Passo a Passo para Tirar Fotos de Roupas Incríveis

Última atualização em 10 de agosto de 2021 por Maria Alice Medeiros

Não tem jeito: no Ecommerce, todas as suas relações de vendas serão online. E você sabe o que isso significa na hora de vender roupas pela internet? Você precisa saber como explorar o visual da sua marca tirando fotos de roupas incríveis para mostrar aos seus clientes.

Mas você pode estar pensando: como fazer imagens de itens tão singulares como roupas? O consumidor vai querer saber qual é o tecido, o corte da peça, o tamanho, detalhes sobre a costura…

Pode até parecer um pouco complicado dar conta de tudo isso utilizando apenas imagens. Mas, acredite, não é! E algo ainda mais importante: dá para fazer excelentes fotos de roupas sem gastar muito. 

Fique ligado neste artigo, pois vou falar sobre a importância das fotos de roupas para a venda online, e mostrar como fazer isso na sua própria casa ou empresa! 

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Por que Dar Atenção às Fotos de Roupas?

Não importa o segmento… Fotos de roupas para bebês, crianças ou adultos…

Sem dúvida, boas imagens fazem uma diferença e tanto para a decisão de compra do cliente. Mesmo que o seu produto seja competitivo em preço e qualidade, é provável que muitos clientes deixem de comprá-lo se julgarem que a fotografia não transmite profissionalismo.

Investir um tempo para tirar boas fotos das peças certamente vai aumentar o tráfego (visualização das páginas e anúncios) e a conversão da sua loja online…

O tráfego aumenta, pois boas imagens geram mais cliques. Quando o possível cliente bate o olho na foto, acaba clicando para ver mais detalhes…

Por outro lado, a conversão também vai subir, justamente porque seu público vai levar mais a sério a empresa e ter certeza de que suas peças de roupa são a escolha certa.

Engajamento e alcance

Como se tudo isso não fosse o suficiente, ainda há o ponto mais importante sobre tirar fotos de roupas: as redes sociais.

O Facebook e o Instagram são ferramentas incríveis para quem trabalha com moda. Em ambas dá para utilizar postagens com imagens, vídeos… E tudo isso muito valorizado pelos usuários que acompanham a sua marca.

Assim, pensar em como tirar fotos de roupas para Instagram e usar boas fotos de roupas neste ou em outros canais tem tudo para aumentar o engajamento dos clientes, o que, automaticamente, vai ser percebido pelas plataformas como um conteúdo relevante

A partir disso, a rede social passa a mostrar para cada vez os seus produtos  para mais usuários, aumentando também o alcance da sua marca.

Agora, chega de conversa… Vamos às dicas!

8 Truques para Tirar Fotos de Roupas Incríveis:

1 – Aposte em uma boa iluminação

Tudo bem, isso provavelmente não é uma novidade tão grande. Mesmo assim, vale a pena falar sobre a iluminação básica que você precisa para conseguir boas imagens.

Caso não tenha um estúdio ou mesmo os equipamentos profissionais recomendados, dá para fazer isso até mesmo em casa! 

Para isso, o mínimo que você precisará será uma boa fonte de luz (de preferência natural) e um fundo mais simples, com pouco ruído visual. O ideal é que a fonte de iluminação esteja posicionada em um ângulo de 45º em relação ao produto.

Você pode até utilizar uma caixa para tirar fotos, que funciona como um mini-estúdio, feita com materiais simples e fáceis de comprar…

Além disso, hoje, a maior parte dos smartphones já tem uma câmera capaz de produzir imagens boas o suficiente para serem usadas em sites e na divulgação da sua marca.

– Leia Mais: Como Tirar Fotos de Produtos com Celular: Tutorial COMPLETO

2 – Pense como o cliente

Já parou para pensar que o seu cliente não compra roupas apenas. Na verdade, ele compra uma imagem, seja de sofisticação, simplicidade, profissionalismo, status etc..

Então, o que o consumidor quer sentir e transmitir ao usar um produto da sua loja? Vale a pena gastar um tempinho pensando nisso…

Ao descobrir a resposta, é fundamental que você utilize cada elemento da fotografia para passar uma mensagem certeira que convença quem está do outro lado da tela.

3 – Atente-se ao foco

Nenhum produto pode ser valorizado com uma imagem desfocada…

Sem o foco certo na imagem, os clientes não conseguirão enxergar o produto como deveriam. Isto é, com todos os detalhes, evidenciando as qualidades e gerando interesse para a conclusão da compra. 

