#26 – GUIA DE E-MAIL MARKETING PARA E-COMMERCE

Última atualização em 5 de maio de 2014 por Webmaster

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Hoje temos um post diferente… Pela primeira vez, estarei postando um texto de um amigo convidado: Ricardo Barros, que é fundador do LeadSite e palestrante nas área de marketing e mercado financeiro. 

Esse guia de e-mail marketing, de 07 passos, será muito útil e lhe ajudará a melhorar o desempenho das suas campanhas de e-mails. 

Imagine quantos e-mails uma pessoa recebe por dia. Imagine quantas vezes essa mesma pessoa é impactada diariamente com propagandas.

Por que, dentre todos os estímulos que recebe, seu e-mail seria especial?

Por mais que você ache que está fazendo tudo certo, há sempre a possibilidade de alguém não ter o mínimo interesse no que você tem a dizer. Dito isso, como chamar atenção com seu e-mail marketing?

Guia de E-mail Marketing para E-commerce

Algumas dicas podem otimizar esse processo e garantir resultados de sucesso.

1 – Construa uma base de contatos: Você pode oferecer um produto, uma oferta – ou simplesmente oferecer uma newsletter com novidades, mas você precisa ter um propósito ao pedir o e-mail de alguém. Nesse momento, nada é mais importante que um call-to-action eficiente e caprichar no texto é certamente essencial. O simples “Escreva seu e-mail para receber novidades” não vai dar certo. Algumas opções que você pode oferecer para chamar atenção e captar contatos: downloads grátis, e-books grátis, atualizações.

2 – Estabeleça metas: Se o call-to-action da sua mensagem é eficiente e você promove um follow-up, sua campanha tem tudo para ser positiva. Mas se você planeja mandar um e-mail por semana e depois passa a enviá-los diariamente, sua estratégia tem tudo para falhar. Lembre-se: você está sendo convidado para entrar na casa de uma pessoa, não abuse dos seus privilégios.

3 – Seja consistente: Se sua base de dados está esperando updates diários ou algum tipo de promoção e você não cumprir sua promessa, sua campanha tem tudo para falhar.

4 – Timing certo: Analise sua base de dados, faça uma checagem se a mensagem está dentro de sua meta proposta e saiba quando enviar o e-mail marketing. Os detalhes são muito importantes para determinar o índice de sucesso de uma campanha.

5 – Números: Sem analytics, não dá para saber se sua campanha foi um sucesso ou um desastre. Use e abuse dos números.

6 – Open Rate, CTR e Unsubscribes: São os principais indicativos que você precisa observar. Se o número de cliques (Open Rate) for baixo, significa que os usuários estão deletando o e-mail antes mesmo de abri-lo – o que significa que você precisa mudar o approach e trabalhar a melhor maneira de chamar atenção do seu cliente. Se o CRT (click through rate) for baixo, significa que seu target precisa ser reformulado, ou seja, a mensagem que você está enviando não é interessante para aquela determinada base de dados. Finalmente, se o nível de Unsubscribes (cancelamento de assinatura) for alto, você precisa rever todo o seu planejamento e recomeçar o trabalho. Dica: tente entender em qual momento seus clientes estão clicando em Unsubscribe e em qual tópico da newsletter isso aconteceu.

7 – Segmentação: Dividir sua base de dados entre grupos distintos ajuda a obter mais sucesso em sua campanha. Alguns exemplos: novidades de produtos, newsletter, e-mails diários, semanais ou mensais e HTML (algumas pessoas preferem receber suas mensagens assim).

Lembre-se: Sua base de contatos é seu bem mais precioso.

Aprenda a usá-la de forma coerente e certamente você terá os resultados.

Agora queremos ouvir de você: como os e-mails marketing ajudam no seu negócio?

Responda nos comentários!

Um grande abraço e Sucesso…

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