Entrevista do mês: TAG Experiências Literárias

Última atualização em 31 de julho de 2016 por Redacao Ecommerce de Sucesso

TAG ELL

Como você provavelmente já deve saber, o Ecommerce de Sucesso é um projeto integrado ao Ecommerce na Prática.

Enquanto por lá escrevemos sobre assuntos mais técnicos e práticos que têm potencial para ajudar os empreendedores nas operações diárias de um ecommerce, aqui tratamos um pouco sobre temas mais leves, como mindset, produtividade e empreendedorismo de maneira geral.

Pensando nesse propósito principal do projeto, que é o de engajar e motivar pessoas, a equipe Ecommerce de Sucesso decidiu que seria uma ótima ideia trazer, todos os meses, algum empreendedor – que esteja participando de projetos interessantes do mercado – para falar um pouco sobre a sua rotina. E assim nasceu a “Entrevista do Mês”!

No mês de julho estamos estreando com um bate papo mais que especial com o pessoal da TAG Experiências Literárias, um clube de assinaturas que entrega livros e outros materiais relacionados à literatura para seus assinantes.

Explicamos um pouco melhor sobre o projeto neste texto.

Leia mais: Como vender na internet: conseguindo o seu primeiro cliente

TAG Experiências Literárias: confira a entrevista completa!

O conteúdo abaixo ficou muito legal, dá para aprender bastante com ele (especialmente se você está pensando em começar um clube de assinaturas). Confira!

Como surgiu a ideia da TAG?
“Os três fundadores (Tomás, Arthur e Gustavo) estudavam Administração na UFRGS e estavam determinados a seguirem pelo caminho do empreendedorismo.

Após algum tempo de debate sobre ideias e oportunidades de negócio, surgiu o assunto “clubes de assinatura”, que estava em alta na época. Juntando isso ao hobby da leitura, acabou surgindo a ideia da TAG.”

TAG
Reprodução Facebook

Por que um clube de assinatura?
“Porque é um modelo relativamente novo e acreditamos que tem bastante potencial. A ideia de receber o kit todos os meses em casa é agradável e cômoda para as pessoas.

Além disso, como é uma recorrência mensal – e não uma venda avulsa – temos a possibilidade de construir um relacionamento mais próximo com os associados, fazendo com que a parceria empresa/associado dure mais tempo.

É claro que, para que isso funcione, é necessário um grande esforço por parte da empresa para poder, de fato, fidelizar os clientes.”

Qual a principal dificuldade enfrentada por um clube de assinatura?
“Esse modelo de negócio, que aparentemente é simples, na verdade é bastante complexo. Toda a operação, a criação do sistema para gestão dos clientes, a geração de NFs, a resolução de problemas no cartão de crédito do cliente, e outras diversas dificuldades, fazem com que esse modelo ganhe muito em complexidade.

Nesses dois anos de empresa, já aprendemos muito, mas todos os dias surgem desafios diferentes com os quais temos que lidar.”

TAG EL
Reprodução Facebook

Vocês sentem dificuldade em trabalhar com literatura no Brasil?
“Esse era um ponto que muita gente questionava no início da TAG. Sempre estivemos alertas pra isso: o brasileiro, em geral, não é um povo leitor.

Entretanto, felizmente nós estamos conseguindo atingir um público grande e qualificado. Estamos fazendo isso porque oferecemos muito mais do que um livro por mês, nós oportunizamos que nossos associados se conheçam, dialoguem, que eles participem, de fato, de um clube de leitores.

Acreditamos que a experiência de leitura não precisa, necessariamente, ser uma atividade solitária. Estamos vendo que as pessoas gostam muito de poder debater com outras pessoas sobre o livro que leu.

Assim elas conseguem enxergar outros pontos de vista, algumas coisas que não haviam ficado claras na leitura individual. Inclusive estamos fazendo diversos planos (ainda secretos) para alimentar ainda mais a ideia de clube. Vem bastante novidade por aí nos próximos meses!”

TAG EEL
Reprodução Facebook

Com qual investimento o projeto começou? Houve investidores?
“Para iniciar, houve um investimento de cerca de 10 mil reais (com alguns aportes posteriores nos primeiros meses). Até agora não tivemos investidores externos.”

Qual dica vocês dariam para alguém que está começando um empreendimento na internet?
“De maneira geral, acreditamos que para empreender é necessário ter a consciência de que o trabalho é duríssimo.

Não existe nada de glamour no dia-a-dia, como muita gente pensa. Tem que ter atitude e correr atrás das coisas, tem que criar tudo, botar a mão na massa. A execução é constante, e é fundamental que toda a equipe de um novo empreendimento tenha consciência e saiba lidar com isso.

Sobre empreendimento na internet, especificamente, diríamos que é fundamental escolher bons fornecedores, principalmente de TI. Já tivemos — e ainda temos — muitos problemas com isso, pois no início não tínhamos capacidade financeira para contratar serviços mais robustos.

Mesmo hoje, que temos capacidade de investir nisso, vemos o quão difícil é encontrar empresas que entreguem tudo o que queremos.”

Vocês poderiam indicar um livro que tem potencial para mudar a vida das pessoas?
“Acreditamos que não existe um livro específico a ser indicado. Depende muito do momento em que a pessoa se encontra quando realiza a leitura.

Pensamos que a literatura, como um todo, tem esse potencial de mudar a vida das pessoas. Aqui na TAG mesmo já tivemos alguns exemplos disso: associados que se tornam “amigos” da TAG, trocam mensagens conosco se abrindo e agradecendo por termos ajudado eles a superar um momento difícil da vida.

Um caso emblemático foi de um cliente que disse que a TAG teve papel fundamental na cura da depressão dele. Portanto, eu indicaria a TAG!”

TAG como funciona
Reprodução Facebook

Gostou? Você pode encontrar a TAG Experiências Literárias no Facebook ou Instagram!

Inscreva-se na 2ª Semana do Ecommerce

Você é um apaixonado por empreendedorismo e já tem ou está pensando em montar o seu ecommerce? Então temos um convite bastante especial a fazer!

Entre os dias 29 de agosto e 12 de setembro de 2016 acontecerá a 2ª Semana do Ecommerce, evento 100% online e totalmente gratuito voltado ao público empreendedor.

Se você quer aprender tudo sobre como funcionam as lojas virtuais de sucesso, esse é o momento! O evento está sendo organizado por Bruno de Oliveira, um dos maiores experts do assunto no país.

Ficou curioso? Então acesse já o site do evento e inscreva-se gratuitamente!

RECEBA CONTEÚDO EXCLUSIVO NO SEU EMAIL (GRÁTIS)

Inscreva-se gratuitamente e receba as Principais Notícias do Mercado no seu e-mail toda semana!

Mais Lidas

Confira outros conteúdos:

Artboard 2 copy 2

O Ecommerce de Sucesso é um portal de informações sobre o Mercado de Ecommerce. Aqui são abordadas notícias e informações sobre os assuntos Economia, Marketing, Comércio Eletrônico, Varejo, Negócios, Mercados, Política e Tecnologia. Conteúdo independente interpretado com a visão dos nossos especialistas.

ECOMMERCE DE SUCESSO © 2020.