Última atualização em 26 de outubro de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Muitos empreendedores que estão pensando em abrir um ecommerce, gostariam de fazer isso com menos de R$5 mil em caixa. Será que e possível?
A resposta é: sim, por incrível que pareça, é bastante possível.
É só dar uma olhada em alguns dos cases postados recentemente por aqui e você descobrirá que é possível transformar quantias pequenas em faturamentos milionários.
Os 7 mandamentos para abrir um ecommerce com pouco dinheiro
Se o seu objetivo é abrir um ecommerce com poucos recursos, preste bastante atenção às dicas a seguir. Elas podem ser indispensáveis para o sucesso do negócio!
1 – Estude muito
Quanto mais dinheiro for investido em sua loja virtual, maior a sua “tolerância” aos erros.
Se você está começando com pouco dinheiro, um simples deslize pode acabar custando muito caro.
Por isso, lembre-se: o melhor investimento é em conhecimento. Estude muito sobre comércio eletrônico e marketing digital. A internet está cheia de cursos gratuitos sobre empreendedorismo!
2 – Foque em gerar lucro
Se quer abrir um ecommerce com um investimento menor que R$5 mil, é preciso ter noção de que o seu capital é limitado.
Veja mais: Estou sem dinheiro e quero começar o meu negócio
Sendo assim, no início, não desperdice tempo e dinheiro em recursos complementares como a criação de um blog ou o gerenciamento profissional da sua fanpage no Facebook.
É preciso fazer os produtos terem saída, e isso só acontece quando você investe em divulgação e navegabilidade.
3 – Segmente
Quanto maior for o seu público, mais dinheiro precisa ser gasto para impactá-lo.
Antes de abrir um ecommerce, defina um nicho de mercado específico e com necessidades específicas.
Ao fazer isso, você otimizará suas campanhas de marketing digital e conseguirá realizar vendas já nas primeiras semanas de vida do empreendimento.
4 – Faça muitos testes
Você preparou sua loja virtual, colocou-a no ar e as vendas ainda não deslancharam? Então comece a testar!
Mude as imagens de suas campanhas do Facebook Ads, as chamadas do Google Adwords, tente fazer promoções etc. É preciso entender o que funciona com o seu público.
5 – Conheça a sua persona
E por falar em público, você já sabe quem é a sua persona?
Por mais que pareça perfumaria, mapear suas possíveis personas é muito relevante para entender exatamente o que o seu consumidor está buscando.
Leia mais: Um guia completo para definir a persona da sua loja virtual
6 – Prepare o seu Canvas
Antes de abrir um ecommerce, é preciso pensar sobre qual será o seu modelo de negócios. Para isso, nada melhor que sentar e preparar o Canvas do seu empreendimento.
Acredite: ele mostrará diversos vieses que você ainda não havia enxergado no negócio.
7 – Não erre no cálculo do estoque
Outra grande dúvida que os empreendedores costumam ter ao abrir um ecommerce é em relação ao estoque inicial. Afinal, o quanto preciso me abastecer para começar a atender a demanda existente?
Depende.
Nossa única dica é para que você mantenha-se enxuto, não correndo o risco de adquirir produtos em excesso, o que acabará dissipando, desnecessariamente, boa parte dos recursos iniciais do seu empreendimento.
Também é possível começar uma loja virtual sem estoque.
Conheça o Ecommerce na Prática
Você está pensando em abrir um ecommerce e não sabe muito bem por onde começar? Então inicie a sua jornada conhecendo o Ecommerce na Prática, blog com o melhor conteúdo do Brasil sobre comércio eletrônico e empreendedorismo.
Comandado por Bruno de Oliveira, o Ecommerce na Prática traz artigos semanais sobre todas as temáticas relevantes a quem já tem ou pretende montar uma loja virtual.
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