Última atualização em 6 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros
O Marketing de Afiliados é uma estratégia de vendas que tem como base uma parceria entre o produtor e o vendedor (afiliado). Nesta parceria, o maior objetivo é ampliar a divulgação de um produto de forma que gere mais vendas e menos gastos. Por um lado, o produtor ganha, porque não precisa, necessariamente, fazer o esforço de venda para as massas. Por outro, o afiliado também ganha, porque ganha comissão sobre a venda para sua audiência.
Nos Estados Unidos, essa já uma prática que funciona muito bem. De acordo com o relatório encomendado pela Rakuten, cerca de 81% das marcas usam esse tipo de método, e a tendência é que esse número aumente nos próximos anos.
No Brasil, o Marketing de Afiliados também vem crescendo a cada ano – e tem provado ser uma estratégia lucrativa. Neste artigo, te explicaremos o porquê você deveria começar a investir nessa técnica.
O que é o Marketing de Afiliados?
O Marketing de Afiliados é uma estratégia em que pessoas divulgam produtos de um empreendedor ou empresa e recebem uma comissão após a venda ser realizada através das indicações.
Funciona basicamente assim: o afiliado procura um produto com o qual se identifica para poder se afiliar e começa a criar estratégias para vendê-lo. Com isso, a divulgação do produto aumenta e ampliam as chances do aumento do faturamento da empresa que disponibilizou o produto. Em troca, o afiliado recebe uma comissão por cada venda realizada.
Ou seja, você não vai gastar dinheiro mantendo um afiliado, pois ele só recebe quando faz uma venda.
São diversos os tipos de produtos que os afiliados podem divulgar: cursos online, vídeoaulas, e-books ou até mesmo produtos físicos.
Para isso, é preciso que o empreendedor disponibilize os produtos em alguma plataforma que gere links de divulgação e entregue as comissões de forma segura.
Algumas das plataformas de afiliados mais conhecidas e confiáveis são:
As vantagens do Marketing de Afiliados para o empreendedor
1 – Mais tempo e economia
Criar conteúdo, post nas redes sociais, responder dúvidas dos usuários e divulgar seus produtos são tarefas que tomam tempo. Esse tempo poderia ser investido em outras tarefas, como: melhorias nos produtos ou solução de problemas.
Com outras pessoas vendendo o seu produto, você economiza não só o tempo, mas também dinheiro com a divulgação.
Imagina a economia que você faz quando não precisa pagar por tantos anúncios nas redes sociais, uma vez que tem algumas pessoas com uma audiência com o perfil do seu público-alvo, falando e vendendo o seu produto…
2 – Mais vendas
Utilizando o Marketing de Afiliados, o seu produto alcança mais pessoas, aumentando as chances de conversão. Os afiliados são justamente os parceiros que possuem aquela audiência que o seu negócio precisa, mas que, por alguma razão, você ainda não consegue atingir sem apoio.
Mesmo que opte por não seguir com o marketing de afiliados, saiba que quanto maior é a exposição do produto – especialmente quando os canais e perfis possuem grande audiência semelhante ao seu público-alvo -, maiores são as oportunidades de venda. Portanto, multiplicar os seus canais é uma ótima forma tentar alcançar quem realmente quer comprar.
3 – Atingir uma audiência segmentada com baixo investimento
Mas se você fizer parcerias com os afiliados certos, você não só tem mais chances de vender mais, como de investir menos.
Se você, sozinho, conseguir atingir, diariamente, 50 pessoas, imagina a quantidade de pessoas poderá atingir com mais cinco pessoas, que já possuem o público-alvo certo, expondo seu produto.
Além disso, você só pagará aos afiliados caso a divulgação resultar em uma venda. Ou seja, eles vendendo mais, ganham mais e, você também ganha mais.
Preste atenção, porém, ao público que seu afiliado impacta. Como já falamos nos outros itens, bons afiliados possuem uma audiência com o perfil do seu público-alvo. Ou, melhor ainda, com o perfil da sua persona.
Não adianta abrir o afiliado tentar vender o produto para uma audiência que não possui interesse naquilo. Haverá exposição, mas as chances de venda serão baixas. Neste caso, nenhum dos dois lados ganha, e pode gerar frustração.
Como fazer Marketing de Afiliados na sua empresa
1 – Escolha o tipo de afiliação
Existem dois modelos de afiliação: aberta e fechada.
A afiliação aberta é quando você permite que qualquer pessoa venda o seu produto, sem necessidade da sua aprovação. Na fechada, o vendedor precisa da sua permissão para divulgar o produto e ganhar comissão.
Lembre-se que você não vai gastar dinheiro mantendo um afiliado, pois ele só recebe quando faz uma venda.
Como a intenção é aumentar o número de vendas, é bom analisar qual modelo se adequa mais ao seu negócio.
2 – Ofereça boas comissões
Para alguém se interessar em divulgar o seu produto, precisa receber uma comissão que incentive a investir na divulgação. Um afiliado vai gastar um tempo para criar formas de atrair consumidores, então ele precisa sentir que terá ganhos satisfatórios.
3 – Ofereça auxílio aos afiliados
É como uma loja física: quanto mais você apoiar seus afiliados, mais chances de performar melhor e de forma alinhada com a sua empresa. Tenha em mente que afiliados fazem parte do seu negócio e eles têm um potencial enorme para alavancar suas vendas. Portanto, eles precisam de atenção e auxílio.
Não deixe um afiliado se sentir perdido ou sozinho na venda do seu produto. Mostre a ele que você está presente e que pode contar com a sua ajuda.
4 – Envie um material claro e completo
Uma pessoa que vai começar a vender os seus produtos precisa saber tudo sobre ele. Disponibilize materiais com informações precisas e completas sobre cada produto, explicando sobre o público que pretende atender, quais problemas soluciona, o que aborda, etc. Esses dados vão ajudar o seu afiliado a criar estratégias de venda para o consumidor.
Comece agora mesmo
Te mostrei alguns benefícios de se aplicar essa estratégia no seu negócio e o quanto uma parceria bem feita tem tudo para potencializar suas vendas.
O primeiro passo para isso é analisar como se esse tipo de estratégia se encaixa no seu negócio para poder aplicá-la da melhor forma. Faz sentido para você trazer afiliados para a sua marca? Todos os seus produtos se encaixam nesse sistema, ou apenas alguns deles?
Essas são ótimas perguntas para se fazer antes de aplicar a estratégia. Depois, é só verificar quais ferramentas pode usar e definir valores. A partir disso, poderá ir atrás de afiliados para o seu negócio, alcançando mais vendas e lucratividade para a empresa.
Quer conhecer mais estratégias de marketing para impulsionar as vendas do seu negócio? Confira o artigo abaixo:
8 Estratégias de Marketing para você aplicar no seu E-commerce AGORA