#25 – RELATÓRIO WEBSHOPPERS 2014: FIQUE POR DENTRO DO QUE ACONTECEU NO E-COMMERCE EM 2013 E ENTENDA O QUE ESTA POR VIR!

Última atualização em 5 de maio de 2014 por Webmaster

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Recentemente, a E-bit, publicou a última edição de seu relatório WebShoppers 2014, edição 29. Esse relatório, que é divulgado semestralmente, analisa a evolução do e-commerce, tendências, estimativas, as mudanças de comportamento e preferências dos e-consumidores, e o estudo do mesmo, pode nos ajudar a focar no rumo certo e se destacar perante aos montes de lojas virtuais existentes na internet.

Superando a expectativa inicial que era de um crescimento de 25%, o comércio eletrônico brasileiro faturou R$ 28,8 bilhões em 2013, o que representa um crescimento nominal de 28% em relação a 2012.

Um dos motivos para todo esse crescimento foi a última Black Friday, realizada no dia 29 de novembro de 2013, que sozinha faturou R$ 770 milhões para o setor, quebrando todos os recordes de faturamento em um único dia. Levados por esse volume de vendas, o setor se motivou a tentar um repeteco, e institui uma segunda data de grandes promoções, o chamado dia do Consumidor Brasil, que se realizou no dia 19/03/14, movimentando todo o varejo on-line com grandes descontos. 

Segundo Renan Ubeda, responsável pelo e-commerce da Multiplus, empresa do Grupo TAM Airlines, o Dia do Consumidor veio para se tornar mais uma grande data para o varejo online no Brasil, ao lado da Black Friday.

A E-bit observou um crescimento de 64% no crescimento das vendas, somando mais de 174 milhões de reais. Os 64% de crescimento foram superiores aos 55% esperados pelos analistas do segmento.

O segmento que liderou as vendas foi o de Smartphones e Celulares, com 20% do total das vendas, na sequência temos Eletrodomésticos, com 17% e Eletrônicos, com 15%. A surpresa ficou com o segmento de Moda e Acessórios que superou Informática, 14% e 11% respectivamente.

O resultado foi atingido devido aos grandes descontos, o site O Dia do Consumidor, agregador de ofertas e releases de produtos, trouxe ofertas de varejistas com descontos que chegaram a 80%, como pôde ser observado na quarta-feira (19).

 

E o segmento de maior crescimento no e-commerce brasileiro em 2013 indicado pelo Relatório Webshoppers 2014 é…

O acessos as informações do Relatório WebShoppers 2014 se mostra uma vantagem para que esta pensando em entrar no varejo on-line agora. Esse tipo e qualidade de informação era uma raridade, há 5 ou 10 anos atrás, quando as lojas virtuais surgiram.

O relatório completo traz diversas informações interessantes como: as categorias mais vendidas, o perfil dos e-consumidores, o futuro do Mobile Commerce, a importância do frete na decisão de compra e muitas outras informações importantes e que nos apontam o futuro desse segmento em 2014.

Com 9,1 milhões de pessoas realizando sua primeira compra no decorrer de 2013, o e-commerce fechou o ano contabilizando 51,3 milhões de e-consumidores e 88,3 milhões de pedidos online. WoW….

O segmento que conquistou o topo das vendas  foi o de “Moda & Acessórios”.  Os e-consumidores estão cada mais confiantes a adquirir esse tipo de produto, impulsionados pela variedade de opções de produtos, formas de pagamento e a facilidade na entrega e na troca. A grande maioria dos sites de venda online tem como foco a qualidade na experiência do usuário, portanto cuidar para que o produto chegue em perfeito estado para o consumidor é uma das premissas para fidelizar este cliente.

No gráfico abaixo podemos visualizar essas informações e também os demais segmentos em destaque.

Top 10 - Categorias mais vendidas - Webshoppers 2014
Top 10 – Categorias mais vendidas – Webshoppers 2014

 Se você ficou curioso ou interessado, vale a pena se cadastrar e ver o Relatório WebShoppers 2014 completo no site da E-bit.

Você enxergou ai uma oportunidade no comércio eletrônico?

A categoria de Modas e Acessórios, bem como a de Cosméticos e Perfumaria, se mostram com um grande potencial.

Mas para aproveitar o crescimento desses segmentos, volto a frizar a importância do Feijão com Arroz bem feito, seguido do File Mignon, que vimos em posts anteriores.

É importante pensar em estratégias para vencer a concorrência, como promoções constantes e ofertas de novos produtos. Além disso, vale a pena espiar o que a concorrência esta tramando, de preferência diariamente.
Isso tudo sem deixar de ter uma presença forte e um bom relacionamento com seu público alvo nas Redes Sociais. E falando em redes sociais, em se tratando de moda, além dos imprecediveis Facebook e Google+, pense em investir no Pinterest e também no Instagram.

Mas além dessas dicas, vou dar uma SACADA FINAL, uma dica bônus, para você que esta pensando em investir em seu próprio negócio on-line e aproveitar o crescimento desses setores.

Se você esta no ponto zero, siga os passos abaixo e você conseguirá saber se existe potencial mesmo na sua ideia e segmento:

1 –  Liste alguns nichos de mercado de seu interesse, dois ou três.
Por exemplo: Moda Feminina, Moda Masculina e Sapatos.

2 – Tente listar de 10 a 20 subnichos para cada um desses nichos acima.
Por exemplo, pegando o primeiro nicho, de Moda feminina, teríamos: Moda feminina esportiva, moda feminina plus size, moda feminina para festa, moda feminina modinha, moda feminina tamanhos pequenos, moda feminina alternativa, moda feminina hippie, moda feminina infantil, moda feminina para madrinhas, moda feminina para gestantes, e por ai vai…

Liste o máximo de opções que puder, tentando ser bem especifico. Se precisar de ajuda, procure as mulheres e conhecidas de plantão.

3 – Com essa lista em mãos, entre no Planejador de Palavras Chaves do Google Adwords e pesquise pelo volume de buscas mensal desses nichos e termos relacionados aos mesmos. Dessa forma você conseguirá identificar se existe público e mercado em potencial para seus produtos.

Ah, mas você não sabe como usar o Planejador de Palavras chaves do Google?
Não se preocupe, “seus problemas se acabarão!”…

Se desejar ter acesso a um vídeo TUTORIAL exclusivo, que faz parte do curso de 20 Fatores de SEO que prejudicam o seu posicionamento e as suas vendas no Google, CADASTRE-SE ABAIXO, para receber o acesso a um passo a passo, de como usar essa ferramenta:

 

Encerrado

 

4 – Se houver um volume de buscas em potencial por mês, relativos ao subnicho escolhido, chegou a hora de pesquisar as lojas virtuais concorrentes. Verifique se são grandes portais, como estão estruturados, que linha de produtos comercializam, quais os canais de atendimento, assine sua mala direta e espione, anotando tudo para montar a sua própria estratégia.

5 – E se após toda essa análise, você perceber que esta preparado para entrar na briga: Bingo!
Corre a aproveite o momento, antes que alguém veja essa oportunidade antes que você.

E ai, gostou do texto? Não deixe de dar sua opinião e contribuições no comentários…

Sucesso!

Até a próxima…

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