21 Vantagens do Ecommerce Para Quem Já Atua no Varejo Físico

Última atualização em 11 de junho de 2021 por Maria Alice Medeiros

O varejo físico é uma forma tradicional de iniciar uma vida como empreendedor. Mas saiba que se você comercializa apenas em loja física, você está perdendo uma oportunidade valiosa para aumentar as vendas. Ou seja: você precisa conhecer as vantagens do Ecommerce!

Isso porque o setor simplesmente NÃO PARA de crescer. E a tendência para 2021 é justamente a de crescimento para o Ecommerce, segundo o relatório Webshoppers 43…  

Por isso, tenha em mente que as vendas online hoje são simplesmente a alternativa para a sobrevivência dos negócios que operam apenas no varejo físico. Principalmente levando em consideração o alto índice de fechamento de lojas físicas desde o início da pandemia e as mudanças nos hábitos dos consumidores

Diante disso tudo, quer saber quais são as vantagens do Ecommerce para quem é lojista físico? Acompanhe a seguir…

varejo físico
(Imagem: Freepik)

Vantagens do Ecommerce Para Quem Atua Só no Varejo Físico

1- Os seus Clientes Já Estão Com Você

Já que seu negócio iniciou como uma loja física, os consumidores já acostumaram a comprar seus produtos de forma offline…

Porém, com todo advento da internet, esses compradores certamente também já estão familiarizados com a compra online. E, ao migrar a sua loja para o online, eles vão continuar acompanhando e fazendo compras na sua empresa quando você for para o ambiente digital.  

Uma boa sugestão é pensar em algumas estratégias para auxiliar a jornada desse comprador offline para o meio digital. Planeje uma divulgação da sua loja física nas mídias e crie ofertas e descontos para que esses clientes conheçam seu novo formato de vendas e passem a consumir pelo seu site também…

A verdade é que há grandes chances de seus primeiros clientes online serem aqueles que acompanhavam seu empreendimento físico anteriormente…

2- Baixo Custo 

Um benefício importante do Ecommerce é que iniciar um site é sempre mais barato do que uma loja física. Você não precisa mobiliar a sua loja, pagar aluguel ou contratar vários funcionários.

Além disso, a loja digital é informatizada e automatizada, economizando uma quantidade crucial de dinheiro…

Mas, sim, você precisará direcionar uma determinada quantia se estiver interessado em vender online, pois é claro que existiram gastos, não é mesmo? Afinal de contas, é preciso ter uma plataforma de Ecommerce, intermediadores de pagamento, investir em marketing digital e por aí vai…

3- Estoque Já Garantido 

Como dono de uma empresa com um espaço físico, certamente sua loja já possui um estoque próprio para organizar as mercadorias…

Isso é ótimo, pois seu negócio não terá que ainda possuir os produtos para iniciar os trabalhos no online.

Ou seja, você tem a possibilidade de compartilhar o estoque entre as duas formas de venda. Com isso, os us custos ainda podem diminuir mais. 

Contudo, atente-se para a organização dessas lojas e a gestão de vendas para que não haja nenhuma confusão entre as transações de cada espaço, certo?

4- Experiência Prévia em Vendas

Além de já ter um estoque, você também já está acostumado com o processo de vender para as pessoas, não é mesmo?

Quem está iniciando no mundo das vendas online não conhece os mecanismos para que isso ocorra da melhor forma possível, mas você, que já atua no varejo físico, acaba tendo uma boa carga de conhecimento para começar a vender no ambiente digital também

Fora que há uma ótima noção de como fazer a empresa girar, como analisar as finanças, estoque, fluxo de caixa… 

Isso tudo contará a seu favor na hora iniciar seu Ecommerce!

5- Flexibilidade e Velocidade 

Você pode abrir facilmente uma loja online em poucos dias, ao passo que um ponto de venda físico precisa de espaço, procedimento de locação comercial e tempo de reparo e manutenção do lugar… 

Em termos de flexibilidade e velocidade, as vendas digitais superam o varejo por uma larga margem e essas características são consideradas uma das principais vantagens do Ecommerce. 

Assim, pode-se realizar todas as operações no conforto de sua casa, sem alugar espaço para escritórios – pelo menos no início. É preciso apenas de uma conexão com a Internet e um computador para lidar com todas as transações de forma eficaz. 

6- Processo de Compra Mais Rápido 

Anteriormente, um cliente tinha que planejar com antecedência seu trajeto de compras, mesmo se quisesse algum produto em específico. Significaria reorganizar sua agenda e ir à loja para fazer a compra, por exemplo.

Com o Ecommerce, o processo de compra fica muito mais rápido, pois não é mais necessária uma visita ao espaço físico, que pode ser longe do local onde o cliente está. 

Além disso, as lojas online estão abertas 24 horas por dia, 7 dias por semana, portanto, os consumidores podem acessá-las quando e onde quiserem!

