Última atualização em 31 de outubro de 2019 por Ana Clara Magalhães
No ano passado, a Black Friday no E-commerce teve um faturamento de 2,6 milhões de reais. Já em 2019, a tendência é um crescimento de 18%. Isso significa um faturamento acima dos 3 bilhões de reais. Confira aqui outras novidades que podemos esperar na Black Friday deste ano.
Aumento no volume de pedidos
Foi o levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) que afirmou um faturamento de R$ 3 bilhões. Além do aumento de 18%, o número de pedidos pode chegar a 10 milhões, o que representa um crescimento de 50% em vendas comparado ao ano passado.
Desses, os nichos mais procurados serão:
- Eletrodomésticos: 56%
- Eletrônicos: 50%
- Celulares: 48,5%
- Informática: 32%
- Moda e acessórios: 20%
- Saúde, cosméticos e perfumaria: 15%
- Casa e decoração: 23%
- Outros: 12%
- Livros: 11%
- Esporte e lazer: 11%
- Alimentos e bebidas: 8%
Confiança é um fator essencial
Na Black Friday de 2019, a conveniência de pagar e receber os produtos são fatores mais importantes do que o próprio preço.
O levantamento da Google mostrou que 54% dos entrevistados consideram que a confiança e o nível do serviço são os pontos mais essenciais. No ano passado, esse número era 44%.
Cada vez mais os clientes precisam se sentir confortáveis para realizar compras online. E, para muitos, inserir informações pessoais – principalmente dados de cartão – em sites desconhecidos pode ser bem intimidador.
Porém, hoje, existem melhores meios de garantir a segurança dos dados do cliente e confiança na hora da compra. Coloque descrições detalhadas, boas fotos, otimize o seu site para receber alto número de visitas e adquira um certificado de segurança, pelo menos.
Black Friday e a proximidade do Natal
Vários empresários ficam em dúvida de como conciliar a Black Friday com o Natal, por serem datas tão próximas.
Para muitos, oferecer descontos em novembro pode fazer com que os clientes não voltem em dezembro, já que eles realizaram as compras com antecedência.
Porém, isso não é totalmente verdade.
Economistas apontam que está cada vez menor o número de pessoas que antecipam as compras de Natal na Black Friday devido aos diferentes tipos de consumo.
No Natal, os clientes estão procurando por presentes para outras pessoas, enquanto, na Black Friday, os consumidores compram para si.
Um estudo do FGV/IBRE mostrou que, em 2017, 61% das empresas que participaram da Black Friday disseram que a data ajudou no resultado final das vendas do ano.
No entanto, caso tenha receio de que haja um declínio no movimento da sua loja durante o Natal, a Americanas tem uma estratégia que gera bons resultados: a estratégia dos cupons.
Funciona assim: na Black Friday, quando o cliente adquirir um produto, ofereça um cupom de desconto para a sua próxima compra, que provavelmente será no Natal.
Diversas lojas físicas costumam utilizar esta artimanha para atrair o cliente novamente para a loja após um período de altos descontos, como a Black Friday. A Farm, grande marca de roupas femininas, também é famosa por fazer ações do tipo.
Esse é um modo simples de tentar atrair o cliente de volta, abrindo uma nova oportunidade de fidelização.
Faça inúmeras vendas na Black Friday!
Como vimos, nenhum empresário deve ter receio da Black Friday, mesmo ela sendo tão próxima do Natal.
Pelo ao contrário: é a data mais lucrativa do mercado digital e você não pode ficar de fora!
Para que os lojistas fiquem preparados, criamos um Workshop cheio de estratégias e dicas riquíssimas para vender bastante na Black Friday e superar as suas próprias expectativas.
O Bruno de Oliveira, maior especialista do Mercado Digital do país será o seu professor no Workshop Black Friday para passar todo esse conhecimento.
Saiba mais sobre o Workshop:
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