#45 – O que é Link Building ?

Última atualização em 4 de novembro de 2014 por Webmaster

Google+

 

Olá! Aqui é Greisy Paini e bem vindo a última dica, dica número 10 da série de dicas sobre SEO para E-commerce. A dica que eu guardei para hoje, ela é muito especial, e ela pode fazer com que sua loja virtual ou seu site, pule da centésima página de exibição de resultados de buscas do Google para a primeira.

Ela tem haver com link building, ou seja, com linkagem externa.

Mas o que é link building?

Em nossos encontros anteriores estivemos falando sobre a importância de se investir na estratégia de SEO para e-commerce e abordamos alguns, das centenas de fatores, que são utilizados pelo Google no seu algoritmo de Page Rank para determinar o posicionamento de uma loja virtual ou de um site no retorno das buscas.

Entre eles vimos questões como: envio de sitemap, URLs amigáveis, uso de linkagem interna, uso correto de meta tags, entre outros. A maior parte desses fatores que estivemos conversando eram relativos a parte interna do site, ou seja, eram fatores ON-PAGE, de dentro de sua loja virtual.

A questão do Link Building diz respeito a fatores OFF-PAGE, que são fatores de fora de sua loja virtual. O termo link building é utilizado para representar os links de outros sites que apontam para o seu site ou para seu e-commerce.

Quando um outro site aponta para a sua loja virtual, faz uma linkagem para algum de seus produtos ou suas seções de produtos, é como se ele estivesse recomendando ao Google a sua loja e os seus produtos. Quanto mais sites estiverem apontando para sua loja virtual, quanto mais links você estiver recebendo, e links de qualidade, principalmente (sites do mesmo ramo de mercado, sites com assuntos relacionados aos seus produtos que você esta oferecendo), maior peso o Google vai dar para o seu e-commerce e melhor vai posicioná-lo.

Você deve se preocupar em encontrar uma rede de parceiros para criar uma estratégia de troca de links, também deve estar se preocupando em ter uma produção de conteúdo muto boa dentro de seu site, ou loja virtual, ou de um blog associado a sua loja virtual.

De certa forma, o conteúdo que pode ser adicionado a uma loja virtual é um pouco limitado, mas se você tiver um blog, com bastante conteúdo, com conteúdo bem relevante a respeito de seu nicho de mercado, e o seu blog esta linkando para sua loja virtual e outros sites que se interessaram por aquele assunto que você publicou linkarem para seu blog, estará sendo feita uma ponte, ou um caminho até a sua loja virtual.

O Google consegue enxergar toda essa hierarquia, e se você tiver, não precisa ser um número tão grande (não se preocupe tanto com a quantidade de links que você tem, mas também com a qualidade) de outros sites, mas que apontem para o seu, será muito bom. Ainda mais se esses sites já estiverem bem posicionados.

É mais importante que você consiga 10 links de sites bem posicionados do que 100 links de sites que não tem a estrategia de SEO, e que não estão bem posicionados.

Infelizmente, chegamos ao final de nossa série de videos sobre SEO para E-commerce, gostaria de agradecer a você que tem me acompanhado por todos esses dias.

Me coloco a disposição para responder outras possíveis duvidas, pois o assunto de SEO é muito vasto, de certa forma, visto como um assunto complexo, mas existe uma maneira de você conseguir desmitificar este assunto, que é ir quebrando ele em partes, resolvendo cada uma dessas pequenas questões.

Se você for fazendo isso, aos poucos, com certeza, você verá uma melhora perceptivel no posicionamento de sua loja virtual e com isso, você vai ter muitos acessos qualificados e por consequencia, muitas e muitas vendas.

Agradeço de coração você ter me acompanhado até aqui, aguardo seus comentários e a sua visita no meu blog Ecommerce de Sucesso.

Um grande abraço e te vejo no topo das buscas!

Tchau, tchau…

 

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.