Última atualização em 8 de novembro de 2016 por Bruno de Oliveira
Quer saber como montar um pet shop online? Então você precisará de muita criatividade! Esse mercado, apesar de estar entre os que mais crescem no país, também apresenta grande quantidade de concorrentes.
Mas não se preocupe: se o objetivo é trabalhar com produtos PET na internet, nós temos algumas práticas que vão facilitar muito a sua vida e a da sua empresa!
Papel e caneta em mãos? Então vamos lá!
7 Insights sobre como montar um pet shop online
Confira abaixo algumas táticas de guerrilha para você montar o seu pet shop na internet:
1 – Quem tem contatos tem tudo
No comércio eletrônico, nós chamamos de “influenciadores” todos aqueles que podem, de alguma maneira, formar a opinião do nosso público-alvo.
Blogueiros, youtubers, instagramers, personalidades… Todos eles são influenciadores em potencial.
A questão é: todo segmento tem seus influenciadores. Porém, se você quer saber mais sobre como montar um pet shop online, precisa entender que isso é mais forte em mercados como o PET ou o de moda, por exemplo.
Em uma rápida pesquisa na internet, você encontrará importantes páginas PET como a “Cansei de ser gato”.
Faça contato, envie um email, apresente-se, pergunte por parcerias… Os influenciadores podem acelerar e muito o progresso do seu negócio.
Leia mais: Como utilizar o Instagram para vender os seus produtos?
2 – Trabalhe com preços interessantes
Não se engane: um dos principais diferenciais do seu ecommerce para PETs será o preço.
Então, na hora de pensar na formação de preço de venda, tome muito cuidado para não atuar com valores que estão acima daqueles praticados pela concorrência.
3 – Torne-se um amigo do seu público
O mercado PET é movido por carga emocional. Podemos afirmar isso visto que os compradores estão gastando dinheiro visando o bem-estar de seus queridos bichinhos.
Por isso, não vai funcionar ser apenas mais um pet shop. É preciso humanizar a marca, trabalhar com mensagens e piadas nas redes sociais, dar dicas sobre como cuidar dos animais etc.
As pessoas precisam perceber que a sua marca se importa – esse é um diferencial e tanto!
4 – Conheça o mercado offline
Não é porque você vai montar um ecommerce que precisa esquecer do mundo lá fora.
Visite clínicas veterinárias da sua cidade, apresente-se e deixe uma boa quantidade de cartões de visitas. Se a sua loja fizer um bom trabalho, não existem motivos para que veterinários deixem de recomendá-la aos clientes.
5 – Trabalhe com mimos
Quando falamos sobre como montar um pet shop online, uma coisa muito interessante a ser notada é a quantidade de brindes que você poderá distribuir de maneira bastante barata.
Quando você vende produtos que servirão pessoas, é difícil dar brindes, pois os mais baratos geralmente não têm nenhuma utilidade.
Já no caso dos animais, qualquer bolinha colorida ou boneco de pelúcia torna-se uma festa!
Invista nesses pequenos mimos e mostre, novamente, que se importa com a felicidade do animal.
Acredite: o dono não se esquecerá tão rápido da sua marca.
Veja mais: Estou sem dinheiro e quero começar
um negócio
6 – Crie um blog
O segmento PET é uma ótima pedida para o marketing de conteúdo.
Você já pensou na quantidade de dúvidas que as pessoas têm em relação à saúde e ao bem-estar de seus animais de estimação?
Pesquise – através do Keyword Planner – pelos principais termos buscados pela sua audiência no Google. Crie conteúdos relevantes respondendo essas questões.
Isso, além de aumentar seu engajamento em redes sociais (através do compartilhamento dos posts), ainda é excelente em termos de SEO.
7 – Trabalhe com fotos profissionais
Assim como qualquer outro segmento, o mercado PET pede por profissionalização.
Por isso, nada de usar a câmera do celular para tirar fotos do produto na cozinha da sua casa.
Se vai fazer, faça direito.
Invista algum dinheiro contratando um fotógrafo e alugando seu estúdio por algumas horas. Vai valer a pena!
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