Última atualização em 26 de setembro de 2018 por
Quando você resolve montar uma loja virtual, precisa escolher e registrar um bom domínio, que servirá como o endereço do seu negócio na internet.
Apesar de ser um assunto relativamente simples, muitos empreendedores ainda possuem dúvidas sobre o tema, então resolvemos falar sobre ele!
O artigo de hoje está separado em duas partes: primeiro, vamos dar algumas dicas sobre como escolher um bom domínio para a sua loja virtual. Depois, é a hora de falar sobre o registro desse domínio!
Está preparado? Vamos ao conteúdo:
Escolhendo o domínio perfeito
Na hora de escolher o nome do seu site (domínio), considere as seguintes dicas:
1 – Trabalhe com nomes curtos e fáceis de digitar
Antes de qualquer coisa, um domínio precisa ser memorável e fácil de digitar. Se você optar por trabalhar com termos estrangeiros ou longos demais, pode acabar complicando a vida do cliente no momento de encontrá-lo.
Ao invés disso, procure por palavras mais curtas, envolventes e intuitivas. Sua marca ficará na cabeça dos consumidores!
2 – Um domínio precisa ser prático, não inteligente
Ainda seguindo a lógica da primeira dica, lembre-se de que o domínio é uma ferramenta que existe para te ajudar a ser encontrado e vender, não para parecer “bonitinho” ou inteligente.
Estamos falando isso porque não é raro que empreendedores tentem sofisticar demais os seus domínios, utilizando hifens e trocadilhos.
Você até pode achar que isso vai deixar seu endereço genial, mas não ajudam em nada no sentido prático da coisa.
Se você quer escolher um bom domínio, seja cirúrgico, prático e não invente demais.
3 – use palavras-chave
É claro que, se você já tem uma marca, todas as nossas 4 dicas sobre como escolher o domínio perfeito caem por terra.
Nesse caso, o domínio mais recomendado para você é o próprio nome da empresa. Casos não esteja disponível, use o ramo de atuação ou algo que remeta a ele no domínio.
De qualquer forma, para quem ainda não definiu essa questão, vale a pena tentar inserir uma palavra-chave relevante no domínio.
Uma loja virtual especializada em vender livros de negócios, por exemplo, poderia se beneficiar muito de um domínio como este: www.livrosdenegocios.com.br. Esse tipo de domínio, por conter uma palavra-chave muito buscada por usuários do Google, tem grandes chances de ser bem ranqueado e trazer bastante tráfego orgânico para o seu site.
Da mesma forma, um Ecommerce focado em vender doces veganos poderia ter o domínio docesveganos.com.br. Caso não houvesse disponibilidade (pois outras pessoas podem ter tido a mesma ideia antes de você), uma opção seria bolosveganos.com.br ou receitasveganas.com.br. São opções que ainda conversam com a sua persona e têm grande relevância para o Google.
Caso queira dar um ar mais pessoal ao negócio, há a opção de atrelar o nome da marca ou do dono ao dominio.
No exemplo acima, poderíamos usar *seunome*doces.com, “docesdavovó.com” ou até docesveganosdavovó.com, caso sua proposta for seguir um tipo de comunicação mais próximo dos clientes.
Se não der para trabalhar com uma boa palavra-chave no domínio principal da sua loja, ainda existe a possibilidade de fazer isso através de um blog. Também é uma boa ideia.
Se você observar bem, o nosso próprio domínio (www.ecommercedesucesso.com.br) possui uma palavra-chave relevante em seu corpo.
Tanto a palavra “ecommerce” quanto o termo “ecommerce de sucesso” são muito buscados por usuários, fazendo com que o nosso blog acabe recebendo milhares de visitas por conta desse “detalhe”.
Leia mais: Como registrar a sua marca no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual)
4 – A questão da disponibilidade
Se o assunto é registro de domínio, de nada vale ter o nome perfeito se ele não estiver disponível.
Assim sendo, acesse o site do Registro BR para saber se o seu domínio “.com.br” ainda não foi comprado. A disponibilidade do domínio “.com” você pode consultar através de sites como GoDaddy ou Hostgator.
5 – Escolha o .com
A grande maioria dos sites está com o domínio “.com”. Isso traz mais legitimidade ao negócio.
Apesar de haver diversas outras opções, como “.art”, “.info”, “.org” e muitas outras, a melhor opção é escolher o mais seguro e mais fácil para o seu cliente.
Para o público, é natural procurar uma marca e colocar o “.com” ao final do nome. Nesse caso, se o seu domínio for diferente disso, é possível que a pessoa que o procura não consiga encontrá-lo.
Além disso, pode ser que ele seja direcionado a uma página mal-intencionada e acabe tendo uma experiência muito negativa.
Registro de domínio: como fazer?
Agora que você já escolheu um domínio matador e verificou sua disponibilidade, chegou a hora de registrá-lo! Você pode fazer isso nos próprios sites onde verificou se os domínios estavam disponíveis.
O processo é bem simples. Basta ir até o site desejado, buscar pelo domínio e escolher um dos pacotes disponíveis. Se possível, adquira tanto o registro “.com.br” quanto o “.com”.
Aqui estão algumas opções de empresas em que você pode registrar o seu site:
- Registro.br
- GoDaddy
- Hostgator
- Super Domínios
- LocaWeb
- Dream Host
Pesquise e entenda qual atende melhor suas expectativas.
Nessa hora, escolha o domínio que melhor atende a sua marca, mesmo que tenha que pagar um pouco mais por isso.
Um investimento um pouco maior, de R$10, R$20 ou até R$50, pode fazer uma diferença brutal no tráfego e nas vendas do seu negócio.
Não deixe para depois
Nossa última dica é: escolheu um domínio? Então registre-o agora mesmo e não corra o risco de perdê-lo!
Esse é um passo fundamental para a sua loja virtual. Por isso, é de suma importância que você priorize a escolha e a compra do domínio. Depois de consegui-lo, você terá mais segurança e motivação rumo ao sucesso no Ecommerce.
Se precisar de mais ajuda, acesse o nosso passo a passo sobre como registrar um domínio na internet.
Quer saber tudo sobre como montar seu negócio de sucesso na internet? Inscreva-se na Lista Vip e receba todo o nosso conteúdo!