Última atualização em 5 de maio de 2014 por Webmaster
Nessas últimas semanas, assim como vocês, enfrentei dias muito quentes, ainda mais por que resolvi também, digamos, “queimar os miolos”, com um dos assuntos que mais sou questionada e que vejo que assombra a maioria dos donos de lojas virtuais:
– Como é possível ter um e-commerce de sucesso?
– Existe alguma fórmula secreta, um passo a passo a ser seguido em busca disso?
O e-commerce brasileiro está ainda engatinhando, e representa o oitavo país do mundo com maior potencial no varejo on-line, segundo o Índice de E-Commerce de Varejo Global criado pela A.T. Kearney.
(Fonte: Exame.com. Veja conteúdo completo em: http://exame.abril.com.br/economia/noticias/brasil-e-8o-pais-com-mais-potencial-no-comercio-eletronico).
Além disso, o e-commerce brasileiro obteve um crescimento de 29% em relação ao ano anterior, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), atingindo o valor recorde de faturamento de R$ 31 milhões.
Cada vez mais o consumidor brasileiro confia e consome on-line. Abaixo trago um completo infográfico, criado pela Entrega Fácil que demonstra o crescimento do e-commerce no Brasil.
Ele nos mostra que em 2012 o faturamento foi de 22 Bilhões de reais e a previsão para 2014 é de 24 milhões de reais.
Agora te faço uma pergunta: O que você enxerga nesse cenário?
Eu vejo: UMA OPORTUNIDADE, uma Grande OPORTUNIDADE.
Mas não sei se vocês já ouviram ou sentiram na pele o significa dessa expressão:
“Quem abre a Porta da Oportunidade que esta à sua frente, pasmem, é o Sr. TRABALHO”.
Por isso, só terá sucesso nesse mercado de vendas on-line, quem agarrar essa OPORTUNIDADE e estiver disposto, a arregaçar as mangas, pesquisar, estudar, analisar, implementar, testar e TRABALHAR…. Aí, vêm o Sucesso…
E se você esta preparado para isso, sem fórmula mágica :(, siga o passo a passo a seguir para ingressar ou se manter neste novo mercado.
Quem já possui ou deseja montar um e-commerce de sucesso deve ter claro que é um empreendimento que exige: planejamento, capacitação e conhecimento do mercado, além de muita dedicação, muito trabalho e conhecimento das ferramentas envolvidas no processo.
Vamos juntos nessa jornada? #aoinfinitoealem…
PASSO 01 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: O FEIJÃO COM ARROZ
Resolvi dividir esse guia em apenas dois passos: O “Feijão com Arroz”, que engloba a parte básica de uma loja virtual, que é obrigatória para que seu e-commerce “dê o ar da graça” na internet.
Já o segundo passo, chamado de “Filé Mignon”, envolve a estratégia. De nada adianta fazer tudo certinho no “Feijão com Arroz”, se você não tiver uma estratégia para alavancar seus negócios.
Ou seja, para vender mais você precisa de clientes, ou seja, de tráfego. Mas não pode ser qualquer tráfego, ele tem que ser qualificado. Além disso, esse tráfego deve ser conseguido a um baixo custo, ou um custo aceitável, assim, automaticamente, você terá melhora nas vendas e lucratividade.
Mas vamos por partes, vamos ver a entrada: O feijão com Arroz!
PASSO 01.1 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Planejamento
Um bom planejamento é essencial para quem deseja abrir ou ter uma loja virtual, por isso ele deve incluir:
– Uma análise minuciosa de mercado;
– Escolha do melhor segmento desse mercado para você atuar (escolha um nicho ou um subnicho desse mercado);
– Escolha de um bom produto para oferecer ao mercado;
– Analise a concorrência e o que ela esta fazendo;
– Evitar bater de frente ou ofertas os mesmos produtos dos grandes players de mercado.
