#14 – A SURPREENDENTE VERDADE QUE NUNCA CONTARAM A VOCÊ SOBRE SEO

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

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Hangout Diego Ivo sobre SEO

Nas últimas semanas estivemos falando sobre as várias estratégias de Marketing Digital que podem ser aplicadas à um e-commerce e a importância de planejar suas estratégias pensando no todo e no público alvo.

Uma das estratégias de Marketing Digital que considero muito importante e ainda é pouco implementada pelas lojas virtuais é a: O SEO (sigla para Search Engine Optimization ou, em português, Otimização para sites de buscas).

Conseguir se posicionar melhor nos sites de busca, em especial o Google, pode aumentar muito as chances de conversão de seu e-commerce, representando um público altamente qualificado, se tornando uma estratégia aliada a qualquer e-commerce bem sucedido.

Trago, dentro desse assunto, a gravação de um hangout que fui convidada a participar como entrevistadora, no inicio do mês de novembro. Esse hangout foi organizado pelo site Eventos E-commerce (http://www.eventosecommerce.com.br/), no qual tivemos o prazer de entrevistar Diego Ivo, CEO da Convesion, empresa especializada em SEO.

Abaixo, trago o vídeo do hangout na integra e, logo após, os principais temas abordados.

Diego não deixou nenhuma pergunta sem resposta, com certeza, vale a pena ver!

 

Foram muitos os temas abordados, abaixo trago algumas das principais questões levantadas:

  1. Em que consiste o trabalho de SEO?

  2. Quais as diferença entre SEO e Links Patrocinados?

  3. Vale mais a pena investir em SEO ou em Links Patrocinados, a longo prazo?

  4. É importante iniciar a estratégia de SEO desde a implantação de seu e-commerce?

  5. Além dos fatores on-page e fatores off-page, quais são os principais fatores de otimização do motor de buscas que você destacaria na estratégia de SEO?

  6. Como podemos planejar o SEO on-page para e-commerce?

  7. Como gerar um conteúdo de qualidade com produtos muito semelhantes?

  8. É necessário que o e-commerce tenha um Blog para aplicar a estratégia de SEO?

  9. O que muda após a atualização do algoritmo de busca do Google para o Google Hummingbird?

  10. Qual o maior impacto para os sites de e-commerce que já estavam aplicando técnicas de SEO após a atualização do algoritmo de busca?

  11. Todos os buscadores funcionam de maneira semelhante ao algoritmo de buscas do Google?

  12. Como se calcula o ROI do SEO?

  13. É melhor ter um profissional interno para realizar SEO ou contratar uma empresa terceirizada para realizar esse serviço?

  14. É importante que a plataforma de e-commerce seja desenvolvida voltada para SEO?

  15. E no caso de e-commerces com produtos que saem de linha, como proceder na estratégia SEO?

  16. É mais importante para SEO, ter vários produtos separados, com um grande número de links, ou ter os produtos agrupados e um número menor de links?

  17. Os comparadores de preços continuam tendo um bom posicionamento nos resultados de buscas orgânicas?

     

CONSIDERAÇÕES FINAIS SOBRE SEO

Para uma loja virtual, aparecer bem no Google, significa “existir”, e nesse ponto que a estratégia de SEO se torna indispensável. Mostrar seus produtos e sua marca, de maneira estratégica nos buscadores, fará com que suas vendas aumentem.

A recente alteração, denominada de Hummingbird, visa tornar o algoritmo do Google mais ágil e capaz de responder de forma mais personalizada as perguntas de seus usuários.

Segundo as palavras do próprio Diego Ivo, em uma entrevista para o site E-commerce News: “Sites que não têm conteúdos extremamente qualificados e que não são a resposta certa para o usuário irão perder muito tráfego, principalmente aqueles que têm um SEO focado excessivamente em questões técnicas e sem dar valor real ao conteúdo de qualidade. Não basta ter muito conteúdo, é preciso ter o melhor conteúdo…”, explica. “Por outro lado, sites que sempre investiram no SEO feito da forma correta podem ficar tranquilos, pois o impacto deve na verdade ser positivo em termos de tráfego e conversão”.

Outro ponto muito importante a ser destacado, tem haver com a experiência de compra do usuário. O site e seus produtos devem ser voltados a ajudar seus potenciais clientes, principalmente com conteúdos úteis sobre o seu produto.

Mais uma vez aqui, destaco aqui a importância de mudar o “foco apenas em vendas para um foco nas pessoas e suas necessidades”.

Após assistir o hangout, por favor, comente e compartilhe! Se tiver sugestões de pessoas ou assuntos que fossem abordados em outros hangounts nos indique nos comentários.

Fique à vontade também para questionar ou tirar dúvidas!

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Sucesso!

Até… 

 

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