Última atualização em 14 de setembro de 2021 por Ana Júlia Parreira
A forma que as empresas de sucesso nascem e crescem mudou. Ou pelo menos, deveriam. Aquelas que permaneceram “míopes” e se recusaram a enxergar as mudanças no comportamento do consumidor ficaram para trás, dando espaço para Startups multimilionárias. Essas novas empresas que crescem em ritmo acelerado são conhecidas como Startup Unicórnio… e alguns nomes brasileiros se destacam na lista.
Neste artigo, vou te mostrar mais sobre como funcionam essas startups e apresentar as 9 brasileiras que estão entre as gigantes do mundo.
O que é uma Startup
O conceito de Startup ainda é indefinido. Algumas pessoas consideram que são empresas com menos de 3 anos, outros com até um certo número de funcionários… Mas o que todas têm em comum é que são negócios pequenos com capacidade de alavancar rapidamente.
Isso acontece porque elas se diferenciam das empresas tradicionais em 4 principais aspectos.
Todos esses fatores em conjunto permitem que elas cresçam muito mais rápido.
Uma curiosidade é que São Paulo, Vale do Silício (Califórnia) e Nova York são praticamente os quintais das Startups. Em janeiro deste ano, segundo um levantamento da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o mercado brasileiro conta com mais de 10 mil Startups. Sendo a metade no Sudeste.
Conheça os 4 aspectos que fazem com elas cresçam rápido:
-
São negócios com estruturas enxutas
Você sabia que apenas 13 pessoas trabalham no Instagram? É sério. Em 2010, época em que atingiu o marco de 1 milhão de usuários, apenas 4 pessoas estavam no time.
Hoje, ainda com uma estrutura enxuta, ele tem 1 bilhão de usuários e um valor de mercado com mais de 100 bilhões de dólares. Repito, com 13 pessoas.
Isso acontece porque o fluxo de trabalho tem mais mobilidade e menos etapas. Dessa forma, eles são aprovados rapidamente e podem ser colocados em prática.
-
Uso intensivo de tecnologia
Os famosos aplicativos de Delivery, como iFood e Rappi, utilizaram a tecnologia para facilitar a vida das pessoas. E ninguém duvida do sucesso deles, certo?
Outro ótimo exemplo é a Nubank e a possibilidade de pagamento por contato, apenas encostando o chip rapidamente para fazer uma compra. A maioria dos bancos mais antigos não ofereciam esse sistema, mas logo precisaram se adaptar.
A tecnologia é sempre utilizada como forma de agilizar o trabalho.
-
Inovação no modelo de negócio
As grandes ideias nascem quando elas resolvem problemas das pessoas. Esse é um dos grandes objetivos das startups: facilitar a vida das pessoas ao redor. Quanto mais pessoas conseguir alcançar, melhor.
O Uber, por exemplo, resolveu 2 grandes questões quando foi lançado: o alto custo do táxi e o pagamento apenas com dinheiro (cédulas).
Quais foram as consequências? Os táxis tiveram que se adaptar. Hoje existem vários aplicativos de táxi que funcionam da mesma forma que o Uber: apresentam descontos e é possível pagar no cartão.
-
Experiência do cliente
Sem clientes, nenhum negócio vai para frente. Por isso, as Startups priorizam sempre a experiência do cliente e o atendimento deve sempre ser de excelência.
Falando novamente sobre a Nubank, 56% dos funcionários estão na equipe de atendimento. A média de idade deles é de 26 anos e, por serem jovens, se adaptam melhor à tecnologia e a linguagem informal da empresa.
São todos extremamente qualificados, frequentam faculdades e falam várias línguas. Eles têm em mente que o foco deve ser resolver o problema do cliente.
O que é uma Startup Unicórnio
Já esse tipo de negócio tem uma definição clara: são Startups que chegaram ao valor de mercado de 1 bilhão de dólares antes de abrir o seu capital na bolsa de valores.
Para uma Startup que opera bem os 4 fatores que eu citei no tópico acima, isso é absolutamente possível. A união desses aspectos permitem que esses negócios cresçam, em média, 200% por ano. As empresas tradicionais costumam crescer 20% no mesmo período de tempo.
