Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
A expansão do Ecommerce tem sido avassaladora nos últimos meses. Os negócios que não estavam prontos para atuar no ambiente digital, tiveram que acelerar suas estratégias de digitalização o mais rápido possível… E foi pensando nisso que o Sebrae e a Magalu lançaram uma parceria para qualificar empresários nesse sentido.
Segundo estudo realizado pelo PayPal Brasil, em conjunto com BigData Corp, o comércio eletrônico cresceu 40,7% entre 2019 e 2020. Ao todo, foram criadas 1,3 milhão de novas lojas virtuais no país até o momento…
Na prática, tudo isso simboliza o movimento de migração dos lojistas físicos e também a chegada dos novos empreendedores para o Ecommerce…
Ao longos tópicos, vou explicar como funciona a parceria entre Sebrae e Magalu, e como os empreendedores podem participar. Veja.
100 mil Novos Empreendedores
Em abril, Sebrae e Magalu anunciaram uma parceria para ajudar os micro e pequenos empresários de lojas físicas a lidarem melhor com os efeitos causados pela pandemia.
Inicialmente, a parceria englobava apenas os estados de São Paulo e de Pernambuco. E, ao todo, mais de 1.500 empresas já foram capacitadas com a associação entre Sebrae e Magazine Luiza…
Mas, agora, o foco é expandir a proposta para todo o país.
Assim, a meta do Sebrae é preparar 100 mil novas empresas para o mercado digital, dando a elas a oportunidade de atuarem com sucesso em marketplaces até o final de 2021.
De acordo com Flávio Petry, analista de Competitividade do Sebrae, os empresários que desejam participar da capacitação, terão acesso uma página com diversos conteúdos, que variam de acordo com a maturidade digital do negócio:
“Primeiramente, o empreendedor faz um diagnóstico do nível de digitalização do negócio e, a partir daí, são oferecidas diversas soluções para atender as demandas específicas que ele tem para se inserir no ambiente digital, inclusive a possibilidade dos canais de marketplaces”, ressalta.
Há, inclusive, uma seção específica chamada Diagnóstico de Maturidade Digital. Nela, o empreendedor responde perguntas para ter uma noção de como o empreendimento está avançado ou não ao ambiente digital…
Como Funciona o Sebrae Cursos e Magalu
Na página oficial da parceria, há a opção de 3 cursos para o empreendedor:
- O que é Marketplace?
- Como Vender Mais em Marketplace
- Marketplace – Gestão da Loja Virtual
Todos têm o objetivo de auxiliar os empreendedores nesta fase de fortes efeitos causados pela pandemia do Covid-19.
Ou seja, um momento em que há um alto índice de lojas físicas fechando por não estarem preparadas para os novos hábitos de compra online…
Para você ter uma ideia, segundo o IBGE, 4 em cada 10 empresas que paralisaram as suas atividades na primeira quinzena de junho fizeram isso por causa da pandemia do novo coronavírus…
Ao todo, foram cerca de 1,3 milhão de negócios físicos que tiveram suas atividades encerradas de maneira temporária ou definitiva.
Das companhias que precisaram fechar de vez as suas portas, 522,7 mil (39,4%) apontaram como causa as restrições impostas pela pandemia.
E tudo isso, claro, traz atenção total ao empreendedorismo digital, como apontam os cursos do Sebrae na imagem abaixo:
As três opções de capacitação fazem parte da lista de cursos online e gratuitos do Sebrae. E o único fator indispensável para participar das capacitações é ser cadastrado no site do Sebrae…
Na página de cada um deles há as seguintes informações sobre os cursos Sebrae e Magalu:
- O que é o Curso;
- Carga Horária;
- Prazo para Conclusão;
- Certificação;
- Mais informações sobre os conteúdos previstos nos cursos.
Sendo assim, fica claro que a parceria faz total sentido com o movimento atual do varejo – físico e digital…
O cadastramento de novos empreendedores como MEI, por exemplo, teve um aumento de 20% nos últimos meses. Ao todo, foram 600 mil novos empresários cadastrados como microempreendedor individual em todo o país.
Todo esse movimento simboliza uma forte readequação dos indivíduos em meio à crise no mercado de trabalho. Isto é, com as pessoas buscando novas alternativas para sua atividades profissionais.
E a proposta do Sebrae e Magazine Luiza está bem atenta a isso…
Assim, a venda online dentro de marketplaces é vista como uma boa oportunidade para todos. Os novos empreendedores conseguem vender online – e em um dos maiores marketplaces do país -, e a Magalu ganha com a atuação de novos vendedores em sua plataforma.