Coloque tudo isso no papel, numa planilha, ou na forma que você preferir, mas não deixe de montar um bom plano de negócios, e faça uma programação para a execução das etapas do projeto com data e valor a ser investido em cada fase.
PASSO 01.2 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Plataforma e layout
A escolha da plataforma e o desenvolvimento de um layout voltado para a usabilidade do cliente são vitais para que sua loja virtual tenha sucesso e realize vendas, operacionalmente falando.
Como já mencionei em outros posts, um dos maiores desafios de qualquer e-commerce é tornar o contato mais próximo, mais quente, mais humano e proporcionar uma experiência de compra eletrônica inesquecível para seu cliente.
O conteúdo ajuda o visitante a ser convencido desses benefícios, mas são a plataforma e o layout que facilitam o processo de compra.
Existem várias opções de plataformas disponíveis no mercado, e é indicado que você conheça várias tecnologias, monte um quadro comparativo do que cada uma oferece, analisando o custo / beneficio, para fazer a escolha da que mais se adapta ao seu projeto.
Talvez, inicialmente você acabe optando por aquela que cabe no seu bolso, mas pense bem se o barato não pode sair caro! Se fizer essa escolha inicial você deve analisar, com o passar do tempo se é necessário migrar para uma plataforma mais completa e robusta.
Não esqueça, ao realizar essa escolha dos verificar os seguintes requisitos básicos:
– Integração com sistemas de gestão;
– Integração com as redes sociais;
– Gestão de produtos, com flexibilidade de inclusão de informações, como: cadastro de descrição, características, manuais em pdf, vídeo, boa quantidade de fotos, etc;
– Infra-estrutura preparada para SEO;
-Várias opções de formas de pagamento, com integração com as operadoras de cartão e intermediadoras;
– Formas de entrega e frete variadas, com opção de entrega escolhida pelo cliente;
– Possuir performance e escalabilidade, incluindo carregamento rápido das páginas, sem degradação com o aumento no número de acessos (como por exemplo em períodos promocionais com altos picos de acesso ao site).
PASSO 01.3 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Formas de Pagamento
“Uma coisa é certa: quanto mais meios de pagamento (cartões e boletos) e formas (à vista e parcelado) você tiver, mais consumidores poderão comprar o que você vende!”
Acho que vocês já viram essa frase em um outro post aqui no blog (https://ecommercedesucesso.com.br/04-meios-de-pagamento-um-e-commerce-prevenido-vale-por-dois/) o qual, apresenta detalhadamente a maior parte das opções de formas de pagamento disponíveis no mercado para seu e-commerce.
O fato de sua loja virtual dispor de diversas bandeiras de cartões de créditos, débito em conta, boletos bancários, entre outros, facilita a vida do potencial cliente, permitindo o pagamento em diversas vezes e contribuindo assim para a conclusão da compra e aumento da taxa de conversão do site.
Para que você entenda melhor esse passo, trago abaixo, de maneira resumida, um comparativo entre as principais vantagens e desvantagens dos meios de pagamento, os quais acabam sendo um fator decisivo para se destacar da concorrência e alavancar as vendas.
Se você ainda ficou com dúvidas ou quiser assistir a entrevista com Luiz Felipe Silva Cristofari, da loja virtual Atelie Inovatio, falando sobre suas experiências com os diferentes meios de pagamento. Acesse aqui o post completo: https://ecommercedesucesso.com.br/04-meios-de-pagamento-um-e-commerce-prevenido-vale-por-dois/
PASSO 01.4 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Operacional da Loja
Esse passo merece uma atenção especial, pois de nada adianta planejar bem, escolher uma ótima plataforma e oferecer diversas opções de pagamento, se você tiver problemas com a entrega dos produtos vendidos.
Esse tipo de erro é muito comum entre os sites de e-commerce e faz com que “valiosos” clientes se decepcionam e adicionem a sua loja virtual ao seu “caderninho preto”. É um grande engano achar que trabalhar com o menor prazo de entrega pode ser um grande diferencial para a tomada de decisão no momento da compra, se você não for cumprir esse prazo.
