Última atualização em 16 de abril de 2017 por Redacao Ecommerce de Sucesso
Sim, o título da nossa matéria de hoje é forte… Afinal de contas, ninguém abre uma empresa desejando que ela quebre, certo?
Por outro lado, falar sobre falência é importante — principalmente enquanto essa pequena tragédia ainda não ocorreu.
>> “Como Montar seu Ecommerce do Zero”: Confira a Palestra 100% Gratuita!
Nathana Lacerda, uma especialista em imagem e reputação, escreveu para o portal Ecommerce Brasil sobre as principais atitudes que podem levar um pequeno empresário ao fracasso.
Fizemos uma releitura para você. Confira abaixo!
Como evitar a falência? 5 Atitudes que fazem mal ao empreendedor
1 – Não ter uma comunicação humanizada
Para Lacerda, na ânsia de tentar trabalhar sua comunicação de maneira mais profissional, o empreendedor pode acabar ficando técnico demais.
Segundo ela, mesmo que você não queira aparecer em vídeos ou imagens para comunicar-se diretamente com os clientes, vale adotar tons informais na hora de tratar com o público (assim como faz a famosa fanpage da Prefeitura de Curitiba ou o Nubank, por exemplo).
2 – Acreditar que produtos de qualidade são o suficiente
O segundo erro que pode levar um pequeno empreendedor à falência em até 5 anos diz respeito à identidade criada pela marca.
Se você vai entrar no mercado, o ideal é que não seja apenas mais uma empresa… Mostre que existem valores por trás do seu projeto.
Como a sua marca torna o mundo melhor? Quais causas você defende? Que conteúdo você cria? Como você impacta o dia a dia dos clientes?
Ao encontrar essas respostas, sua empresa passará a ser mais reconhecida e admirada pelo mercado, aumentando suas chances de prosperar.
Leia mais: Como montar uma loja virtual sem estoque?
3 – Querer fazer de tudo um pouco
Se você quer saber como evitar a falência e fazer sucesso no mundo dos negócios, uma das dicas reservadas por Nathana é: especialize-se.
Não adianta querer vender de tudo um pouco para os clientes… Escolha um nicho e seja um dos melhores naquilo que está se propondo a fazer.
4 – Livros de mais, mão na massa de menos
É claro que livros, cursos e palestras são decisivos para o seu sucesso… Não é à toa que sempre falamos por aqui sobre a importância de seguir um método comprovado como o Ecommerce do Zero, por exemplo.
Por outro lado, as aulas de nada vão adiantar se você não colocar os ensinamentos em prática. Mão na massa é a palavra de ordem!
5 – Falta de networking
A última dica de Nathana Lacerda tem a ver com as suas relações interpessoais. Para a especialista, poucos empreendedores conseguem crescer quando não têm uma boa rede de contatos.
Felizmente, fazer networking é algo cada vez mais fácil. Compareça a eventos do seu mercado, use o Linkedin, faça mais telefonemas e não se esqueça: nada de ser um “interesseiro”… Procure pessoas com a mesma visão e valores que os seus — o ideal é que a relação seja benéfica para ambas as partes.
Gostou dos conselhos de Nathana Lacerta sobre como evitar a falência e de quebra turbinar a sua carreira empreendedora?
Caso tenha alguma pergunta para nos fazer, deixe um comentário abaixo do texto e responderemos o mais breve possível!
Se quiser continuar aprendendo muito sobre negócios, basta dar o play no vídeo abaixo! Nele, Bruno de Oliveira, o maior especialista brasileiro em ecommerce, fala um pouco sobre sociedade nos negócios… Será que vale a pena?
Palestra Online Gratuita: “Como Montar seu Ecommerce do Zero”
Por fim, se você quer montar uma loja virtual de sucesso e ainda não sabe muito bem por onde começar, precisa conferir a palestra “Como Montar seu Ecommerce do Zero”, ministrada por Bruno de Oliveira.
Através de um conteúdo que está disponível de forma 100% Online e Gratuita, o especialista mostra um passo a passo simples para quem quer começar a vender na internet de maneira descomplicada e com um baixo custo inicial.
Se interessou? Então não perca tempo… A palestra já foi vista por mais de 10 mil empreendedores!
Acesse o site e garanta já a sua vaga!