Última atualização em 27 de setembro de 2018 por
Segundo dados do Serasa, a abertura de novas empresas no Brasil bateu recorde no primeiro semestre. Leia a matéria para saber quais são os setores com maior índice:
Recorde de abertura de empresas
A pesquisa do Serasa começou em 2010. No primeiro semestre de 2018, foram registradas 1,2 milhão de novas empresas no país. Esse é o número mais alto da história, com aumento de mais de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo especialistas, a maior parte dos novos negócios foi criado por necessidade. A recuperação econômica do Brasil está sendo mais lenta do que esperado, resultando em uma alta taxa de desemprego. Esse é um dos principais motivadores da abertura de empresas.
MEIs são maioria
Segundo o levantamento, mais de 80% dos novos empreendimentos são de Microempreendedores Individuais (MEIs).
Em relação ao primeiro semestre do ano passado, o crescimento foi de 14,5%.
Para se enquadrar no MEI, a empresa não pode ultrapassar os R$81 mil de faturamento anual. Essa é a principal escolha dos empreendedores que escolhem criar um Ecommerce, por exemplo.
Ranking dos ramos de atividade
Das mais de 1 milhão de novas empresas, 8,1% foram do ramo alimentício. Em segundo lugar, a categoria Higiene e Embelezamento pessoal foi responsável por 7,6%. Fechando o pódio, Reparo e Manutenção de Prédios e Instalação Elétrica teve 7% do total.
Confira o ranking com os 5 setores com maior número de novos empreendimentos abertos entre janeiro e junho de 2018 no país:
Abertura de empresas por região
Os cinco estados com maior número de abertura de empresas foram:
- São Paulo, com mais de 363 mil novos negócios
- Minas Gerais, com 144.689 empresas
- Rio de Janeiro, com 126.261 novos CNPJs criados
- Paraná, com mais de 84 mil novos empreendimentos
- Rio Grande do Sul, com pouco mais de 79 mil novas emrpesas
Em números percentuais, as regiões Sul e Sudeste foram as que mais cresceram, empatadas em 12,9%. O estado de São Paulo, sozinho, registrou cerca de 28% do total de novas empresas brasileiras. O Centro-Oeste apresentou aumento de 7,9% e o Nordeste teve 6,9%. A região Norte foi a única em que a abertura de novos CNPJs diminuiu. De acordo com a pesquisa, a queda foi de 4,6%.
A melhor forma de empreender
Apesar dos números empolgantes de novas empresas surgindo no Brasil, as estatísticas apontam que cerca de 90% delas fecharão antes de completar 1 ano de vida.
Se você também quer empreender, deve fazer isso com segurança e com uma estratégia sólida.
Conheça nossos cursos e crie seu Ecommerce do Zero.