#29 – A COPA DO MUNDO 2014: OPORTUNIDADE OU PROBLEMA PARA SEU E-COMMERCE?

Última atualização em 5 de junho de 2014 por Webmaster

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Estamos a cerca de uma semana de iniciarmos a Copa do Mundo da Fifa 2014, com sede no Rio de Janeiro, e esse é um dos assuntos mais abordados na televisão e nas mídias sociais.

A galera está muito ansiosa pelo inicio dos jogos, seja “a turma dos fanáticos por futebol”, seja “a turma que quer ver o Brasil perder”, “a turma que acha tudo um absurdo”, “a turma que acha que isso tudo é estratégia do governo em ano de eleição”, e por ai vai…

Mas e você, o que está achando disso tudo? Se você tem uma loja virtual, já parou para pensar se esse é um momento de OPORTUNIDADE ou momento de PROBLEMA para suas vendas?

Foi pensando nisso que resolvi escrever esse texto, pois se por um lado o comércio eletrônico brasileiro tem alcançado números incríveis em anos de Copa do Mundo anteriores, por outro lado, existem vários problemas de infraestrutura e gerenciais que precisam receber uma atenção especial durante o período do maior evento esportivo do planeta.

A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico esta prevendo que a Copa será uma ótima oportunidade, resultando em mais um ano acima das expectativas de vendas.

Como era de se esperar, cerca de 80% das vendas esperadas são para artigos esportivos, seguidos de eletrônicos (20%) e produtos relacionados ao Brasil, como camisetas e lembranças (20%).

Abaixo, trago um infográfico que mostra o faturamento do e-commerce desde 2008, bem como as expectativas para o ano de 2014:

A copa do mundo do e-commerce

 Fonte: http://www.nuvemshop.com.br/blog/dados-ecommerce-brasil-copa-do-mundo/

A primeira vista, me parece que a Copa do Mundo 2014 é uma bela oportunidade para seu e-commerce, e por isso, vamos primeiro ver algumas dicas de como aproveitar essa data para CONVERTER MAIS, antes, durante e depois!

E não fique triste e desanimado se seu ramo não é dos citados no infográfico, com certeza, lendo as 07 dicas desse texto, sua loja virtual pode e deve usar a Copa do Mundo para acelerar o ritmo de vendas também.

E para a “turma dos fanáticos por futebol” vale a pena acessar o portal oficial da Copa do Mundo da Fifa 2014 e ficar por dentro de tudo o que esta acontecendo no mundial: http://www.copa2014.gov.br/pt-br e também o portal da Fifa: http://pt.fifa.com/worldcup/

 

OPORTUNIDADES DA COPA DO MUNDO EM 2014

Copa do Mundo
Eu sou do “time dos torcedores apaixonados pelo Brasil” e do tipo: “Sou brasileira e não desisto nunca!”.

Por isso foi enfeitar a casa, com o Kit de torcedora oficial que recebi do Google (gerenciar uma central de clientes de links patrocinados tem lá suas vantagens) e torcer muito para que a “seleção Canarinho” conquiste a tão sonhada sexta estrela!

E também vou estar de dedos cruzados, pensando em cada lojista do varejo on-line e torcendo para que você planeje e aproveite cada uma dessas 07 oportunidades para promover o seu e-commerce e gerar muitos negócios!

Agora é com você: ESCALE SUA SELEÇÃO e CHUTE A GOL!

1 – Vista a camisa do Brasil também em seu layout:

Se você puder invista na elaboração de um layout que traga as cores verde e amarela, bem como os símbolos relativos a copa. Esse tipo de atitude, mesmo que você não venda produtos esportivos, pode conquistar o cliente de cara e ajudar no aumento de conversões.

Se você não tiver tempo ou verba para alterar todo o layout, sugiro o uso de banners com o tema. Aqui, tome o cuidado para não usar nada que seja propriedade da Fifa (por exemplo o termo: copa do mundo 2014 não pode ser comercializado ou utilizado em anúncios).

Outra dica legal e criativa é embrulhar seus produtos com as cores verde e amarelo na hora da entrega. Com certeza, seu cliente vai gostar e perceber que sua empresa entrou no clima!

2 – O camisa 10 de seu e-commerce é o E-mail Marketing:

O e-mail marketing é uma das ferramentas de maior taxa de conversão no comércio eletrônico e com certeza, se você investir nessa mídia, vai marcar muitos gols!

Por isso, faça uso das cores da seleção e em elementos relacionados ao futebol, na hora de enviar suas malas diretas.

Além de enviar ofertas, você pode usar de suas news para levar conteúdo sobre os jogos.

3 – BOLA DA VEZ: Conteúdo relevante sobre a Copa do Mundo

Em vários outros posts já comentamos sobre a importância do conteúdo e como utilizar o conteúdo de maneira estratégica em seu e-commerce. Nesse sentido, a criação de conteúdo relevante ao seu público alvo e relacionado a Copa do mundo pode ajudar você a atrair a atenção dos consumidores e também dos buscadores (ficando melhor posicionado e potencializando as suas vendas por meio da estratégia de SEO).

