Atendimento ao Consumidor”, vem trabalhando forte a sua presença nos buscadores.

Segundo Cristiano Carignato, dono da rede, a marca já foi até punida pelo Google. “A gente tinha muito acesso, então as pessoas copiavam links e duplicavam conteúdos. Foi só depois da consultoria que conseguimos retirar a punição e instalar ferramentas para que os textos não fossem mais copiados”, conta ele.

Leia mais: Como atrair clientes e fazer 10 vendas por dia no ecommerce?

Já Sabrina Nunes, fundadora da Francisca Joias, conta que uma de suas principais apostas é na geração de leads pelo negócio.

Segundo ela, construir uma boa lista de emails é a melhor forma de gerar recorrência e conhecer cada vez melhor o mercado.

piores erros que você poderia cometer no ecommerce

Quer aprender mais sobre marketing digital e SEO para ecommerce? Então assista ao vídeo abaixo!

Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista do país em ecommerce, conversa com o próprio Fábio Ricotta sobre o tema:

Conheça o Ecommerce na Prática

Se você quer continuar lendo e aprendendo muito mais sobre o mundo das lojas virtuais, chegou a hora de conhecer o Ecommerce na Prática!

Lá você encontra artigos semanais exclusivos sobre marketing digital, SEO, logística e diversos outros temas importantes para quem pretende mergulhar de vez no empreendedorismo online.

Gostou do que viu por aqui hoje? Então deixe seu email na caixa abaixo e receba todos os nossos melhores conteúdos sempre em primeira mão!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.