6 aspectos do seu Negócio que você precisa prestar atenção neste período

Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

O momento é de praticidade nos negócios. É preciso agir de acordo com o que está no seu controle. E, para isso, você tem que entender quais são os aspectos que precisa prestar atenção.

Focar em expansão ou tentar fazer qualquer coisa sem planejamento é aumentar as chances de destruir tudo o que já foi feito. Não tente prever o futuro ou criar atalhos,  veja o que você pode fazer dentro da sua empresa para que ela consiga se sustentar nesse período.

Para te ajudar nesse processo, separamos alguns dos aspectos essenciais nos quais você precisa ter foco total:

6 pontos essenciais no seu negócio nesse momento

O momento pede cautela com diversas ações, principalmente aquelas com o intuito de expandir o negócio. Antes de pensar em qual atitude tomar, olhe para a sua empresa e fique atento aos seguintes pontos:

1 – Fluxo de Caixa

Esse é o ponto mais importante para o seu negócio se manter de pé agora. Você precisa redobrar a atenção para esse ponto, pois é o caixa que sustenta a sua empresa.

Quem tem um caixa com saldo positivo, provavelmente, tem mais chances de conseguir se manter durante a pandemia. Mas claro que há também outros fatores a ser considerado, como o tempo que a crise vai durar, como você está se posicionando no momento, quais são suas estratégias, etc.

Por outro lado, quem está com um saldo de caixa mais apertado, precisa olhar com mais cuidado esse aspecto.

É preciso analisar o negócio como um todo. 

Olhe as despesas, procure cortar tudo que não é essencial para este momento, veja se tem dinheiro ainda para receber e por quanto tempo você consegue fazer a empresa sobreviver com ele. Veja seu estoque, o que está parado, e crie estratégias para tornar esses produtos da prateleira em dinheiro, nem que tenha que vender a preço de custo.

O objetivo aqui é que você tenha dinheiro líquido para manter o seu negócio ainda de pé, em modo de sobrevivência.

2 – Relação com os clientes

O momento é delicado para todos – não só seu negócio – e você precisa ser empático com seus clientes. Não é hora de empurrar produtos e tentar vender a qualquer preço. Isso só vai mostrar ao seu público que você não se importa com ele, mas apenas com o dinheiro deles…

Portanto, nesse momento, você precisa mudar um pouco a estratégia de vendas. Foque em se aproximar da sua audiência e procure ampliá-la. Ofereça apoio nesse tempo tão incerto e delicado no qual estamos vivendo. 

Faça posts informativos nas redes sociais sobre a situação, crie conteúdos para entretê-los e tentar acalmá-los. Essas ações podem ser muito eficientes para que seu público não esqueça da sua marca. 

3 – Fornecedores

Nesse momento, procure entrar em contato com seus fornecedores para ver se eles vão suportar a demanda nessa crise e também para fazer negociações. Agora, é hora de vocês se tornarem ainda mais parceiros para sair dessa juntos.

Veja se os prazos mudaram – isso precisa estar bem definido, pois, se você não tiver um produto que o seu cliente viu que tinha e quer comprar, seu negócio pode acabar gerando uma experiência negativa para consumidor.

E, agora, não é hora de gerar ainda mais problemas.

Tente um acordo diferente com eles, um prazo maior de pagamento, talvez, para que você consiga tempo para vender. Para ter sempre dinheiro em caixa (como falamos na dica 1), a melhor forma é tentar criar um ciclo financeiro menor.

Para isso, a dica é:

  • Negocie um prazo de pagamento maior com o fornecedor;
  • Compre um estoque menor para sair mais rápido;
  • Diminua o prazo da venda. O melhor é que seja à vista, pois com o cartão, você terá ainda um tempo de espera da compensação do valor pelo banco.

O que acontece é que, com essas medidas, você aumenta o tempo de pagamento do fornecedor e diminui o tempo de recebimento do dinheiro do cliente. Com isso, você tem dinheiro em caixa, ganhando vantagem para fazer novos pedidos de estoque – com poucos produtos.

4 – Logística

Com o isolamento social, o Ecommerce brasileiro, na primeira semana de abril, teve um crescimento de 18,7% nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado. 

Esse aumento nas vendas é significativo para a logística, que tem ainda mais demanda que o normal. Além disso, diversas transportadoras estão paradas ou com um número reduzido de funcionários para evitar contaminação da Covid-19.

Todas essas mudanças influenciam no prazo de entrega dos produtos. Portanto, você precisa estar atento a esse setor para poder avisar aos clientes que pode haver alterações nos prazos.

5 – Produtos (diversificar)

Pode ser que, no momento, os resultados do seu negócio tenham estagnado por conta das mudanças de hábito da sua persona. Se você trabalha com um só tipo de produto, uma das alternativas é pensar em diversificar seu portfólio.

Mas você deve se planejar antes de tomar qualquer atitude no momento. É bom avaliar quais são as condições do seu mercado e entender como seu público alvo está se comportando. A partir disso, criar estratégias de vendas. 

Se você não tirar um tempo para analisar o mercado, as chances de erro são altas e pode prejudicar a saúde financeira da sua empresa. 

6 – Retenção de clientes

Se você não investia muito nos clientes antigos, agora é uma boa oportunidade. O convencimento de compra desses consumidores é mais fácil e você não precisa investir mais dinheiro com marketing para conquistá-los, ainda mais se eles tiveram uma boa experiência de compra com a sua marca.

Faça uma lista desses consumidores e comece a entrar em contato com eles. Analise os dados de compra deles e crie ofertas e promoções personalizadas de acordo com cada perfil. 

Veja mais dicas para manter o seu negócio de pé

Esses aspectos que citamos são essenciais para o seu negócio e você precisa ter controle sobre eles para criar boas estratégias. E lembre- se que, neste momento, é preciso que tudo esteja focado no que for prático. 

E não é só isso… 

Além desses aspectos, você precisa estar antenado às novidades que estão rolando, as mudanças de hábitos do consumidor – tanto do seu nicho quanto do mercado em geral – ao que os seus concorrentes estão fazendo, quais ferramentas podem te ajudar etc.

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