Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
Nas últimas semanas estivemos falando sobre as várias estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas à um e-commerce e a importância de planejar suas estratégias pensando no todo e no público alvo.
Uma das estratégias de Marketing Digital que considero muito importante e ainda é pouco implementada pelas lojas virtuais é a: O SEO (sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para sites de buscas).
Conseguir se posicionar melhor nos sites de busca, em especial o Google, pode aumentar muito as chances de conversão de seu e-commerce, representando um público altamente qualificado, se tornando uma estratégia aliada a qualquer e-commerce bem sucedido.
Trago, dentro desse assunto, a gravação de um hangout que fui convidada a participar como entrevistadora, no inicio do mês de novembro. Esse hangout foi organizado pelo site Eventos E-commerce (http://www.eventosecommerce.com.br/), no qual tivemos o prazer de entrevistar Diego Ivo, CEO da Convesion, empresa especializada em SEO.
Abaixo, trago o vídeo do hangout na integra e, logo após, os principais temas abordados.
Diego não deixou nenhuma pergunta sem resposta, com certeza, vale a pena ver!
Foram muitos os temas abordados, abaixo trago algumas das principais questões levantadas:
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Em que consiste o trabalho de SEO?
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Quais as diferença entre SEO e Links Patrocinados?
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Vale mais a pena investir em SEO ou em Links Patrocinados, a longo prazo?
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É importante iniciar a estratégia de SEO desde a implantação de seu e-commerce?
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Além dos fatores on-page e fatores off-page, quais são os principais fatores de otimização do motor de buscas que você destacaria na estratégia de SEO?
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Como podemos planejar o SEO on-page para e-commerce?
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Como gerar um conteúdo de qualidade com produtos muito semelhantes?
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É necessário que o e-commerce tenha um Blog para aplicar a estratégia de SEO?
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O que muda após a atualização do algoritmo de busca do Google para o Google Hummingbird?
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Qual o maior impacto para os sites de e-commerce que já estavam aplicando técnicas de SEO após a atualização do algoritmo de busca?
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Todos os buscadores funcionam de maneira semelhante ao algoritmo de buscas do Google?
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Como se calcula o ROI do SEO?
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É melhor ter um profissional interno para realizar SEO ou contratar uma empresa terceirizada para realizar esse serviço?
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É importante que a plataforma de e-commerce seja desenvolvida voltada para SEO?
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E no caso de e-commerces com produtos que saem de linha, como proceder na estratégia SEO?
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É mais importante para SEO, ter vários produtos separados, com um grande número de links, ou ter os produtos agrupados e um número menor de links?
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Os comparadores de preços continuam tendo um bom posicionamento nos resultados de buscas orgânicas?
CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE SEO
Para uma loja virtual, aparecer bem no Google, significa “existir”, e nesse ponto que a estratégia de SEO se torna indispensável. Mostrar seus produtos e sua marca, de maneira estratégica nos buscadores, fará com que suas vendas aumentem.
A recente alteração, denominada de Hummingbird, visa tornar o algoritmo do Google mais ágil e capaz de responder de forma mais personalizada as perguntas de seus usuários.
Segundo as palavras do próprio Diego Ivo, em uma entrevista para o site E-commerce News: “Sites que não têm conteúdos extremamente qualificados e que não são a resposta certa para o usuário irão perder muito tráfego, principalmente aqueles que têm um SEO focado excessivamente em questões técnicas e sem dar valor real ao conteúdo de qualidade. Não basta ter muito conteúdo, é preciso ter o melhor conteúdo…”, explica. “Por outro lado, sites que sempre investiram no SEO feito da forma correta podem ficar tranquilos, pois o impacto deve na verdade ser positivo em termos de tráfego e conversão”.
Outro ponto muito importante a ser destacado, tem haver com a experiência de compra do usuário. O site e seus produtos devem ser voltados a ajudar seus potenciais clientes, principalmente com conteúdos úteis sobre o seu produto.
Mais uma vez aqui, destaco aqui a importância de mudar o “foco apenas em vendas para um foco nas pessoas e suas necessidades”.
Após assistir o hangout, por favor, comente e compartilhe! Se tiver sugestões de pessoas ou assuntos que fossem abordados em outros hangounts nos indique nos comentários.
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