Para evitar esse tipo de problema, já adicione um prazo mais flexível, para garantir que os produtos vendidos em seu site sejam entregues dentro do prazo estipulado, e de preferência, até antes, para surpreender as expectativas de seu consumidor.
Não se esqueça de manter seu cliente informado, mantendo uma boa comunição no pós venda, e avisando a cada novo passo, como:
– Pedido em análise de cadastro;
– Pedido aprovado e em processamento;
– Pedido Faturado e encaminhado para entrega.
PASSO 01.5 DE UM E-COMMERCE DE SUCESSO: Atendimento ao Cliente
Uma das melhores formas de você se destacar perante seus concorrentes e dos grandes players é caprichar no processo de atendimento aos clientes, englobando:
– Bom e constante relacionamento, a nível pessoal, com os clientes e parceiros;
– Pesquisa de opinião e necessidades do cliente:
– Capacidade de atingir público alvo com eficiência;
– Capacidade de despertar o interesse do cliente;
– Diversos canais de atendimento:
– Respostas rápidas e corretas as dúvidas e questionamentos dos clientes, entre outros.
Cada vez mais, os clientes esperam estar no centro das atenções, e essas ações contribuem significativamente para aumentar a fidelidade do cliente.
E fidelização significa diminuição nos custos e destaque perante a concorrência. Sempre que você ouve e atende o que seu comprador deseja, fornecendo uma experiência de comprar inesquecível, seu comprador retorna e indica sua loja, marketing mais barato e confiável do que esse, ainda não existe!
Concluindo o Passo 01 de um E-commerce de Sucesso…
Como vimos acima, para se destacar no e-commerce é importante em primeiro lugar planejar muito bem cada etapa do processo que estamos iniciando. Após isso, temos que analisar as possíveis plataformas, escolher a mais adequada aos nossos planos e desenvolver um layout totalmente voltado ao nosso cliente.
E se estamos falando de uma loja virtual, nosso grande objetivo é vender, vender muito. Por isso, o passo seguinte diz respeito as formas de pagamento e deve receber uma atenção especial, de modo a facilitar a vida de nosso potencial cliente na hora da efetivação do pedido, a tão sonhada “conversão”.
Na sequência vamos passar para o operacional da loja e atendimento ao cliente. Esses itens, se bem trabalhados, podem se tornar um diferencial competitivo entre seu e-commerce e o de seus concorrentes. Quem não gosta de comprar e receber na data prevista, ou até antes? E se nesse pacote tiver um brinde surpresa? WOW…
Ouvir sempre o cliente, dando a eles diversos canais de atendimento rápido, fará com que ele aumente o valor enxergado na sua marca, se sinta satisfeito, se torne um cliente fiel e indique sua loja para seus amigos. #propagandagratuita… #bocaaboca…
Mas aqui, estamos ainda no “Feijão com Arroz“, e agora eu tenho uma noticia muito ruim para lhe dar…
Se você leu esse texto até aqui e percebeu que esta falhando em algum desses pontos, seu e-commerce, infelizmente, estará fadado ao fracasso. E esse é apenas o primeiro passo do processo em busca do sucesso…
Na parte II desse material, vamos passar para a estratégia por trás de um e-commerce de sucesso, ou seja, o “Filé Mignon“. Vamos nos aprofundar nas estratégias de marketing digital, mostrando como elas podem contribuir e fazer toda a diferença nesse árduo caminho!
E você está conseguindo colocar as dicas do que estou sugerindo em prática?
Compartilhe comigo suas experiências nos comentários e também deixe suas dúvidas e contribuições.
Não percam a segunda parte dessa série, vamos partir para a melhor parte, fazer o negócio “dar dinheiro”!
Um grande abraço e Sucesso!