Última atualização em 3 de maio de 2014 por Webmaster
“Venda Um, Doe Outro…” Esse é o título de uma matéria da revista PME (Pequenas e Médias Empresas de Abril de 2013), que me chamou muito a atenção. Essa matéria fala sobre a importância em promover a responsabilidade social e a sustentabilidade como elementos estratégicos para a gestão de vendas online, de modo a contribuir para um melhor posicionamento para pequenas e médias empresas.
Aproveitando também que dia 21 de setembro era o dia da Arvore, o blog Ecommerce de Sucesso apoia atitudes sustentáveis, no sentido de reforçar um conceito que remete a boas ações.
Entre os vários textos voltados para o aumento nas conversões, estarei dedicando um espaço para apresentar sites de comércio eletrônico que já realizam ações que poderão proporcionar além de retorno financeiro, a preservação do meio ambiente.
Abaixo trago partes do texto apresentando na revista PME que apresenta uma ideia que além de sustentável, é totalmente inovadora.
“Todo ano, no mês de abril, a Tom’s Shoes promove o “Dia sem sapatos”. A empresa americana quer que seus clientes passem um dia inteiro justamente sem fazer usar o produto que vende, por que isso é parte fundamental de seu negócio. Para cada par de sapatos vendido pela Tom’s Shoes, outro é doado para uma pessoa que anda descalça todos os dias por não poder comprar sapatos.
O que parecia uma ideia radical poucos anos atrás — ser uma companhia lucrativa doando essencialmente metade de sua produção — tornou-se um modelo que vem crescendo rapidamente nos Estados Unidos. Existe uma nova maneira de fazer caridade, e ela está diretamente ligada ao empreendedorismo.
Esse novo tipo de negócio ganhou o nome de “Compre um, doe um”, ou simplesmente “Um por um”. Quem primeiro ganhou destaque com essa estratégia foi a OLPC, entidade que criou um laptop de baixo custo, conhecido como o computador de 100 dólares (embora ele custasse mais que isso).
Hoje existem empresas que fazem de tudo, de roupas de bebê a óculos, adotando esse modelo. Algumas não doam exatamente o que produzem — não faz sentido doar uma gravata, por exemplo. Mas a ideia de unir ação social a empreendedorismo parece ter vindo para ficar”.
Alguns exemplos de empresas emergentes nos Estados Unidos que doam algo à medida que vendem seus produtos.
WARBY PARKER – Armações para óculos: Para cada par de óculos vendido, a empresa doa outro, além de fornecer treinamento para donos de óticas de países pobres.
BABY TERESA – Roupas de algodão orgânico para bebês: Parte da receita obtida com a venda das peças financia a compra de comida para bebês órfãos em regiões carentes.
TWO DEGRESS FOOD: Barras de cereal: A venda de uma barra de cereal resulta na doação de uma refeição para pessoas carentes ao redor do mundo.
ONE MILLION LIGHTS: Fabricante de lanternas a energia solar: A cada peça vendida, outra é doada – as lanternas a energia solar são mais seguras que as de querosene, comuns em países pobres.
Se desejar ver a matéria completa acesse:
http://exame.abril.com.br/revista-exame-pme/edicoes/0060/noticias/empreendedores-adotam-o-modelo-venda-um-doe-outro?page=1
Mas se você não pode ainda ser tão radical como essa nova geração de startups dos Estados Unidos, inicie suas mudanças por pequenas atitudes sustentáveis, como: Apague as luzes quando não houver necessidade, evite gastar água de forma inconsequente, ou eleja um dia do mês ou do ano, para doar uma parte de suas vendas para alguma entidade.
E para mostrar que existem ações de responsabilidade social que sua empresa pode fazer, sem gastar quase nada, apenas dispondo de um pouco de seu tempo, trago o exemplo de meu amigo Dr. Edson Fernandes, que é advogado e CEO da Efe Brasil Corretora, que atua nos segmentos de Seguros, Imóveis e Financeira, e Efe Brasil Educação, que atua com cursos digitais para música, empreendedorismo, marketing digital, desenvolvimento pessoal, moda, Coaching, entre outros.
Dr. Edson é também autor do Método do Controle Remoto, com o qual tem ajudado dezenas de pessoas e que em breve será lançado em livro (http://www.efebrasil.com) e vai falar sobre o Projeto ALEGRAR, um trabalho voluntário prestado aos pacientes do Hospital NSC de Tubarão, onde todas as quintas-feiras, Dr. Edson agora como Dr. Bicho Grilo (O único inseto que canta), juntamente com os outros membros do Projeto Alegrar, caracterizados de palhaços, visitam pacientes do hospital e levam a eles e seus acompanhantes um momento de alegria e conforto.
Veja um pouco desse trabalho no vídeo abaixo:
Com certeza seus clientes vão gostar muito e apoiar ideias como essa, colaborando nas compras e também espalhando a ideia por você!
Com pouco do seu trabalho o marketing viral nas redes sociais ajudará o seu site de comércio eletrônico crescer, quase sem custo.
Mude pequenos hábitos, comece devagar e logo perceberá a diferença para seu e-commerce e também para toda a sociedade!
O que achou dessa ideia? Sua empresa já faz alguma ação nesse sentido?
Conte-me abaixo sobre suas atitudes sustentáveis, que num próximo texto posso escolher sua empresa para estrelar o próximo post e ser um modelo de loja virtual a ser seguida!
Sucesso!
Até a próxima semana…