Por isso, não perca tempo! 

Hoje, os smartphones estão tão potentes que possuem a função de foco e desfoque na própria tela. Basta apontar com o dedo na tela onde você quer o foco e pronto. É algo bem simples de ajustar.

4 – Entenda quem é o seu Público

Na hora de tirar fotos de roupas, tenha em mente a sua persona. Pense em como ela é e em como ela gostaria de ser… Ou seja, crie identificação com a marca. Uma boa pedida é utilizar modelos com características próximas às dos seus clientes.

Pense da seguinte forma:

Se você vende roupas de grife para executivos com mais de 40 anos, é um pouco incoerente utilizar homens barbudos e cheios de tatuagens como modelos, certo?

Tudo bem que estamos exagerando no exemplo, mas vale a pena prestar atenção em cada detalhe. É preciso se atentar para incluir no conjunto “modelo + cenário” somente elementos que causem identificação com o público-alvo.

O seu cliente tem que olhar para as fotos e pensar: “quero me vestir igual àquela pessoa”.

5 – Atenção total ao enquadramento

É importante ter em mente que fotos de roupas para lojas virtuais ou Ecommerces precisam dar destaque para o produto, sem nenhum desalinhamento no quadro geral da foto. 

Caso você utilize um smartphone, use a grade que aparece na tela do aparelho. Ela ajuda a ajustar os ângulos da forma correta, além de manter o objeto centralizado e bem posicionado na foto.

6 – Explore diferentes ângulos

Esta dica é clássica quanto mais ângulos e detalhes forem mostrados, melhor!

Muitas lojas virtuais perdem clientes por tirar fotos apenas da estampa da roupa ou apenas da parte da frente da peça, por exemplo. os clientes querem e precisam ver os detalhes das roupas… 

Pense em vestidos, blusas, regatas, casacos, calças… Essas peças pedem fotos de frente, costas e lado, para que o cliente possa ver o caimento e imaginar como ficaria em seu corpo.

7 – Edite as Fotos

A edição das imagens é crucial para corrigir e aperfeiçoar detalhes das fotos de produtos. Você pode fazer isso pelo Photoshop, por exemplo. Mas não tem problema se você não souber usar a ferramenta…

Também dá para editar imagens com aplicativos para smartphones, como: Adobe Lightroom, VSCO e PicsArt e tantos outros.

A ideia não é modificar a imagem de um jeito que não passe a realidade de como o produto é de fato. O objetivo da edição é corrigir pequenos detalhes e tornar a foto cada vez mais agradável visualmente para os clientes.

Se depois da edição você ficar na dúvida sobre qual versão ficou melhor, faça um  “antes e depois” comparando as imagens. Isso vai te ajudar a publicar apenas excelentes fotos das roupas!

Lembre-se também de manter um padrão estético das imagens, até mesmo para não fugir da identidade visual da marca e do trabalho que você já faz nas redes sociais, por exemplo.

8 – Problemas? Abuse da criatividade!

Acredite: se você tem um Ecommerce de moda, em algum momento vai enfrentar problemas com peças amassadas, roupas no tamanho errado…

Nesse caso, tenha sempre alguns acessórios por perto!

Você pode usar alfinetes para prender sobras de tecidos, ventiladores para dar movimento à fotografia, enchimento para criar a impressão de volume… Enfim, são diversas as possibilidades!

É sempre bom estar com seu ferro de passar pronto e um removedor de pelos. Esses são equipamentos básicos para tirar fotos de roupas da sua loja virtual.

Dica extra: Divulgue suas fotos!

Já falamos um pouco sobre isso antes, mas vale muito a pena reforçar… Principalmente porque as fotos de produtos são cruciais para as vendas.

Do que adianta ter fotos incríveis de roupas se elas não chegarão até os clientes? Não basta só publicá-las nas páginas dos produtos do seu Ecommerce.

Com as dicas dadas neste artigo, você vai saber exatamente como tirar fotos de roupas para instagram, Facebook, Pinterest etc. 

Então, produza conteúdo relevante e de qualidade com esse material. As redes sociais hoje tem um forte poder de vendas (o intenso crescimento do Social Commerce comprova esse cenário), então não desperdice isso…

Esse tipo de conteúdo tem todas as chances de atrair cada vez mais pessoas qualificadas para o seu negócio. Ou seja: mais clientes para comprar os seus produtos.  

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