Última atualização em 3 de maio de 2014 por Webmaster
Uma coisa é certa: quanto mais meios de pagamento (cartões e boletos) e formas (à vista e parcelado) você tiver, mais consumidores poderão comprar o que você vende!
Simples assim…
Um e-commerce deve dispor de diversas bandeiras de cartões de créditos, débito em conta, boletos bancários, entre outros, facilitando a vida do potencial cliente, permitindo o pagamento em diversas vezes e contribuindo assim para a conclusão da compra e aumento da taxa de conversão do site.
Além disso, um estudo realizado pela CyberSource Corp identificou que lojas virtuais que fornecem quatro ou mais métodos de pagamento têm uma taxa de conversão de vendas 12% maior que aquelas que oferecem apenas uma opção de pagamento.
A imagem abaixo, extraída do Relatório WebShoppers 2013, nos mostra que os consumidores on-line gastaram em média R$ 352,29 em suas compras, no primeiro semestre de 2013. Dessas pessoas, as que consumiram online pela primeira vez, 36% preferiram pagar suas compras à vista, enquanto 64% optaram pelo parcelamento. Mais uma vez, se evidencia a importância nos prazos de pagamento oferecida pelo e-commerce, como forma de decisão e aumento nas vendas!
Mas considerando que você está na dúvida de quais meios de pagamento escolher e utilizar, além do boleto bancário. Apresento-lhes abaixo, os principais e mais utilizados por vários lojistas que tenho contato e possuem lojas virtuais ativas e de sucesso. São eles:
Operadoras de cartão:
Site: http://www.redecard.com.br/pt-BR/produtosservicos/Paginas/ecommerceredecard.aspx
Fones: 4001-4433 Capitais / 0800 728 4433 Demais localidades
Custo por operação: 3,5% a 4,5%
Bandeiras:
Cartões de Crédito: MasterCard, VISA, Diners e Hipercard.
Cartões de Débito: Visa Electron e Mastercard Débito.
Site: http://www.cielo.com.br/portal/cielo/solucoes-de-tecnologia/e-commerce.html
Fones: 4002-9700 capitais / 0800 570 1700 demais localidades
Custo por operação:3,5% a 4,5%
Bandeiras:
Cartões de Crédito: VISA, Mastercard, American Express, Aura, Diners, Discover, JCB e Elo.
Cartões de Débito (exclusivo na plataforma Cielo e-Commerce): Visa e Maestro.
Intermediadores de Pagamento:
Outra meio de pagamento muito usado é a terceirização do processo de recebimento para uma integradora de meios de pagamento que cuidará de toda a operação, inclusive assumindo o risco de fraudes nas compras.
O custo para o lojista é maior do que os valores cobrados pelas operadoras.
Site: https://pagseguro.uol.com.br/
Fones: 4003-6624 capitais / 0800 882 1100 demais localidades
Custo por operação:Taxa fixa de 4,99% tanto para boleto, débito online, cartões de crédito ou saldo Pagseguro.
Meios de pagamento: São cerca de 23 meios, entre cartões de crédito e/ou débito, transferência eletrônica do Itaú, Bradesco, Banco do Brasil, Banrisul e HSBC, boleto, Oi Paggo e o saldo do próprio PagSeguro.
Site: https://www.bcash.com.br/para-quem-vende-pela-internet.html
Fones: 3004-1533 capitais / (11)3075-7520 demais localidades
Custo por operação: Taxa fixa de 4,95% para a modalidade BCasch Simples tanto para boleto, débito online e cartões de crédito.
Meios de Pagamento: Aceita cerca de sete bandeiras de cartão, débito online de Bradesco, Itaú, BB, HSBC e Banrisul, boleto e saldo do BCash.
Site: https://www.paypal.com/br/webapps/mpp/escolher-paypal-vender
Fone: 0800-892-1555
Custo por operação: Cartões de crédito: de 5,4% à 6,4%
Meios de Pagamento: Apenas três:
– Visa Nacional (para compras em reais) e Internacional (para compras em reais e em outras moedas).
– MasterCard Nacional (para compras em reais) e Internacional (para compras em reais e em outras moedas).
– American Express para compras em moedas diferentes do Real.
Outros meios de pagamento:
GetNet: https://www.getnet.com.br
Mercado Pago: https://www.mercadopago.com.br/receber-pagamentos-online
Moip: https://site.moip.com.br/
Santander GetNet: https://www.santandergetnet.com.br/
CobreBem: http://www.cobrebem.com.br
Para auxiliá-los nessa decisão, de maneira resumida montei abaixo, um comparativo entre as principais vantagens e desvantagens desses dois meios de pagamento, os quais acabam sendo um fator decisivo para se destacar da concorrência e alavancar as vendas.
Conhecendo as diferenças, fica mais fácil decidir as opções mais adequadas ao seu e-commerce. Sendo que a escolha de uma destas formas de pagamento não impede o lojista de ter a outra. Como cada um tem suas vantagens e desvantagens, mas, se ainda restaram dúvidas: utilize ambos!
Quanto mais opções de meios de pagamento você fornece para seu cliente em seu e-commerce, mais fácil será de ele concluir a comprar e ter a liberdade de escolher o melhor meio.
Os intermediadores de pagamento apresentam uma menor burocracia aliado à boas opções de cartões, apesar de terem um custo ao redor de 2%, além da taxa das operadoras, ainda são a preferência de alguns consumidores por não conhecerem, ou não confiaram nas lojas virtuais em que estão comprando, tendo assim a segurança de receber os produtos ou o dinheiro de volta.
Considerando essas informações, para acabar com as possíveis dúvidas, Ecommerce de Sucesso foi pra TRINCHEIRA, acompanhando a loja virtual Atelie Inovatio e apresento para vocês um pouco do que vivi com meu amigo Luiz Felipe Silva Cristofari, falando sobre suas experiências com os diferentes meios de pagamento.
E seu e-commerce está prevenido e preparado para atender as exigências do novo e-consumidor?
Estou muito curiosa e gostaria de fazer um levantamento de meus leitores e descobrir quais os meios de pagamentos mais utilizados em seus sites, vantagens e desvantagens desse uso.
Dessa forma, quem ainda estiver em dúvida, vai poder usar sua experiência para decidir!
Vamos responder nos comentários?
Sucesso!
Até a próxima semana…