Na prática, o Ecommerce ajuda a pessoa a comprar um produto facilmente, sem perder tempo e dando acesso a uma ampla gama de opções. 

7- Descrição Completa dos Produtos 

Os clientes procuram uma descrição abrangente dos produtos que desejam comprar. E as lojas digitais oferecem um catálogo de produtos que contém fichas técnicas com todas as informações úteis sobre seus produtos e serviços.

Assim como as características, a utilidade e as especificações também são informadas de maneira detalhada. Até as cores e dimensões de alguns produtos são mencionadas para que o consumidor possa fazer uma escolha de acordo com sua preferência

Munidos do conhecimento na ponta dos dedos, torna-se mais fácil para os consumidores comprarem os produtos que desejam, não é mesmo?

8- Hábito do Comprador Fica Registrado

Informações sobre os gostos e desgostos de um cliente são muito importantes na hora de vender e uma loja online é capaz de registrar e analisar esses tipos de informações. Isto é, a frequência com que o cliente compra itens, visualiza outros produtos em seu site etc. 

Então, você pode ficar de olho no comportamento dos compradores e personalizar as ofertas de acordo com sua interação com o site. O histórico de navegação anterior é utilizado para atrair os consumidores com produtos relacionados ou iguais. 

9- Fácil Disponibilidade por Meio de Mecanismos de Pesquisas

Com a facilidade do acesso à internet, o consumidor se tornou muito mais esperto e atento às pesquisas online. Na verdade, ele sabe sobre a importância das compras online e tem usado mecanismos de busca para encontrar produtos e serviços de acordo com sua conveniência

Uma loja física é, na maioria dos casos, limitada a uma única área, enquanto os motores de busca permitem que pessoas de todo o mundo vejam o seu site… 

Mas lembre-se de que frequentemente os consumidores acessam apenas os resultados da primeira página do Google. Por isso, invista em técnicas de SEO e deixe o seu negócio o mais visível possível para os compradores!

10- Tecnologia a Seu Favor

Como os sistemas são informatizados, torna-se fácil manter o funcionamento da empresa sem a tensão de você ou a sua equipe ficarem cansados ou lentos ao final do dia. 

Na prática, a tecnologia ajuda a viabilizar comparações dos produtos e suas taxas e especificações, o que não é possível nos pontos de venda físicos. Portanto, não dá para negar: o uso da tecnologia torna as lojas online precisas, eficazes e eficientes no relacionamento com seus clientes.

11- Expansão para Vários Canais de Venda

Vender de forma online possibilita a integração do seu negócio online com outros canais de venda, como marketplaces e redes sociais.

Assim, é possível estar presente em várias plataformas virtuais de vendas ao mesmo tempo. E você pode gerenciar tudo isso em um mesmo painel. Isto é, com o auxílio de ferramentas de ERP , dá para organizar tanto as vendas da loja física quanto as da virtual. 

12- Estímulo do Impulso de Comprar 

Um site traz dados sobre os hábitos de compra de seus clientes, certo? Então, dá para saber que existem vários produtos que o consumidor tem interesse, mas, por algum motivo, não finaliza a compra…

Um dos benefícios das vendas online em comparação ao varejo físico nesse sentido é que fica possível oferecer diversos esquemas e descontos que levam os clientes a fazer uma compra por impulso. 

Ou seja, o site deixa visível os produtos mais atraentes, com opções de cores e imagens para que o cliente fique tentado a comprar. 

13- Confiança do Público da Loja Física 

Mesmo que as compras online sejam um sucesso atualmente, ainda há certas pessoas que não confiam em realizar compras pela internet.

No entanto, já ter uma loja física pode ser uma grande vantagem nesse quesito. Isso porque, seu estabelecimento já tem uma reputação. Assim, você pode utilizar isso para que esses clientes se encorajam a também consumir na sua loja virtual.

14- Personalização 

Atualmente, os compradores estão atrás de experiências cada vez mais individualizadas. Como se todo o processo de compra fosse feito exclusivamente para ele…

E, com uma loja virtual, você pode oferecer produtos a partir de hábitos de navegação do visitante, como vimos antes…

Dessa maneira, é possível mostrar ao cliente dezenas de possibilidades de produtos personalizados de acordo com seu perfil. Também pode oferecer por email ofertas exclusivas de acordo com o gosto do consumidor.

Assim, toda a jornada de venda acaba se tornando muito mais especial para as pessoas, concorda?

15- Disponibilidade de Comentários 

Os sites incentivam comentários para saber sobre a satisfação dos clientes e quais problemas eles podem estar enfrentando na hora da compra ou para usar os produtos e serviços… 

Diante disso, uma das vantagens do Ecommerce em relação ao varejo físico é a disponibilidade dessas avaliações, o que permite o lojista ter uma noção mais rápida e ampla em relação à satisfação dos consumidores

Anteriormente, não havia essa facilidade para lojas físicas e era preciso contar com poucos clientes que haviam usado os produtos para obter informações viáveis ​​sobre eles.