Invista na criação desse conteúdo relacionado ao tema e adicione ao seu blog, em seu canal do youtube, nas redes sociais e aonde mais você conseguir disponibilizá-lo de forma a não abusar de postagens comerciais, sendo chato ou abusivo com seu cliente em potencial.

4 – E já que falamos de Redes Sociais: O Facebook é o seu Mascote

Me responde uma coisa: qual o assunto que você mais vê quando entra no seu Facebook?

COPA DO MUNDO! Ou pelo menos é um dos assuntos que agente mais vê, ehehe…

Por que então não aproveitar para interagir com seu potencial consumidor via Facebook?

Fique por dentro dos jogos que vão acontecer a cada dia, das curiosidades a respeito do mundial, tentando sempre conectar a sua marca ou seus produtos ao tema.

As redes sociais têm um grande poder e se mostram um ótimo canal para você atrair e se conectar com o público que é apaixonado por futebol.

5 – Promoções Verdes e Amarelas

Não deixe de tirar um tempo para planejar e criar promoções relacionadas ao tema.
Estude e veja como entrar no clima “verde e amarelo”.

Oferecer brindes como: apitos, vuvuzelas, bandeiras e outros produtos relacionados ao futebol, nas compras acima de um determinado valor, é boa estratégia para converter mais e de quebrar elevar o ticket médio de compra! Ai é só partir pro abraço, que é gol!!!!

6 – Ajude na escala: Monte e ofereça Kits

Quer um motivo melhor do que a Copa do Mundo para oferecer produtos em kits, com preços promocionais?
O torcedor ganha e a sua loja virtual também, vendendo vários produtos de uma só vez.

Você pode montar tanto kits temáticos, contendo itens relacionados ao evento, ou montar kits criados em homenagem ao período, mas que não possuem nenhum produto relacionado ao tema.

Uma sugestão de ideia de kit, se você é do nicho de pet shop seria: um cliente interessado em uma roupa de cachorro verde e amarela, também precisa de ração. Então que tal juntar uma roupa verde e amarela, junto com dois potes para alimentação (um verde e um amarelo, é claro) e um pacotão de ração?

Nada mais sugestivo para esse período e que de quebra pode fazer impulsionar as vendas.

7 – Aproveite o Dia dos namorados para mostrar sua dupla paixão

Como todos sabem, dia 12/06 é Dia dos Namorados e também é o dia do primeiro jogo do Mundial. Aproveite o gancho para oferecer produtos e promoções para duas das grandes paixões do brasileiro: o seu namorado(a) e a sua paixão pelo futebol.

Use e abuse dos corações verde e amarelo ou dos “canarinhos apaixonados”!

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A Copa do Mundo lhe trouxe essas Oportunidades, porém…

Após analisar as 07 oportunidades listadas acima e planejar como seu e-commerce pode explorá-las, vamos ter que dedicar um tempo também para nos programar e prevenir em relação aos possíveis transtornos que o Mundial pode trazer a tona.

Alguns desses problemas incluem a questão da logística, eterno problema do e-commerce brasileiro. Com certeza, teremos uma movimentação de pessoas muito maior em todos os meios de transporte do país, e quem sabe não teremos estrutura suficiente para atender aos milhares de turistas.

Por isso, é muito importante que você entre em contato com a transportadora responsável pela entrega de seus pedidos e veja como ela esta preparada para enfrentar o “buzz” de um mundial.

Após essa conversa veja se é necessário adicionar mais dias a entrega ou quem sabe, se os custos forem maiores para cumprir a data prevista, seja necessário rever os valores de frete de entrega.

E com tanto estrangeiro no país é bem possível que você realize vendas que necessitem de um atendimento em outras línguas. Por isso, é de suma importância ter a sua equipe de venda e pós venda preparada nas principais línguas estrangeiras. Se isso não for possível, pelo adicione ao seu site uma área com as principais dúvidas nos idiomas inglês e espanhol.

E se a língua vai ser estrangeira, a forma de pagamento também vai ser! Nada melhor do que oferecer formas de pagamento universais, como Pay Pal, diminuindo as chances de perder a venda.

Como podemos ver, realmente, temos muito mais OPORTUNIDADES do que problemas, e com certeza, a internet vai ser um dos meios de comunicação mais utilizados pelos torcedores nesse período!

Seja para ficar por dentro do mundial, para ter informações rápidas, para ver o que esta acontecendo no jogo preso no trânsito, para encomendar uma comida para a hora do jogo, ou quem sabe fazer aquela compra de TV de última hora!

Quase todas as pessoas, de alguma forma, vão estar conectadas, nem que seja para realizar uma busca do tipo: “o que fazer se você não curte futebol”.

Não deixe de aproveitar esse período de oportunidades para promover seu e-commerce e converter muito!

Tenha certeza que eu vou estar aqui torcendo pelo Brasil, mas também torcendo muito pelo sucesso de seu negócio!

Já estamos em cima da hora, quase no segundo tempo, mas ainda dá tempo de marcar golsss, te vejo em campo!

Conte-me suas táticas de jogo nos comentários!

Um grande abraço “verde e amarelo” e Sucesso!

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