Segundo o levantamento da CBInsights, existem atualmente 379 Startups Unicórnios pelo mundo e 9 delas são brasileiras. Vou te mostrar quais:
Arco
A Arco é uma companhia cearense com o foco de encontrar soluções educacionais. Ela oferece conteúdo, plataformas digitais e serviços para mais de 1.400 escolas privadas por todo o Brasil, sendo a primeira unicórnio em educação do país.
Videoaulas e livros digitais fazem parte do material didático disponível, com um valor de mercado de 2.2 bilhões de dólares.
Gympass
O Gympass é um aplicativo que permite que você faça planos mensais, do preço da sua escolha, e te permite a acessar várias academias diferentes pela sua cidade. São mais de 18 mil academias em mais de mil cidades no Brasil.
Com o plano escolhido, basta fazer check-in através do aplicativo no lugar específico. Além disso, é possível empresas fazerem planos especiais para oferecer aos colaboradores.
A Unicórnio brasileira hoje atua em 14 países ao todo com um valor de mercado estimado a 1 bilhão de dólares.
iFood e Movile
A Movile é uma empresa de venture capital e dona do queridinho de entrega Delivery, o iFood. A empresa tem mais de 6,2 milhões de pedidos mensais, 5,1 milhões de usuários ativos e está presente também no México, na Colômbia e na Argentina.
Em novembro de 2018, tornaram-se Unicórnio e hoje ambas tem o valor de mercado em torno de 2 bilhões de dólares.
Loggi
A Loggi oferece serviço de Delivery para empresas, restaurantes e Ecommerces. Google, Mercado Livre, Samsung e McDonald’s são alguns dos seus clientes.
Baixando o aplicativo, você pode localizar o motoboy mais próximo para fazer a sua entrega em poucos minutos, acompanhando todo o trajeto em tempo real.
Também é enviado um email ou SMS ao destinatário para saber em quanto tempo o seu produto chega.
Ela é a Unicórnio mais recente do país. Em julho a Startup atingiu 1 Bilhão de dólares no mercado.
99 Taxi
A 99 Taxi é um aplicativo de transporte de táxis que veio para competir com a Uber. Hoje, são mais de 18 milhões de passageiros e 600 mil motoristas.
No ano passado, a empresa foi adquirida pela Startup Chinesa DiDi, a maior plataforma de transporte por celular do mundo e uma das Startups mais valiosa, valendo 56 bilhões de dólares.
A 99 Taxi foi adquirida por 1 bilhão de dólares.
Nubank
Os sócios do Nubank perceberam a insatisfação dos brasileiros com os sistemas bancários e decidiram mudar isso. Para eles, o sucesso está na humanização de todo o processo. Até mesmo a criação do cartão é menos formal ao darem o nome de “roxinho” para eles.
Sendo inovadores e se destacando das empresas tradicionais que têm relacionamentos problemáticos com os clientes, a Nubank vale 4 bilhões de dólares no mercado.
Stone e PagSeguro
Stone é uma empresa de pagamentos e chegou a valer 6,7 bilhões de dólares no final do ano passado.
A PagSeguro é concorrente direta da Stone, sendo também uma empresa de pagamentos. Ela movimentou 2,3 bilhões de dólares no ano passado, ganhando o título de unicórnio.
Aproveite essas inspirações
Além dos 4 fatores que eu citei lá em cima, as Startups têm outro ponto em comum: todas começaram do zero.
Não tem como, qualquer negócio precisa partir do zero, de uma ideia, um estímulo… Ninguém começou com 1 bilhão de dólares no bolso.
Ou seja, para ter sucesso com seu negócio, não importa o produto, nicho, cidade… o que você mais precisa é se capacitar e juntar cada vez mais inspirações. E eu tenho a maneira certa para fazer isso:
a aula gratuita do Ecommerce do Zero.
Nesta aula, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, ensina como criar um negócio online do absoluto zero e transformá-lo em algo absolutamente lucrativo.
Assista à aula gratuita: