Última atualização em 11 de novembro de 2021 por
O Grupo Carrefour Brasil divulgou nesta quarta-feira (10) o balanço trimestral referente aos meses de julho a setembro deste ano. No período, as vendas brutas totais da companhia registraram R$ 20,8 bilhões, com uma alta de 8% na comparação anual, cenário que foi impulsionado pelo crescimento de vendas Like-for-Like (Vendas Igual por Igual, em português) do Atacadão.
Já o Lucro Líquido chegou a R$ 621 milhões, apresentando um aumento significativo de 42% em relação ao 3º trimestre de 2019. Veja os detalhes dos resultados do Carrefour nos próximos tópicos…
Ecommerce do Atacadão Representa Mais de 50% das Vendas nos Canais Digitais
Segundo informações do documento divulgado pela companhia, o GMV (Gross Merchandise Volume, em Inglês, e Volume Bruto de Mercadoria, em português) total do Carrefour bateu a marca de R$ 733 milhões, com um aumento de 52,4% na comparação com 2019.
Já o GMV alimentar faturou R$ 308 milhões com um aumento de 401% em relação ao mesmo período de 2019.
Enquanto isso, o Ecommerce do Atacadão, inaugurado em outubro de 2020, cresceu 113% e corresponde a 56% das vendas online de alimentos no 3º trimestre. Até o momento, a plataforma atende 90% das cidades brasileiras.
Além disso, as vendas brutas aumentaram 14,3% na comparação anual e atingiram R$ 15,5 bilhões, quantia que foi impulsionada pelo aumento de 2,7% de LfL e expansão de 11,6%…
Já o lucro bruto total chegou a R$ 2,2 bilhões, representando um crescimento de 17,5% em relação ao mesmo período de 2020, e uma margem bruta de 15,5%.
Além disso, o EBITDA ajustado do Atacadão faturou R$ 1,1 bilhão de julho a setembro. O valor é 11,5% superior aos resultados apresentados no mesmo período de 2020, com margem de 7,8%. Quando comparado com o 3º trimestre de 2019, o EBITDA ajustado é 68,7% maior.
No que diz respeito às novas lojas físicas da rede Atacadão, somente este ano foram abertas 36 novas unidades e mais 8 devem ser inauguradas até dezembro.
Gasolina Impacta EBITDA Ajustado Consolidado do Carrefour Varejo
O Carrefour Varejo também apresentou resultados significativos no 3º trimestre. Apesar da queda de 8,0 LfL em comparação ao 3º trimestre de 2020, as vendas totais atingiram R$ 5,3 bilhões no período – um cenário similar ao do 2T21.
Já o lucro bruto consolidado chegou a R$ 1,1 bilhão, representando 23,8% das vendas líquidas. No geral, o EBITDA ajustado consolidado faturou R$ 244 milhões no 3º trimestre deste ano, apresentando uma redução de 3,6% na comparação anual que, segundo o Carrefour, foi impactado pelo desempenho de gasolina.
Vale destacar que o sortimento de produtos de marca própria está mais amplo. Em números, houve um crescimento de 26% em relação ao mesmo período do ano passado, totalizando 3.125 itens.
Faturamento do Banco Carrefour Cresce 38% no 3º Tri
O EBITDA do Banco Carrefour chegou a R$ 187 milhões, com uma alta de 26% na comparação anual. De acordo com a companhia, o cartão Atacadão, pertencente à mesma instituição financeira, cresceu 42% e o faturamento on-us, de transações que não passam por adquirentes, e on-us, que são intermediadas por bancos, disparou 31%.
A receita do banco também aumentou 38% na comparação com o 3º trimestre de 2020 e atingiu R$ 854 milhões. Na prática, o Carrefour passou a ofertar novos produtos aos consumidores, como receita de seguros, que teve alta de 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
Já os índices de inadimplência Over30 e Over90 (com 30 e 90 dias de atraso de pagamento, respectivamente) estão em níveis inferiores aos registrados no período de julho a setembro de 2019.
Projetos de Governança Ambiental e Social do Supermercado Carrefour
Com foco em mostrar sua determinação em projetos sociais, o Grupo Carrefour Brasil desenvolveu no 3º trimestre deste ano programas de contratação voltados para pessoas negras.
Em primeiro lugar, o Talentos do Futuro: 2021 Liderança Negra, projeto de trainee para impulsionar a carreira de profissionais que estão no mercado de trabalho, porém, ainda não ocupam cargos de destaque…
Em segundo, o Programa de Estágio Afirmativo, que incentiva a educação dos jovens custeando 80% da graduação ou curso de tecnologia daqueles que ainda não ingressaram no ensino superior.
Além disso, em julho, o Carrefour investiu mais de R$ 22 milhões no Programa de Produção Sustentável de Bezerros do Mato Grosso para lançar o primeiro lote de carne livre de desmatamento, que rastreia 100% do nascimento do bezerro até a prateleira do supermercado.
Por fim, o grupo doou mais de 890 toneladas de comida para as pessoas que mais precisam e também congelou o preço dos itens de marca própria até o dia 10 de janeiro de 2022. De acordo com o Carrefour, essas atitudes representam o papel social da maior varejista alimentar do país.
Sendo assim, é notável que a companhia teve um desempenho animador no trimestre, especialmente em relação ao aumento das vendas online do Atacadão, uma rede que já conta com marketplace.
No geral, os dados apresentados e os planos que a companhia tem colocado em prática nos últimos meses tornam a plataforma ainda mais atraente para os empreendedores que comercializam produtos online…
Seja do setor alimentício ou dos demais anunciados nos marketplaces do Grupo Carrefour Brasil. Para que assim, considerem integrar a lista de mais de 300 sellers de atacado que anunciam na plataforma.