Última atualização em 18 de novembro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Se você já pensou em criar um ecommerce, provavelmente deparou-se com dúvidas sobre os mais diversos temas.
Por isso, hoje separamos um conteúdo com as 5 principais dúvidas que o empreendedor encontra no momento de montar uma loja virtual. Confira!
As maiores dúvidas no momento de criar um ecommerce
Para deixar o texto mais claro, separamos as questões em ordem de importância:
5 – Em qual mercado atuar?
Para começar, falaremos um pouco sobre como escolher um nicho de mercado.
Quais são os melhores mercados no ecommerce? Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares!
Na verdade, ao trabalhar com o varejo online, você automaticamente alcança o país (ou até o mundo) inteiro – um mercado consumidor e tanto, não?
Sendo assim, praticamente qualquer nicho tem potencial para dar vida a negócios bastante lucrativos.
Leia mais sobre como escolher o nicho de mercado ideal para você.
4 – De quanto dinheiro eu preciso?
Esta é uma questão bastante relativa. Você pode criar um ecommerce com R$300 ou com R$30 mil, tudo dependerá do capital disponível.
O fato é: quanto mais dinheiro disponível, maior a tendência de que o empreendimento decole rápido.
Leia mais sobre as 7 dicas para montar um negócio com menos de R$5 mil.
3 – Política de trocas e devoluções
Uma transparente política de trocas e devoluções, além de facilitar vendas, também é obrigatória de acordo com os direitos do consumidor.
Por não ter a oportunidade de interagir com o produto antes da compra, qualquer e-consumer pode pedir a troca ou devolução do mesmo em até 7 dias (a contar da data em que recebeu o produto ou serviço).
Para diminuir as taxas de trocas e devoluções, uma medida simples é colocar o maior número possível de detalhes sobre cada produto no site. Ao fazer isso, o empreendedor reduz as dúvidas do cliente e faz com que ele tome decisões mais acertadas.
2 – É seguro?
O comércio eletrônico torna-se, a cada ano, mais seguro aos olhos do consumidor.
Com todos os seus selos de segurança e gateways de pagamentos, o ambiente virtual oferece bastante segurança para quem compra e vende por lá.
Depois de montar a sua loja virtual, o ideal é promover um ambiente de credibilidade, fazendo posts educacionais sobre o assunto e investindo em selos como o SSL (Secure Socket Layer).
1 – Qual plataforma escolher?
Uma das questões que mais mexe com a cabeça do empreendedor no momento de criar um ecommerce diz respeito a qual plataforma escolher.
Se você tem essa dúvida, saiba que muitas opções estão disponíveis no mercado.
Caso você tenha recursos financeiros limitados e não entenda muito sobre programação e tecnologia, o ideal é optar por plataformas alugadas, tais como XTech ou Loja Integrada.
Caso queira ler mais sobre o assunto, acesse o post onde Bruno de Oliveira conta tudo sobre o que você deve levar em conta no momento de escolher uma plataforma para a sua loja virtual.