16- A Potência do Marketing Digital

As lojas físicas gastam alto em suas ações promocionais que atingem todos os tipos de consumidores… 

Por outro lado, as lojas online usam o marketing digital, ferramenta indispensável para falar diretamente com quem está realmente interessado em seus produtos. Basta segmentar os anúncios da hora de atrair tráfego para a loja virtual. 

Se você está procurando as vantagens do Ecommerce, saiba que as estratégias de marketing digital rápidas e acessíveis são o destaque nesse sentido!

17- Sem Limitações Geográficas 

Uma loja física está localizada em um determinado local e, na maioria dos casos, vende produtos para pessoas próximas ou que passam pela região. Já com o Ecommerce, não há essa delimitação por fronteiras geográficas. 

Um cliente pode acessar a loja virtual de qualquer lugar do Brasil e até do mundo – levando em consideração, claro, se o seu negócio faz entregas internacionais. Ou seja: o site fica disponível 24h e 7 dias por semana para todas as pessoas, oferecendo informações diversas, como para onde podem ser feitos os envios e em quantos dias, por exemplo. 

18- Uma Loja Mais Sustentável

Uma das principais vantagens do Ecommerce, principalmente levando em consideração as questões ambientais que estão tão em voga atualmente.  

O processo de logística reversa, por exemplo, é usado frequentemente nas empresas de Ecommerce nesse sentido. Sua função é recolher e reutilizar os resíduos do processo produtivo e devolvê-los para reaproveitamento…

Ou, na impossibilidade de reuso, efetuar ações para que sejam descartados com o menor impacto possível ao meio ambiente. 

19- Maior Margem de Lucro 

O custo real de abrir uma loja virtual e operá-la é mínimo em comparação aos pontos de venda físicos. 

Além disso, você também economiza em custos de marketing, mão de obra e despesas gerais. Isso dá ao negócio uma vantagem adicional, pois é capaz de vender os produtos a preços razoáveis… 

Quando comparadas, essas taxas são sempre inferiores às taxas cobradas pelos pontos de venda físicos. As lojas online funcionam dia e noite e conseguem vender produtos em maior ritmo. 

Portanto, números mais altos de vendas e custos reduzidos ajudaram as empresas a obter uma margem de lucro maior.

20- Escalabilidade

Em uma loja física, se houver um aumento repentino de clientes, será muito difícil atendê-los, pois você tem uma equipe limitada. Um benefício importante do Ecommerce é o fator de escalabilidade… 

Isto é, você pode vender um produto para um ou milhares de clientes ao mesmo tempo sem nenhum problema. Não há limite para o número de clientes que você pode gerenciar em seu site, pois é totalmente informatizado e capaz de lidar com todas as operações com sucesso sem nenhum problema. 

Mas é importante ter atenção ao atendimento aos clientes, o que vamos falar a seguir na reta final deste artigo…

21- Atendimento ao Cliente Eficaz 

Se você está procurando as vantagens do Ecommerce, um atendimento ao cliente eficaz é um deles. Pode ligar a qualquer hora do dia e da noite.

O chatbot, por exemplo, é uma ótima ferramenta para otimizar esse processo. Eles são projetados para interagir com humanos, identificando a intenção de um usuário em um determinado site ou loja virtual…

Por isso, as plataformas online têm dado atenção especial ao atendimento ao cliente, pois desejam auxiliá-lo em suas dúvidas. E os sites oferecem atualizações regulares em relação a informações sobre produtos ou serviços relacionados. 

Assim, a popularidade das lojas virtuais está aumentando à medida que pessoas estão se inclinando mais para esse modo de transação eletrônica… 

Embora no início as pessoas estivessem céticas quanto ao seu sucesso, os fatos e números provaram que todos estavam errados, pois o Ecommerce simplesmente não para de crescer, como citado anteriormente. 

Mas, se neste ponto do conteúdo, ainda há dúvidas de como migrar seu negócio físico para o digital? Temos uma dica de ouro para te dar…

Participe da Revolução do Varejo!

Não perca mais tempo. Hoje, é imprescindível levar o seu negócio físico para o digital!

E, se você quer aprender como fazer isso da melhor maneira possível, participe da Revolução do Varejo! 

Serão 4 aulas totalmente ONLINE e GRATUITAS com quem domina o assunto: Bruno de Oliveira, CEO e fundador da Escola Ecommerce na Prática…

Com mais de 20 anos de experiência no setor de Empreendedorismo, Bruno também é mentor e investidor no mercado de Ecommerce. E mais do que isso: se dedica todos os dias a ajudar empreendedores como você!

E então, pronto para fazer parte da Revolução do Varejo? 

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