7 Dicas para Definir a sua Persona

Última atualização em 10 de novembro de 2020 por Maria Alice Medeiros

Definir a sua persona é um dos primeiros passos para começar seu Negócio online. Se você ignorar isso, acredite: existem boas chances de não vender nada. Ou, pior, de alcançar apenas um pequeno percentual do potencial de vendas da sua loja… e achar que não tem mais jeito.

Esse risco é alto porque pode acabar ignorando aquela pessoa que tem interesse real no seu produto ou serviço. Assim, em vez de comprar de você, ela simplesmente irá até o concorrente.

E o reflexo deste comportamento aparece direto na sua conta. 

Mesmo que você já venda algo, saiba que seu faturamento poderia ser bem mais alto do que é hoje. 

Por isso, está mais do que na hora de definir sua persona. 

Agora, vou te mostrar 8 dicas que vão deixar esse processo o mais prático possível. 

Persona vs. Público-Alvo

persona e publico-alvo

É comum as pessoas confundirem Persona com Público-Alvo. Embora similares, elas não são a mesma coisa:

Público-Alvo é a sua audiência segmentada por fatores demográficos, sexo, idade, etc. Por exemplo, homens de São Paulo entre 20 a 35 anos que gostam de futebol. 

É uma visão mais ampla e homogênea dos seus consumidores, como se todos tivessem as mesmas dores e desejos iguais, sem grandes diferenças.

Ter o Público-Alvo é importante, porém, hoje em dia, não é mais possível criar uma boa comunicação apenas com essas informações. Todos os clientes precisam ser tratados de maneira personalizada.

Só que todos os negócios lidam com muitos clientes. Até mesmo para pequenos negócios, lidar com cada um deles separadamente seria impossível. Por isso, foi criado a persona

A persona do seu negócio é uma representação fictícia do seu cliente, o que é ótimo para compreender melhor como funciona o comportamento dele.

Em vez de dizer que o seu público alvo são homens paulistas entre 20 a 35 anos, a sua persona pode ser o André, de 24 anos, estudante da USP, Corinthiano e com pouco dinheiro, porque não está trabalhando ainda.

E você pode ter mais do que uma persona: talvez também tenha o Marcus de 35 anos, recém-casado, empreendedor e quer começa o seu negócio de revenda de blusas de time. 

Porém, é raro ter mais de uma persona, especialmente quando se está começando. Em geral, apenas um tipo específico de cliente é responsável pela maior parte do seu faturamento e é nele que você precisa focar.

Mas, se além do André tiver o Marcus, trabalhe com os dois! Nunca deixe uma persona de lado.

9 Dicas para Definir a sua Persona

1 – Mapa da Empatia

persona mapa da empatia

Para definir a sua persona de forma prática, o nosso mapa da empatia pode ser perfeito para você.

Com 6 perguntas, você pode entender mais a fundo como é a personalidade do seu cliente:

1 – O que sua persona pensa e sente?

2 – O que sua persona escuta?

3 – O que sua persona fala e faz?

4 – O que sua persona vê?

5 – Quais são as dores da sua persona?

6 – Quais são os objetivos da sua persona?

Tenha bastante paciência e responda todas as perguntas detalhadamente. Pode levar um tempo, mas você vai ter a sua persona de forma detalhada e aprofundada.

2 – Faça Pesquisa de Opinião

Pegue a sua base de clientes, seja antigos ou novos, e realize pesquisas de opinião. Mas tome cuidado para não ser chato com o seu consumidor. Por isso, pegue apenas as informações necessárias.

Não crie formulários grandes, porque ninguém vai querer perder tempo em respondê-lo. E também muitas informações e detalhes podem te atrapalhar mais do que ajudar. Pergunte apenas o necessário, pode se basear no Mapa da Empatia.

3 – Dê Algo em Troca

persona presente

Quando o cliente responde os formulários, apenas você ganha algo, não o cliente. Isso muitas vezes os impedem de separar um tempo do dia deles para responder. 

Uma boa ideia para chamar cada vez mais pessoas é oferecer algo em troca. Isso fará com que mais pessoas respondam e, quanto mais clientes, mais informações para a construção da persona você terá.

Mas tenha cuidado com essa ideia de oferecer algo. Evite dar brindes em troca de respostas. Muitas pessoas vão fazer o formulário apenas para receber o que você está oferecendo, mesmo que não façam parte da audiência que tem interesse real no seu produto.

Um desconto, por exemplo, vai impactar apenas os seus consumidores. Um brinde, como produto grátis, vai atrair mesmo as pessoas que não estariam na sua loja em outras circunstância.

4 – Use e abuse do email

Se você está em dúvida de onde disponibilizar as suas pesquisas de satisfação, o email é uma boa ideia. Crie títulos chamativos e use o Google Forms para criar as perguntas para sua base, assim pode entendê-la melhor. É um bom método de obter todas as respostas.

5 – Google Analytics

Se você tem uma loja virtual, não há desculpas para não usar o Google Analytics. Ela é gratuita e você pode coletar vários dados importantes sobre o seu público-alvo para eventualmente definir a sua persona, como idade, sexo, região, etc.

6 – Facebook Insights

persona facebook insights

O Google Analytics está para o Google da mesma forma que o Facebook Insights está para o Facebook. 

Ele é uma plataforma que te mostra várias métricas importantes da sua página no Facebook como idade, gênero, dados demográficos, estado civil, quantidade de filhos, salário, escolaridade,etc. Ou seja, várias informações que serão úteis para criar a sua persona.

Mas também é preciso tomar cuidado. Por mais que o Facebook Insights ofereça dados importantes, é preciso selecionar apenas o necessário.

Se você segmentar demais o seu público, várias personas serão definidas de forma desnecessária. Quanto mais persona tiver, mais trabalho você terá.

Além disso, pode criar estratégias para vender mais ainda com essas informações: veja quais sãos as fanpages mais curtidas e proponha parcerias; coloque banners através do Google Ads nesses sites.; veja se vale a pena criar anúncios segmentados pelas regiões que os seus clientes se encontram.

7 – Interaja com o seu Público

Não tem ninguém melhor para conhecer o seu público do que você mesmo. Por isso, entre em contato com o seu público! Comente, curte, mande mensagem e seja atencioso com no atendimento. Dessa forma, além de engajar, vai pode conhecer um pouco mais sobre ele.

Agora é hora de vender!

Ter a sua persona definida é um dos fatores para ter um negócio que seja sólido e lucrativo.

Afinal, agora que já sabe com quem está falando, pode ter uma comunicação mais assertiva e vender cada vez mais.

Mas, para ter um empreendimento que apresente resultados, você vai precisar trabalhar duro em vários outros pontos…

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